Barbear Tradicional

Versão completa: Troca de nó e montagem de pincel com cabo de resina
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Páginas: 1 2 3 4 5 6
Olá pessoal.

A um tempo atrás eu fiz um tópico parecido com esse (aqui) montando um pincel com cabo de madeira. A ideia na verdade é basicamente a mesma, mas dessa vez estava com mais paciência, então acabei tirando mais fotos durante o processo. Eu acho interessante esse tipo de tópico pois pode ser que anime alguma pessoa a fazer também. Eu sou péssimo em trabalhos manuais e mesmo assim consigo, então todo mundo consegue.

Eu recebi esse nó da Maggard.

[Imagem: 6Xinvib.jpg]

Esse primeiro lote desse nó deles foi muito bem falado, e segundo vários reviews tem uma qualidade equivalente aos Declaration e Paladin, que são os mais famosinhos do momento. Resolvi arriscar. É um nó com pelo do tipo duas bandas “Manchurian” no formato fan com 28 mm (eu gosto de nós grandes). O tamanho era um problema. Não tinha nenhum pincel aqui, que eu estivesse disposto a sacrificar, com um buraco desse tamanho, então inevitavelmente teria de alargar o buraco de algum. O escolhido foi esse da Maggard mesmo.

[Imagem: mJKJlp7.jpg]

Como ferramentas só utilizei uma tesoura, a dremel com algumas ponteiras diferentes, que vou mostrar durante o processo, e um aspirador de pó. Depois de ter feito isso algumas vezes aprendi o tanto de pó que solta.

[Imagem: 1EU5xUS.jpg]

Aqui estão na foto o pincel pronto para o abate, o aspirador e a Dremel com a ponteira que eu considero mais importante para o processo. Esse escariador foi uma dica do Brushguy em um de seus vídeos, mas infelizmente ele o retirou do ar. Foi vendo esse vídeo, que é basicamente o mesmo processo que faço, que tomei coragem de mexer no meu primeiro cabo.

Começando então temos a parte mais dolorosa do processo, que é retirar o nó do pincel. Isso pode ser feito de algumas formas, como esquentando até soltar a cola, tentando arrancar ou na marra mesmo como no caso. Primeiro corto os pelos com a tesoura.

Imagens fortes:

[Imagem: ax4N1LH.jpg]

Depois de retirar todos os pelos sobra o gluebump do pincel. Nesses sintéticos desse tipo o glue bump é altíssimo, como dá pra ver na foto. Isso não sai com a tesoura, então cortei com uma serrinha de disco da dremel.

[Imagem: IARn3hs.jpg]

Aqui com o gluebump serrado:

[Imagem: mr84i0y.jpg]

Agora com o nó efetivamente cortado dá para começar o processo. Primeiro fui utilizando o escariador para ir afundando na cola do plugue do nó e ir retirando tudo. Aqui no início do processo:

[Imagem: CclGX1l.jpg]

Agora depois de chegar até o fim do plugue:

[Imagem: Nwi9rJK.jpg]

A partir de agora fui retirando o restante de cola e afundando o buraco no cabo. Ao abrir o buraco o pincel dá uma reduzida na altura, então nesse caso tive que afundar um pouco o buraco. Utilizei o mesmo escariador em todo esse processo.
Mais algumas fotos da evolução do processo:

[Imagem: Ses3Vmj.jpg]

[Imagem: gUZAXui.jpg]

Nessa próxima foto dá pra ver o pincel basicamente sem a cola e o tanto que eu afundei no cabo. Não foi muito, coisa de 1 mm.

[Imagem: JrzTMoS.jpg]

A partir de agora comecei a usar a lixa. Com o buraco na profundidade certa agora tem que alarga-lo para comportar o nó. Fui utilizando essa lixa até chegar próximo ao tamanho que eu precisaria, mas ainda sim menor que o necessário. Como falei minhas habilidades manuais não são muito boas, então não fui com a lixa até o tamanho certo com medo de errar e passar muito. Nas próximas fotos então estão a lixa e o buraco até onde fui com ela.

