Registrar-se

Bem-Vindo, Visitante
Você deve se registrar antes de poder postar em nosso website.

Nome de Usuário/E-mail:
  

Senha
  





Pesquisar Fóruns

(Pesquisa Avançada)

Estatísticas do Fórum
» Membros: 377
» Último Membro: Ricardo Mesquita
» Tópicos do Fórum: 6,465
» Postagens do Fórum: 116,511

Estatísticas Completas

Usuários Online
Atualmente há 79 usuários online.
» 1 Membro(s) | 75 Visitante(s)
Bing, Google, Applebot

Últimos Tópicos
Teste - Cremes de Barbear...
Fórum: Artigos
Última Postagem: Gago
27-01-2020, 02:12 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 69
2020
Fórum: Fotografia da semana
Última Postagem: decom
27-01-2020, 11:14 AM
» Respostas: 3
» Visualizações: 127
Listagem de Cremes de Bar...
Fórum: Listagens completas (ou quase isso) de materiais
Última Postagem: Thony
26-01-2020, 11:56 PM
» Respostas: 74
» Visualizações: 22,219
Nova Fatip Slant!
Fórum: Aparelho de Barbear ( Safety razor)
Última Postagem: MotaJV
26-01-2020, 04:52 PM
» Respostas: 21
» Visualizações: 2,501
Edwin Jagger DE 89 e Barb...
Fórum: Discussão em geral
Última Postagem: Dorvalfagundes76
26-01-2020, 04:16 PM
» Respostas: 17
» Visualizações: 972
Qual foi a técnica para b...
Fórum: Discussão em geral
Última Postagem: Pelada
24-01-2020, 10:25 AM
» Respostas: 4
» Visualizações: 830
Viagens, Escanhoados & Co...
Fórum: Banco de Imagens
Última Postagem: udrako
23-01-2020, 02:19 AM
» Respostas: 439
» Visualizações: 96,187

 

Foto Da Semana


Fotografias anteriores

  Filomatic Inox
Postado por: Gago - 19-01-2020, 08:11 PM - Fórum: Avaliação de aparelhos de barbear (safety razors) - Respostas (10)

Amigos, tenho prometido esse review, e chegou a hora. Já o atrazei algumas vezes pois queria fazer algo bacana e cheio de informações, e como nunca tinha tempo para o fazer de uma vez, acabava adiando isto. Pois bem, mudei de tática, e vou lançar esse review o melhor que posso e farei adições posteriores conforme me for possível.

Antes de falar do aparelho em sim, vamos falar da empresa que tem uma história interessante:

A Filomatic, ou melhor, as indústrias Bassat, como vocês já devem saber, foram uma empresa espanhola que vendia artigos de cutelaria, inclusive barbeadores. Mas o carro-chefe de vendas da empressa muito antes dos barbeadores, foram as lâminas de barbear.

A origem da empresa da família Bassat se deu em... Solingen. Sim, a família era espanhola, mas a fábrica de Henrique e Samual Bassat ficava na famosa cidade cuteleira alemã, de onde enviavam seus produtos. Tiveram ainda fábricas em Turquia, Inglaterra e até em Paris, mas em 1929 Samuel foi à Barcelona para comprar maquinário na feira Expo daquele ano na cidade, e se apaixona por ela, quando decidem se mudar para lá com a sua família (que porsinal eram Judeus Sefarditas) e abrir uma fábrica em Pueblo Nuevo.

Lançam as marcas Iberia e Sevillana, competindo de frente com nomes estabelecidos como Palmera e Beter, chegando mesmo à exportar para Canadá, México e até para o Brasil!

E o que isso tudo tem à ver com a Filomatic Inox? Calma que a gente ainda vai chegar lá. Antes temos de falar de Luís Bassat.

Em 1964 a empresa da família Bassat firma acordo com a empresa inglesa PERMA SHARP ( que na época era não uma marca da P&G mas sim uma empresa independente) que haviam participado na criação das novas e modernas lâminas de barbear de aço inox com revestimento de teflon, e lançam, finalmente a marca FILOMATIC que tanto ouvimos falar, com as lâminas Super Cromo.

As Filomatic Inox eram lâminas que fizeram muito sucesso na Espanha, a participação de mercado da Filomatic era de quase 70%, muito graças ao tal Luís Bassat, que era neto de Samuel e por volta de 1965 ao ler " Confissões de um publicitário" de um "tal" David Ogilvy, decidiu que esse era o caminho para a sua vida, e seu primeiro grande trabalho foi justamente para a empresa da família, quando criou uma campanha de publicidade de muito sucesso que se extendeu por vários anos, onde o famoso humorista Miguel Gila era o garoto-propaganda.



Luís Bassat teve uma carreira brilhante na publicidade e de facto tem um livro próprio chamado "Libro rojo de la publicidad", e até chegou à concorrer à presidência do FC Barcelona em 2000 e outra vez em 2003, mas sem sucesso.

Onde ele TEVE sucesso, foi quando em 1969, lançou um produto com a empresa da família tentando responder a pergunta; o que aconteceria se a Gillette lançasse um aparelho que só aceitasse lâminas próprias?

Essa é a resposta:

[Imagem: 3579c68fbed01fec3eb62db634c6ba9283a3059d.jpg]

Nesse mesmo ano venceram o prêmio Delta de design Industrial, graças ao grande trabalho de Álvaro Martínez Costa e Esteban Agulló.

