Barbear Tradicional

Versão completa: Gillette - Códigos de identificação II
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Enfim, após muito olhar para as tabelas que vemos na web, as informações fragmentadas, uma apresentação seqüencial e lógica, me senti na obrigação de fazer algo mais prático e que permitisse aos caros confrades, encontrar a informação necessária em um local apenas e com as explicações em português. Sinto não poder ter inserido imagens para cada item, mas usualmente elas são de outros sites e preferi não fazê-lo, para não criar problemas desnecessários.

Fica aqui o meu agradecimento pela atenção de todos e minhas desculpas pela simplicidade e falhas desse trabalho apresentado, bem como, meu desejo sincero que possa ser de alguma utilidade a todos os estimados confrades.

Um forte abraço a todos Smile

Algumas observações:

Aparentemente os cabeçais New Improved foram criados devido a um problema que ocorria com as primeiras laminas de 3 furos da Gillette. Elas tendiam a partir-se devido a curvatura da base. Provavelmente isso se devia ao aço utilizado nas lâminas de 3 furos. O que não ocorre com as lâminas modernas quando utilizadas em cabeçais Old Type.

Muita das datas de início ou fim de produção de um modelo/set são aproximadas e não há consenso em alguns casos. Logo -em casos assim - adotei o procedimento de verificar o tipo de cabeçal de alguns modelos em imagens e para datar de forma coerente o possível fim de produção de um modelo/set.

Com toda certeza, devo ter deixado de fora, inúmeros modelos/sets que forma produzidos, e crio que hajam muito mais, se levarmos em conta os modelos/sets promocionais, com nomes de empresas estampados, caixas personalizadas, etc. Não se desesperem ou fiquem chateados. Pois pelo menos o modelo do cabeçal, quando Old Type, New Improved, New e GoodWill permite que estabeleçamos o período em que aquele set possa ter sido produzido.

Os inúmeros "modelos" que vemos, são em sua maioria sets onde um mesmo cabeçal era utilizado com uma diversidade de cases e cabos. Alguns produzidos em parceria, como o modelo Ivory Soap, produzido em "parceria" com a P&G. Nesse caso, seriam mais modelos promocionais. E justamente por possuir essas inscrições, mais raros. Para os colecionadores, o conjunto da obra, a SR, mais o case, porta-lâminas, etc, é que tornam o item valioso. Por vezes, um modelo de SR padrão, com um case e um porta-lâminas raro tornam a peça caríssima.

Aparentemente, as fabricas da Gillette em paises diferentes, produziam com o que tinham a mão no estoque ou com modificações mínimas possíveis em seu maquinário para atender a demanda. Tampas de um modelo, com bases de outro, cabeçais de um modelo com cabos de outro, cases de um modelo com outro modelo de SR. Cases com dobradiças e fechos modificados para simplificar o processo de produção, material dos cases, etc. Modelos assim, se tornam mais raros na medida em que os países onde eram produzidos tinham uma base industrial mais fraca que USA ou UK por exemplo. Em alguns casos, muitos modelos não mais produzidos em USA em um período - Por exemplo - possam ter sido produzidos em outros países por mais tempo, até que o estoque de peças, materia prima, etc, se acabasse.

O perído obscuro de 1930 a 1949, quando a fabrica deixou de utilizar uma identificação dos lotes de produção das SR, sendo que essa indentificação era pintada nas laminas que eram vendidas junto com as SR, com letras apenas, que identificavama o ano de produção da lâmina - possam se dever a vários fatores. Deduzo que após o crack da bolsa de NY em 1929, o posterior período da "Grande Depressão" que veio a seguir, o rufar dos tambores da WWII, possam ter contribuído fortemente para esse estado de coisas. Se a o feliz comprador conseguir uma SR dessa época com a lâmina que veio originalmente com ela o problema desaparece. Infelizmente é algo bem raro de ocorrer.

Em relação as SR New e GoodWill, me abstive de citar os modelos/sets, pois são basicamente os mesmos da New Improved, apenas se utilizando de novos cabeçais e com um ou outro modelo/set não existente na época da New Improved.

De 1942 a 1945 as Gillett Tech em USA tiveram sua produção restrita para suprir contratos militares, sendo a produção para  mercado civil, limitada em decorrência desse fato.

As coisas se tornam mais promissoras e precisas quando adentramos em 1951, quando foram introduzidos as letras e números de identificação do lote nas SR.

[Imagem: gdcm_Page_01.jpg]
[Imagem: gdcm_Page_02.jpg]
[Imagem: gdcm_Page_03.jpg]
[Imagem: gdcm_Page_04.jpg]
[Imagem: gdcm_Page_05.jpg]
[Imagem: gdcm_Page_06.jpg]
[Imagem: gdcm_Page_07.jpg]
[Imagem: gdcm_Page_08.jpg]
[Imagem: gdcm_Page_09.jpg]
[Imagem: gdcm_Page_10.jpg]
[Imagem: gdcm_Page_11.jpg]
[Imagem: gdcm_Page_12.jpg]
[Imagem: gdcm_Page_13.jpg]
[Imagem: gdcm_Page_14.jpg]
[Imagem: gdcm_Page_15.jpg]
[Imagem: gdcm_Page_16.jpg]
[Imagem: gdcm_Page_17.jpg]
[Imagem: gdcm_Page_18.jpg]
[Imagem: gdcm_Page_19.jpg]

Os numeros ao lado das letras - usando uma Black Beauty para exemplo -  significam o quarto de ano, ou seja, o trimestre.

Logo, para o ano de 1977, temos:

X 1 : 1977 - Janeiro. Fevereiro - Março

X 2:  1977 - Abril. Maio - Junho

X 3:  1977 - Julho. Agosto - Setembro

X 4:  1977 - Outubro. Novembro - Dezembro

Cabos / Handles

1  - Ball End
2  - Husky Bar flat shoulder
3  - Husky Bar rounded shoulder
4  - Common bar
5  - Norfolk bar
6  - Thin Long bar
7  - Thin bar
8  - Fat Tech
9  - Thin Tech
10 - Tuckaway

Fontes:

http://badgerandblade.com/vb/showthread....ost5591421

http://www.razoremporium.com/gillette-date-codes/

http://www.razorarchive.com/gillette.pdf
Caro confrade, obrigado pelas i formações, muito úteis....................isso que chamo garimpar informação.
Caramba! Muito bom, obrigado!
Informações valiosas
Ficou muito bom!
Obrigado, confrade.

Enviado de meu Nokia 2280 usando Tapatalk
Obrigado e parabéns pelo trabalho minucioso!
Obrigado Ulisses por mais um excelente trabalho
Opa, eu que agradeço. Smile
Serve de apoio em conjunto com outras listagens e informações da web Smile
A outra que eu havia postado, foi apenas ao estilo "copiar+colar" para termos uma base de informações. Mas não me agradava visualmente muito e me deixava confuso as vezes. Pensei que era melhor separar as coisas mas em uma sequencia mais logica. Penso que facilita para achar as coisas mais rapido Smile