[Imagem: B9Rwbz2.jpg]

[Imagem: VCU72nx.jpg]

Para evitar estragos comecei a utilizar a pedra da dremel. Ela é bem menos abrasiva que a lixa então dá para controlar melhor o tamanho com ela. Aqui no início desse processo:

[Imagem: vddgngK.jpg]

Depois de abrir mais um pouco:

[Imagem: 4kF9SO5.jpg]

Aqui o buraco chegou do tamanho que preciso para o nó. Fui testando durante o processo para não ter problemas.

[Imagem: NhSocF8.jpg]

Com o buraco do tamanho certo só resta um problema. Por conta do formato do pincel as quinas do buraco do nó ficam afiadas, então para resolver esse problema e deixar mais curvado e suave teria que de alguma forma arredondar essa ponta. O ideal era ir com a lixa, mas eu ia fazer cagada, então acabei optando pelo processo mais lento. Utilizei o polidor e massa de polimento para ir arredondando. Nessas próximas fotos dá para ver a evolução desse processo. Essa cor vermelha que aparece é da massa de polimento, depois que chega no ponto é só lavar que sai, só esqueci de tirar a foto depois de lavar...

[Imagem: TLy0g9J.jpg]

[Imagem: gkJPTVM.jpg]

Segue uma foto do nó encaixado no pincel. Aí não fiz a colagem então está um pouco torto, isso foi só para ter uma ideia de como vai ficar no fim e testar os últimos ajustes.

Aqui então a foto do nó apenas encaixado no pincel:

[Imagem: sisjB8Z.jpg]

Utilizei essa lixa da foto abaixo para dar uma acertada na superfície do buraco. Depois de aumentar ficam ondulações, morrinhos e um pouco torto mesmo. Com a lixa da pra deixar toda a superfície retinha e perfeita. Essa foto já é depois de lixado. Após esse processo as bordas voltam a ficar "afiadas".

[Imagem: V9H0KQt.jpg]

Para deixar a borda novamente agradável ao toque e aos pelos do pincel fiz novamente o processo de polimento:

[Imagem: sxaUanH.jpg]

Aqui então o cabo agora totalmente finalizado. As bordas ficaram ótimas. Visualmente não tem lá muita diferença, mas ficou muito suave agora, não da mais medo de cortar os pelos do pincel rs.

[Imagem: wdRYzOZ.jpg]

Tentei fazer um antes e depois do polimento  para mostrar o arredondamento das bordas. Não deu pra ver muito bem nas fotos não mas já é alguma coisa. Na esquerda antes de arredondar e na direita depois.

[Imagem: xLeMvAr.png]

Agora com tudo pronto só resta colar o nó. Tirar foto dessa parte é meio difícil, pois enquanto coloco a cola e encaixo o nó não sobra mão para tirar a foto rsrs.

Então segue as fotos do antes e depois, com o pincel finalizado e o nó colado no lugar.

Um antes:

[Imagem: H1KeXUW.jpg]

E o depois, finalizado:

[Imagem: yQsZCrg.jpg]
Está indo muito bem!

Se você é ruim em trabalhos manuais, nem imagino qual seria minha classificação...

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk
Hoje sobrou um tempinho e terminei toda a preparação do cabo. Estava faltando deixar ele retinho, sem sobressaltos e alinhado, estava muito torto.
Já está no jeito, só falta colar o nó.
Quando colar atualizo novamente.
Bem legal o processo Rodrigo.

Vendo suas fotos cada vez mais me convenço que preciso de uma Dremel.
Muito legal esse processo!
Ficou muito bom esse pincel!
Obrigado pessoal!

(06-05-2019, 03:33 PM)Foguinho Escreveu: [ -> ]Bem legal o processo Rodrigo.

Vendo suas fotos cada vez mais me convenço que preciso de uma Dremel.

Depois que eu comprei a minha eu usei tanto, mais tanto, que não sei como faria se não tivesse.

Até a patroa que tinha encrencado quando comprei hoje adora.

É útil para tanta coisa que hoje não fico mais sem.
Colei o nó no cabo e terminei o processo. Agora sim tudo finalizado.

Resta agora é esperar secar bem para ver como ficou.
Daqui uns dias digo o que achei.
Lindao

Sent from my MI 8 Lite using Tapatalk
Ficou excelente. Muito capricho.
Muito bom !!! Parabéns !!!!

Enviado através do Tapatalk Pro
Páginas: 1 2 3 4 5 6