Barbear Tradicional
dicas para Navalhete e pescoço? - Versão para Impressão

+- Barbear Tradicional (https://www.barbeartradicional.com.br/forum)
+-- Fórum: O BARBEAR E SEUS MATERIAIS (https://www.barbeartradicional.com.br/forum/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Fórum: Discussão em geral (https://www.barbeartradicional.com.br/forum/forumdisplay.php?fid=8)
+--- Tópico: dicas para Navalhete e pescoço? (/showthread.php?tid=7505)

Páginas: 1 2

dicas para Navalhete e pescoço? - rudregues - 14-07-2020

Então pessoal, já uso navalhete tem algum tempo, na verdade desde o final do ano passado. Consigo fazer bem as costeletas, bigode e queixo. Essas partes muitas vezes só no navalhete alcançam resultado superior do que usando Safety Razor.

Já no pescoço, sempre tenho dificuldade, tanto na parte debaixo da mandíbula quanto na parte inferior a ela (que delimita o final da barba e incluindo o pomo de Adão). Às vezes acerto, às vezes erro. Via de regra tenho que finalizar as duas partes do pescoço com a minha Safety Razor.

Gostaria de saber se alguém tem dicas específicas em relação a essas duas partes do pescoço com navalhete ou navalha (imagino que a dica pra um equipamento sirva pro outro, pois a técnica de barbear é similar entre os dois). Ou até mesmo três partes se considerar o pomo de Adão como sendo uma técnica a parte do resto.

Obs1: eu sou magro e acabo não tendo muita carne/pele pra dar aquela esticada no pescoço durante o barbear, não sei se influencia.

Obs2: minha barba na parte do pescoço abaixo da mandíbula no lado direito ela vai dá direita pra esquerda, no lado esquerdo de cima baixo mas levemente na diagonal e no centro um meio termo. E na parte mais inferior, no final da barba, é debaixo pra cima.

Sent from my moto x4 using Tapatalk

dicas para Navalhete e pescoço? - Forest - 14-07-2020

Bom, meu caro, comecei o barbear tradicional pelo navalhete, e tinha mais ou menos o mesmo problema. Para mim a solução, no fim das contas, foi trocar definitivamente pela safety razor.

Não obstante, ainda tenho algumas dificuldades, principalmente no pescoço. Digo que levar em conta o sentido de crescimento do pelo ajuda em muito, bem como o uso de bons cremes e sabões. Tenho cá alguma variedade destes, e percebo resultados superiores quando uso os melhores. Nada mais natural, mas não esqueçamos que o melhor nem sempre é o mais caro.

Outro problema que já tive foi ferir o pomo de Adão. Hoje não desço mais a lâmina tão embaixo no pescoço. Se para você há necessidade disso, tente ir bem devagar e sem nenhuma pressão.

Por fim, venho notando bons resultados conforme compreendo que não convém insistir num resultado perfeito. Faça quantas passagens você se decidir a fazer, com técnica e confiança. O que ficar para trás, ficou. Insistir só piora as coisas. Assim o resultado é quase perfeito, mas a satisfação maior, já que não houve tanta preocupação, irritação, cortes etc.

Não sei se são os mesmos problemas, esses e os seus. Mas espero ter ajudado em alguma medida.

Grande abraço.

dicas para Navalhete e pescoço? - rudregues - 14-07-2020

Obrigado pelas dicas Forest. Essa questão de querer tirar o pelo e dar várias passadas já acabei tendo pequenos cortes no pescoço por isso.

Eu gosto de navalhete e não queria largar. Acho que o jeito é ir tentando e quem sabe com o tempo consigo.

dicas para Navalhete e pescoço? - Forest - 15-07-2020

Isso, siga adiante. A prática leva à perfeição.

Aqui pelo fórum parece que os navalhetes são minoria, mas talvez alguém tenha umas dicas melhores do que as minhas para dar.

Um bom dia.

dicas para Navalhete e pescoço? - jlcarneiro - 15-07-2020

Eu sou um dos que têm muita vontade de usar navalhetes...

Mas não acho que dê certo para mim: criei coragem e comprei um Daune (navalhete com cabeçote de SR) mas, mesmo sendo teoricamente mais seguro por causa do cabeçote, terminei com um corte feio...

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

RE: dicas para Navalhete e pescoço? - rudregues - 15-07-2020

(15-07-2020, 09:55 AM)Forest Escreveu: Isso, siga adiante. A prática leva à perfeição.

Aqui pelo fórum parece que os navalhetes são minoria, mas talvez alguém tenha umas dicas melhores do que as minhas para dar.

Um bom dia.
Valeu Forest

(15-07-2020, 10:32 AM)jlcarneiro Escreveu: Eu sou um dos que têm muita vontade de usar navalhetes...

Mas não acho que dê certo para mim: criei coragem e comprei um Daune (navalhete com cabeçote de SR) mas, mesmo sendo teoricamente mais seguro por causa do cabeçote, terminei com um corte feio...

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk
O que não me agrada no desenho do Daune é que parece que a lâmina fica um pouco escondida, eu prefiro enxergar bem

RE: dicas para Navalhete e pescoço? - MotaJV - 15-07-2020

Vou ficar devendo, não manjo nada de navalhetes...

dicas para Navalhete e pescoço? - danilo - 16-07-2020

Muda o angulo. Navalhete muda o angulo muito facil. Vai reparar que as vezes vc ta no angulo errado justamente pelo local ser mais dificil acesso. Eu nao uso contra pelo a muito tempo. Uso cima baixo e meio para as pontas. Mude a direção... Teste. Mas sempre observe o angulo.

Se conseguir, tire fotos ou se grave e assista.

Sent from my MI 8 Lite using Tapatalk

dicas para Navalhete e pescoço? - danilo - 16-07-2020

Navalha e navalhete sao MUITO diferentes.

Tem o peso, angulo ( navalha mais fechada), tipo de navalhas sao bem diferentes entre elas.. diria que o navalhete mais proximo é a 2/8 mas mesmo assim a afiacao tmb dificulta

Pensando agora na 2/8 que tenho consigo e faco contrapelo e uso a parte de tras e nao a ponta. Isso foi uma mudança brusca. Aprender a usar todo corpo da navalha e navalhete...

RE: dicas para Navalhete e pescoço? - rudregues - 16-07-2020

(16-07-2020, 06:01 PM)danilo Escreveu: Muda o angulo. Navalhete muda o angulo muito facil. Vai reparar que as vezes vc ta no angulo errado justamente pelo local ser mais dificil acesso. Eu nao uso contra pelo a muito tempo. Uso cima baixo e meio para as pontas. Mude a direção... Teste. Mas sempre observe o angulo.

Se conseguir, tire fotos ou se grave e assista.

Hummmm... Essa questão do ângulo é porque ela é mais leve que navalha né? Nunca reparei, mas vou tentar redobrar minha atenção no ângulo!

Como você faz do meio para as pontas no pescoço, você segura o navalhete por baixo do queixo mesmo?