Barbear Tradicional
Dúvida sobre pincéis de texugo - Versão para Impressão

+- Barbear Tradicional (https://www.barbeartradicional.com.br/forum)
+-- Fórum: INICIANTE (https://www.barbeartradicional.com.br/forum/forumdisplay.php?fid=3)
+--- Fórum: Primeiros Passos (https://www.barbeartradicional.com.br/forum/forumdisplay.php?fid=5)
+---- Fórum: Duvidas (https://www.barbeartradicional.com.br/forum/forumdisplay.php?fid=6)
+---- Tópico: Dúvida sobre pincéis de texugo (/showthread.php?tid=6570)

Páginas: 1 2 3 4

Dúvida sobre pincéis de texugo - Sergio Donnini - 07-03-2019

Olá, pessoal!

Alguém saberia explicar as diferenças entre os vários pincéis de texugo disponíveis? Gostaria de saber a diferença entre os best, pure, finest, silvertip... Eu tenho um Omega Badger Plus e, honestamente, nem sei qual o pelo de texugo que é usado nesse pincel. Só sei que é uma mistura de cerdas com texugo.

Abraço a todos.

RE: Dúvida sobre pincéis de texugo - Thony - 07-03-2019

Sérgio, de uma olhada neste link, bem explicado la.

https://www.executive-shaving.co.uk/Grades-of-Badger-Shaving-Brushes-Explained

RE: Dúvida sobre pincéis de texugo - rodrigoqui - 07-03-2019

(07-03-2019, 05:36 PM)Sergio Donnini Escreveu: Olá, pessoal!

Alguém saberia explicar as diferenças entre os vários pincéis de texugo disponíveis? Gostaria de saber a diferença entre os best, pure, finest, silvertip... Eu tenho um Omega Badger Plus e, honestamente, nem sei qual o pelo de texugo que é usado nesse pincel. Só sei que é uma mistura de cerdas com texugo.

Abraço a todos.

Isso é um pouco complicado de responder com precisão pois cada marca usa a sua própria definição para categorizar os pelos. Não existe determinações legais, então cada um usa o que quer. Como o mercado de pinceis é maduro, temos as tendências então dá para ter uma ideia do que esperar para cada tipo de pelo, mas nada é muito certo.

Começado, o tipo pure não define uma qualidade de pelo, significa apenas que o pincel é feito com pelos 100% de texugo. Praticamente todo pincel de qualidade vai ser assim hoje em dia, então a utilização desse termo não ajuda em muita coisa. A omega é a mais famosa por usar essa denominação, todos os pinceis de texugos puro são chamados de Puro Tasso por eles, independente de ser black, silvertip e por aí vai. Eles são diferentes dos pelos tipo mistura, que tem uma mistura de texugo com alguma outra coisa.

Depois tem o Black Badger, ou texugo preto. Esse é o pelo menos nobre do texugo. Pode ser utilizado pelos de partes menos nobres do texugo ou então pelo de outras partes mas com as pontas cortadas por algum motivo. Como característica esse tipo de pelo pinica bastante. Como a fonte do pelo varia, suas características também variam. Então você pode ter pinceis com um backbone grande ou sem backbone nenhum dependendo da marca. O que se mantém é o fato de pinicarem bastante. E muita gente gosta disso, da sensação de esfoliação que causam. Eu particularmente não gosto nenhum pouco, mas muita gente curte.

Daqui pra frente tem as diferentes graduações de qualidade. E cada marca usa a sua. Os best podem ser pelos menos bons do texugo, ou então podem ter misturas de silvertip com pure dependendo da marca, ou podem ser apenas pelos silvertip de menor qualidade, ou podem ser pelos do tipo duas bandas... Varia muito de marca para marca.

Finest é basicamente a continuação do Best. Depende de cada marca. Tem marca que considera os finest como os duas bandas ou que considere com um pelo quase tão suave quanto o silvertip  mas não tão bom. Depende da marca. Por exemplo tem pelo finest de uma marca que é melhor que silvertip de outra. É sempre difícil de saber...

Os Silvertip são os pelos mais nobres do texugo. Dizem por aí que são os pelos do pescoço do animal, mas não sei se é verdade. A principal característica visual são as três bandas. Mas tem pinceis tanto finest quanto best que se parecem com eles. Por isso é tão complicado definir. Mas uma coisa é certa, se é silvertip normal é 3 bandas ou seja, tem uma banda clara, uma marrom escura e outra banda clara. São os pelos com as pontas mais macias do texugo. O mais normal é que tenham backbone menor que outros tipos de pelo como os 2 bandas, já que os pelos são mais finos e macios. Mas com a variedade enorme de pinceis que temos hoje isso já não se aplica tanto mais. Controlando a densidade e o loft dá pra ter pinceis silvertip com bastante backbone. Resumindo, são os mais macios e tem as 3 bandas.

Os duas bandas são outro caso difícil de definir bem, pois cada marca dá um nome diferente para eles. A característica visual é a presença de duas bandas ao invés de três como nos silvertip normais. Mas isso é por um motivo interessante. Os pelos normalmente usados como 2 bandas são basicamente pelos tipo silvertip, mas bem mais compridos, por isso as vezes tb são chamados de silvertip 2 bandas. Como a faixa do meio é bem larga depois de instalado o nó o pincel fica parecendo que tem apenas duas bandas. As vezes dá para ver o inicio ou um pouquinho da terceira banda bem perto da base do pelo. Eles são um pelo mais comprido e mais grosso que o silvertip normal, por conta disso tem mais backbone que eles. São o tipo de pelo de texugo com mais backbone. Mas tem pincel 2 bandas com pouco backbone tb, hoje em dia tem pincel de tudo quanto é jeito. As pontas tb normalmente são menos macias que os silvertip, mas nem tanto. O que se tem feito muito hoje é tratar quimicamente as pontas do pinceis, principalmente dos duas bandas, para que fiquem bem macias e bem claras. Eles com as pontas tratadas podem ser tão macios quanto os silvertip ou até mais dependendo do tratamento, chegando nas famosas geltips. Como existem tratamentos e clareamentos que podem ser feitos nas pontas dos 2 bandas é difícil saber exatamente qual tipo de pelo está sendo utilizado, por isso é tão difícil definir as coisas com pinceis de texugo.

E tem também as nomenclaturas mais doidas. Tipo manchurian, ou High Mountain white e por aí vai. Basicamente são nomes diferentes paras os tipos de pelos acima. Manchurian, que é o mais famoso, é utilizado em alguns tipos de duas bandas específicos. Agora, se esse texugo é de algum lugar diferente mesmo, ou se tem alguma coisa diferente nele ngm nunca vai saber. O que é verdade é que se é um 2 bandas manchurian a empresa vai cobrar bem mais caro por ele. Tem tb os super badger em algumas empresas como a Simpsons ou a Omega. Os super são outro nome para os silvertip, mas tem algumas empresas que fazem algumas modificações neles para dar esse nome.

Mas como disse a cima, existem dezenas de definições para os pelos, é difícil definir isso pois cada marca é de um jeito. Vou dar alguns exemplos. O pelo black badger da omega é todo preto, mas tem empresas que fazem o grey badger, que é um pouco mais macio, tipo a Simpsons ou outras inglesas. Já a shavemac chama esse mesmo tipo de pelo de pure. Cada um de um jeito. Os finest e best então são os mais difíceis de classificar. Cada marca faz de um jeito mesmo! Cada empresa define de um jeito e usa os termos da forma que convem, então vão existir diversas definições para esses dois tipos de pelos. E eles podem ser de qualidade bem ruins ou então excelentes pelos. O finest da shavemac é famoso por ser mais macio que o silvertip de diversas outras empresas, mesma coisa para simpson, dependendo do lote tem pelo best deles melhores que vários silvertips. É complicado...

Nossa, escrevi muito, não sei se ajudei ou não. rs

(07-03-2019, 06:17 PM)Thony Escreveu: Sérgio, de uma olhada neste link, bem explicado la.

https://www.executive-shaving.co.uk/Grades-of-Badger-Shaving-Brushes-Explained

Valeu, Thony! Ótimo artigo!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

(07-03-2019, 06:41 PM)rodrigoqui Escreveu:
(07-03-2019, 05:36 PM)Sergio Donnini Escreveu: Olá, pessoal!

Abraço a todos.

Isso é um pouco complicado de responder com precisão pois cada marca usa a sua própria definição para categorizar os pelos. Não existe determinações legais, então cada um usa o que quer. Como o mercado de pinceis é maduro, temos as tendências então dá para ter uma ideia do que esperar para cada tipo de pelo, mas nada é muito certo.

Começado, o tipo pure não define uma qualidade de pelo, significa apenas que o pincel é feito com pelos 100% de texugo. Praticamente todo pincel de qualidade vai ser assim hoje em dia, então a utilização desse termo não ajuda em muita coisa. A omega é a mais famosa por usar essa denominação, todos os pinceis de texugos puro são chamados de Puro Tasso por eles, independente de ser black, silvertip e por aí vai. Eles são diferentes dos pelos tipo mistura, que tem uma mistura de texugo com alguma outra cosia.