Portanto senhores, antes de ser um aparelho, FILOMATIC foi uma lâmina, e o aparelho veio depois, no final dos anos 70, e pelo que li, vendeu razoavelmente bem nos anos 70, mas em algum ponto dos anos 80 a gigante Gillette, como sempre faz, comprou as Indústrias Bassat S.A quando ganhou o controle da marca Filomatic, que depois passou até por mãos brasileiras antes de ser adquirida, em 2016 pelo sr. Julián Martínez.

Hoje a Filomatic existe como empresa em Espanha, mas apenas põe seu nome em artigos fabricados pela DORCO na Coréia. Até sefatey razors fizeram, mas pelo visto sem sucesso, e foram retirados do mercado depois.

Espero que tenham apreciado esse resumão da história da Filomatic, pois deu trabalho e peço desculpas de antemão se tiver cometido algum erro, mas juro que recorri à diversos sites sobre a família Bassat, a Filomatic e até ao livro de Luís Bassat, de onde tirei o nome das pessoas que projetaram o aparelho e duvido que se leia muito sobre eles por aí.

Sobre o aparelho em si:

1. Apresentação:

A Filomatic Inox vinha em elegante caixa plástica fumê, e posteriormente num estojo branco, sempre acompanhadas de lâminas Filomatic, claro.

2. Preço: Quando nova é impossível dizer. Hoje em dia o mercado já descobriu sua existência e existe boa procura por elas, embora nada comparável à aparelhos mais conhecidos como Gillette.

3. Construção: O aparelho é feito em plástico de boa qualidade, com o cabeçal revestido por uma tampa de flip feita em aço. Curiosamente é a única parte em INOX da Filomatic INOX Big Grin

4. Dimensões e peso: À ser adicionado mais tarde.

5. Manuseabilidade: O aparelho é mais leve do que outros todo em metal, claro, mas não lhe falta uma boa massa. O peso é concentrado quase todo na cabeça, e o cabo apesar de quadrado, não causa incômodo.

6. Cabeçal e agressividade: O cabeçal é o destaque desse aparelho, deveras invulgar. Pra começar, a tampa é de flip, abre lateralmente com o auxílio de um botão que fica na ponta do cabo que destrava um alçapão no meio do cabeçal que trava tudo no local.
A lâmina fica quase que na horizontal, sem torção, e protegida por uma safety bar quase totalmente lisa. É dos aparelhos mais suaves que já usei, mais suave que uma Edwin Jagger.


7. Mudança de lâmina: Como mencionado acima, pressiona-se a ponta do cabo e isso destrava o cabeçal que abre para o lado. Encaixa-se a lâmina e torna-se à travar o cabeçal. Com um estrondo que parece que aquilo vai comer-lhe os dedos!

8. Considerações: Como diria (supostamente) da Vinci; Simplicidade é o último grau de sofisticação. Tudo nesse aparelho é simples e sofisticado, o design, para quem aprecia a escola Bauhaus, é magnífico, acho-o mesmo o aparelho mais bonito de sempre. E o barbear...ah meus amigos, vocês não vão encontrar outro aparelho tão dissimuladamente suave e ao memso tempo eficiente. Rapidamente tornou-se meu aparelho favorito seja em questão de design, seja em questão de barbear. É aparelho para barbas rentes, crescidas, tanto faz. Casa bem com lâminas mais afiadas, apesar de que com as mais suaves também não vai deixar ninguém mal.

Recomendo do fundo do meu coração. Quem não pode comprar uma PILS, eu recomendo a Filomatic, porque se não é igual em material, é igual em proposta e igualmente eficiente na minha opinião.
[Imagem: 2d6c04e5040b74258f49832e4d9cec34.jpg][Imagem: fde9952f29e0e0bb327f2dda174073ae.jpg][Imagem: f6fd1c03d1f77718d8136871a78f1503.jpg]

Imprimir este item

  Aparelhos valet - lâminas compatíveis
Postado por: RTerror - 12-01-2020, 09:11 PM - Fórum: Duvidas - Respostas (7)

Boa noite.
Sapeando foruns vi um modelo de aparelho diferente que me chamou atenção. As Valet.
Curti bastante o visual, com engrenagens e tal, até meio steampunk...
Olhei no mercado livre e achei algumas com preço interessante mas fiquei com dúvida sobre as lâminas. Vi que usa lâmina diferente das mais comuns. Existem lâminas compatíveis ou só da marca? Dá pra usar uma lâmina comum DE partida? E a máquina em si, é bacana?
Fico com receio de pegar e ter dificuldade de achar lâminas.
Outra coisa, posso postar um anúncio do ML qie to olhando aqui?

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Imprimir este item

  Bronze/latão
Postado por: RTerror - 10-01-2020, 08:21 PM - Fórum: Duvidas - Respostas (10)

Pessoal, boa noite.
Estive olhando esta SR. Pelo q pesquisei é uma gillette comum e tal e que imagino que não era assim originalmente. Alguém lixou o niquel né? Mas o fato de estar com o latão e/ou cobre exposto me agrada pois gosto deste aspecto.
A questão é: sei que a pátina aparece fácil nesses materiais e isto ocasionaria algum tipo de problema no uso? Será que a parte do cabeçal que entra em contato com o rosto talvez não ficasse mais tempo polido pelo atrito frequente?
E por último, qual seria um valor confortável pra investir num modelo destes?
[Imagem: c620cc1161144049d9b2cf1a4e7dc16a.jpg]

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Imprimir este item

  2020
Postado por: decom - 06-01-2020, 12:02 PM - Fórum: Fotografia da semana - Respostas (3)

Semana de 30 de Dezembro de 2019 a 5 de Janeiro de 2020

[Imagem: attachment.php?aid=4227]

foto do confrade Sergio Donnini

Imprimir este item

Lingua:
Tema: