Barbear Tradicional
SR open comb são realmente mais agressivos. E pq? - Versão para Impressão

+- Barbear Tradicional (https://www.barbeartradicional.com.br/forum)
+-- Fórum: INICIANTE (https://www.barbeartradicional.com.br/forum/forumdisplay.php?fid=3)
+--- Fórum: Primeiros Passos (https://www.barbeartradicional.com.br/forum/forumdisplay.php?fid=5)
+---- Fórum: Duvidas (https://www.barbeartradicional.com.br/forum/forumdisplay.php?fid=6)
+---- Tópico: SR open comb são realmente mais agressivos. E pq? (/showthread.php?tid=7197)

Páginas: 1 2 3

SR open comb são realmente mais agressivos. E pq? - RTerror - 05-01-2020

Como alguns já sabem, to iniciando no barbear tradicional e ontem peguei um aparelho velho e bem simples do meu avô pra testar. Curti a parada...
Tenho lido muito desde então, vendo videos e tal e vi que existem aparelhos chamados open comb. Geralmente dizem que não são indicados pra iniciantes pois são mais agressivos. São realmente? É uma "regra"? E pq são mais agressivos?

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

SR open comb são realmente mais agressivos. E pq? - rudregues - 05-01-2020

Recomendo fortemente o excelente tópico do @rodrigoqui https://www.barbeartradicional.com.br/forum/showthread.php?tid=6785

Mas de uma forma genérica, minhas pesquisas indicam que os open comb costumam ser mais agressivos e por isso menos recomendados para iniciantes.

...enviado pelo Tapatalk...

SR open comb são realmente mais agressivos. E pq? - Gago - 05-01-2020

Geralmente são sim. Tem à ver com exposição e ângulo da lâmina, para dar uma resposta rápida.

Mas não é uma obrigatoriedade. Há Open combs bem suaves, como a Timor 1350k por exemplo...

Enviado por código morse através do Tapatalk

RE: SR open comb são realmente mais agressivos. E pq? - udrako - 05-01-2020

O cabeçal das OC - devido a geometria do cabeçal, formato da barra de segurança, etc. - permite um maior contato da lâmina sobre a pele.

Basta verificar isso no artigo já citado acima.

Logo, a possibilidade de pequenos nicks ou irritações em tese, seria maior.

Alguns modelos podem ser mais - ou menos -  "suaves" que outros, todavia não creio ser uma SR de uso diário, para quem escanhoa (raspa o rosto completamente) diariamente. Talvez interessantes para quem raspa parcialmente o rosto e/ou faz isso não diariamente. Por sinal, até comentei sobre isso aqui.
Mas, é apenas uma percepção pessoal, sem demérito a outras percepções.

Por observação, nota-se que as OC foram os primeiros modelos de SR.

Naqueles tempos - idos dos 1900's - o sujeito não escanhoava completamente o rosto. Quando muito, raspava parcialmente o rosto, deixando um bigode ou um cavanhaque, ou algo assim. E não diariamente.

Na WWI, os soldados tiveram a necessidade de escanhoar completamente o rosto (e cortar o cabelo mais curto), devido o uso das máscaras contra gases, facilitar os curativos, etc. Com o fim da WWI, o uso de barbas e bigodes começou a decrescer. Grande parte dos homens acabou mantendo o hábito de ter o rosto limpo, fazer o escanhoado completo, deixando algumas vezes um bigode. Nota-se que pelos meados dos 1920's, já começaram a se impor as máquinas com barra de segurança fechada.

Nos 1930's, se impuseram mais. E com a eclosão da WWII, em definitivo. Pois além das questões citadas acima, o uso das OC poderia causar as irritações e nicks, que no campo de batalha, poderiam facilmente se tranformar em uma "bela" infecção.

Interessante.
Pra mim seria, à princípio, pra uso não cotidiano e pra apenas fazer a manutenção da barba, limpar pescoço, bochechas...
To perguntando isto pq vi um anúncio de uma Boker OC e o preço me pareceu bacana. Máquina toda de latão niquelado.

Bem, cada caso é um caso.

E como seria um caso apenas de manutenção de barba e não um escanhoado diário, creio que a idéia de uma OC seria válida. Smile

Todavia, penso que talvez fosse interessante cogitar uma SR não OC. Pelos seguintes motivos:

a) Podes não te acostumar com uma OC, mesmo que seja apenas para manutenção de barba.

b) De repente calha de desejares mudar o "visual" e passar a fazer um escanhoado diário, então terias de comprar outra SR além da OC, logo terias gasto dinheiro em dobro e acabarias por deixar a OC esquecida no gabinete.

RE: SR open comb são realmente mais agressivos. E pq? - rodrigoqui - 05-01-2020

A resposta da sua pergunta, na minha visão é depende.

Se tivermos duas SR com desenhos iguais, sendo uma OC é uma SB, a OC vai ser mais agressiva, mas não significa que será super agressiva. Agora, se pegarmos modelos aleatórios isso Não funciona muito bem.

Como o gago citou, temos a Timor, que é uma das SR mais suaves que já usei, tem tb a Gillette New ou a Goodwill que para meu rosto não são agressivas, e poderia usar todos os dias. Já a Blackbird OC é razoávelmente agressiva, mas a SB tb é.

As Karve tb são famosas por serem suaves, mesmo as OC.

Então, tudo depende da SR, e isso funciona para todos tipos, OC ou SB.

No momento estou numa vibe mais SB, tenho usado bem pouco as OC, mas tive época que só usava OC.

Com certeza.
Mas há um detalhe, conforme citei.

A frequencia do uso e se é escanhoado ou apenas manutenção de barba, etc.
Penso que isso influencia de certa forma também Smile

Eu por exemplo, faço escanhoado diariamente.

Já testei uma OC até bem suave - aquele cabeçal Parker - e o escanhoado diario não foi tão prazeiroso quanto com uma CC, devido o fato da lamina estar em maior contato com a pele, maior atrito, e não devemos esquecer de que, mesmo com a espuma, o atrito existe e no caso de uma OC, maior. Tanto que postei no review essa percepção.

Logo, se a pessoa irá fazer um escanhoado diario, eu poderia sugerir uma CC. O que não seria o caso aqui, onde o confrade disse seus hábitos.

Todavia se eu apenas fizesse manutenção de barba, retoques, etc, uma vez por semana ou em tempo mais espaçado ainda como alguns confrades fazem, uma OC seria - no meu caso, tranquila. Então eu poderia sugerir com tranquilidade uma OC, SE o perfil do interessado for o mesmo, e não o de um escanhoado. Smile

Mesmo antes de eu cultivar barba, so fazia o serviço completo no máximo duas vezes por semana. Qdo tava tipo mendigo eu baixava com máquina phillips.

SR open comb são realmente mais agressivos. E pq? - Gago - 05-01-2020

Esse barbeador tem o nome da boker, mas é uma fatip, por sinal.

Enviado por código morse através do Tapatalk