Depois tem o Black Badger, ou texugo preto. Esse é o pelo menos nobre do texugo. Pode ser utilizado pelos de partes menos nobres do texugo ou então pelo de outras partes mas com as pontas cortadas por algum motivo. Como característica esse tipo de pelo pinica bastante. Como a fonte do pelo varia, suas características também variam. Então você pode ter pinceis com um backbone grande ou sem backbone nenhum dependendo da marca. O que se mantém é o fato de pinicarem bastante. E muita gente gosta disso, da sensação de esfoliação que causam. Eu particularmente não gosto nenhum pouco, mas muita gente curte.

Daqui pra frente tem as diferentes graduações de qualidade. E cada marca usa a sua. Os best podem ser pelos menos bons do texugo, ou então podem ter misturas de silvertip com pure dependendo da marca, ou podem ser apenas pelos silvertip de menor qualidade, ou podem ser pelos do tipo duas bandas... Varia muito de marca para marca.

Finest é basicamente a continuação do Best. Depende de cada marca. Tem marca que considera os finest como os duas bandas ou que considere com um pelo quase tão suave quanto o silvertip  mas não tão bom. Depende da marca. Por exmeplo tem pelo finest de uma marcar que é melhor que silvertip de outra. É sempre difícil de saber...

Os Silvertip são os pelos mais nobres do texugo. Dizem por aí que são os pelos do pescoço do animal, mas não sei se é verdade. A principal característica visual são as três bandas. Mas tem pinceis tanto finest quanto best que se parecem com eles. Por isso é tão complicado definir. Mas uma coisa é certa, se é silvertip normal é 3 bandas ou seja, tem uma banda clara, uma marrom escura e outra banda clara. São os pelos com as pontas mais macias do texugo. O mais normal é que tenham backbone menor que outros tipos de pelo como os 2 bandas, já que os pelos são mais finos e macios. Mas com a variedade enorme de pinceis que temos hoje isso já não se aplica tanto mais. Controlando a densidade e o loft dá pra ter pinceis silvertip com bastante backbone. Resumindo, são os mais macios e tem as 3 bandas.

Os duas bandas são outro caso difícil de definir bem, pois cada marca dá um nome diferente para eles. A característica visual é a presença de duas bandas ao invés de três como nos silvertip normais. Mas isso é por um motivo interessante. Os pelos normalmente usados como 2 bandas são basicamente pelos tipo silvertip, mas bem mais compridos, por isso as vezes tb são chamados de silvertip 2 bandas. Como a faixa do meio é bem larga depois de instalado o nó o pincel fica parecendo que tem apenas duas bandas. As vezes dá para ver o inicio ou um pouquinho da terceira banda bem perto da base do pelo. Eles são um pelo mais comprido e mais grosso que o silvertip normal, por conta disso tem mais backbone que eles. São o tipo de pelo de texugo com mais backbone. Mas tem pincel 2 bandas com pouco backbone tb, hoje em dia tem pincel de tudo quanto é jeito. As pontas tb normalmente são menos macias que os silvertip, mas nem tanto. O que se tem feito muito hoje é tratar quimicamente as pontas do pinceis, principalmente dos duas bandas, para que fiquem bem macias e bem claras. Eles com as pontas tratadas podem ser tão macios quanto os silvertip ou até mais dependendo do tratamento, chegando nas famosas geltips. Como existem tratamentos e clareamentos que podem ser feitos nas pontas dos 2 bandas é difícil saber exatamente qual tipo de pelo está sendo utilizado, por isso é tão difícil definir as coisas com pinceis de texugo.

E tem também as nomenclaturas mais doidas. Tipo manchurian, ou High Mountain white e por aí vai. Basicamente são nomes diferentes paras os tipos de pelos acima. Manchurian, que é o mais famoso, é utilizado em alguns tipos de duas bandas específicos. Agora, se esse texugo é de algum lugar diferente, ou se tem alguma coisa diferente nele ngm nunca vai saber. O que é verdade é que se é um 2 bandas manchurian a empresa vai cobrar bem mais caro por ele. Tem tb os super badger em algumas empresas como a Simpsons ou a Omega. Os super são outro nome para os silvertip, mas tem algumas empresas que fazem algumas modificações neles para dar esse nome.

Mas como disse a cima, existem dezenas de definições para os pelos, é difícil definir isso pois cada marca é de um jeito. Vou dar alguns exemplos. O pelo black badger da omega é todo preto, mas tem empresas que fazem o grey badger, que é um pouco mais macio, tipo a Simpsons ou outras inglesas. Já a shavemac chama esse mesmo tipo de pelo de pure. Cada um de um jeito. Os finest e best então são os mais difíceis de classificar. Cada marca faz de um jeito mesmo! Cada empresa define de um jeito e usa os termos da forma que convem, então vão existir diversas definições para esses dois tipos de pelos. E eles podem ser de qualidade bem ruins ou então excelentes pelos. O finest da shavemac é famoso por ser mais macio que o silvertip de diversas outras empresas, mesma coisa para simpson, dependendo do lote tem pelo best deles melhores que vários silvertips. É complicado...

Nossa, escrevi muito, não sei se ajudei ou não. rs

Muito obrigado pela aula, Rodrigo! Grande abraço!

Dúvida sobre pincéis de texugo - Ivan Reis - 07-03-2019

É uma confusão mesmo.

Por exemplo, o Super Badger da Simpson na verdade é um Silvertip das outras marcas e o Silvertip da Simpson é o que os outros fabricantes chamam de 2 bandas.

Se todos seguissem a nomenclatura usada pela Simpson teríamos :

- Best Badger
- Super Badger
- Silvertip
- Manchurian

Obs : A Simpson não faz pincéis Black Badger e o pelo mais inferior deles, o Best Badger já é, na grande maioria das vezes, de qualidade superior ao Pure Badger usado por outros fabricantes.

Obs 2 : até onde sei o Manchurian é retirado dos Texugos que só existem na região da Manchurian.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Eu pensei que houvesse um, digamos assim, padrão internacional a ser seguido, mas pelo jeito o negócio é bagunçado mesmo. Cada empresa uma sentença.

RE: Dúvida sobre pincéis de texugo - rodrigoqui - 07-03-2019

(07-03-2019, 09:29 PM)Ivan Reis Escreveu: É uma confusão mesmo.

Por exemplo, o Super Badger da Simpson na verdade é um Silvertip das outras marcas e o Silvertip da Simpson é o que os outros fabricantes chamam de 2 bandas.

- Best Badger
- Super Badger
- Silvertip
- Manchurian

Obs : A Simpson não faz pincéis Black Badger e o pelo mais inferior deles, o Best Badger já é, na grande maioria das vezes, de qualidade superior ao Pure Badger usado por outros fabricantes.

Obs 2 : até onde sei o Manchurian é retirado dos Texugos que só existem na região da Manchurian.

A Simpson tem alguns pinceis com pelo mais simples tb,inferior ao Best, eles chamam de pure e seriam equivalentes aos grey badger de outras marcas.
Segue alguns exemplos:

http://www.maggardrazors.com/product/simpson-case-c1-pure-badger-shaving-brush/

http://www.maggardrazors.com/product/simpsons-berkeley-46-pure-badger-shaving-brush/

http://www.maggardrazors.com/product/simpsons-shaving-brush-special-s1-pure-badger/

A Simpsons é sem dúvidas a mais clássica das empresas de pinceis, mas tb a que tem os nomes mais diferentes do mercado. Isso mostra o tanto que é complicado a nomenclatura dos pelos. O negocio é pesquisar antes de comprar para saber o que está pegando.

Dúvida sobre pincéis de texugo - Ivan Reis - 07-03-2019

(07-03-2019, 09:51 PM)rodrigoqui Escreveu:
(07-03-2019, 09:29 PM)Ivan Reis Escreveu: É uma confusão mesmo.

- Best Badger
- Super Badger
- Silvertip
- Manchurian

A Simpson tem alguns pinceis com pelo mais simples tb,inferior ao Best, eles chamam de pure e seriam equivalentes aos grey badger de outras marcas.
Segue alguns exemplos:

http://www.maggardrazors.com/product/simpson-case-c1-pure-badger-shaving-brush/

http://www.maggardrazors.com/product/simpsons-berkeley-46-pure-badger-shaving-brush/

http://www.maggardrazors.com/product/simpsons-shaving-brush-special-s1-pure-badger/

A Simpsons é sem dúvidas a mais clássica das empresas de pinceis, mas tb a que tem os nomes mais diferentes do mercado. Isso mostra o tanto que é complicado a nomenclatura dos pelos. O negocio é pesquisar antes de comprar para saber o que está pegando.

Sim Rodrigo, foi erro meu, a Simpson também tem Pure Badger.

Valeu pela correção

Dúvida sobre pincéis de texugo - Moreira - 08-03-2019

Rapaziada, que aula de texugo! Parabéns a todos que dedicaram tempo na resposta! Agora, uma pergunta ridícula: que bicho é esse, afinal? Teria um outro nome?

Dúvida sobre pincéis de texugo - Sergio Donnini - 08-03-2019

(08-03-2019, 07:09 PM)Moreira Escreveu: Rapaziada, que aula de texugo! Parabéns a todos que dedicaram tempo na resposta! Agora, uma pergunta ridícula: que bicho é esse, afinal? Teria um outro nome?

Realmente, nessa o Rodrigo “humilhou”. Parabéns mais uma vez.