Pedras e Afiacão. Por onde comecar?
cariocarj01 Med Stål Mot Strupen ![]() ![]() ![]() ![]() Posts: 1,333 Juntou-se: May 2015 Reputação: 1 |
25-10-2015, 06:01 PM
Demorei um bocado para escrever esse tópico pois é um tema complexo com muitas variantes e variáveis, mas aqui vai.
Vou tentar juntar aqui "tudo" de uma forma resumida o que eu posso indicar por experiência própria e por leitura da opinião e orientação de navalheiros muito mais experientes que eu no que diz respeito à escolha de pedras e por qual pedra começar. A primeira informacão que posso dar aos iniciantes e: NÃO COMPREM PEDRAS NATURAIS, comprem pedras sinteticas pois a gramatura e definida e você vai saber onde esta pisando (ou melhor afiando). Pedras naturais nao tem gramatura exata requerem muitos testes e conhecimento e por isso são mais dificeis ao iniciante. O que leva a frustracão por falta de resultados em muitos casos e desgaste prematuro e desnecessário do material usado (pedra, navalha e etc). Quando falamos em comprar pedras de afiar, imediatamente vem à cabeca do iniciante que ele vai ter que gastar uma pequena fortuna em pedras pois ele terá que no minimo comprar uma pedra base para fazer o fio (1k ou 2k), uma intermediária (4k ou 5k) e uma finalizadora (que pode ser qualquer coisa de 8k pra cima). Em parte isso é verdade, pois sem essas pedras todas a navalha não vai funcionar. Mas ninguém precisa de todas as pedras de uma só vez. O iniciante normalmente não vai saber usar tudo e nem saber usar usar a pedra base que é a mais importante em todo o processo, pois sem o fio bem feito, as outras pedras não vão funcionar. Então por onde comecar??? Primeiro de tudo, mande sua navalha para alguém que saiba afiar direito e comece as compras pelo fim. Como assim pelo fim? Com a navalha shave ready você só vai precisar do assentador, que se usado com a técnica correta, vai manter o fio da sua navalha nos primeiros 3 meses (no mínimo). Então a sua primeira compra vai ser um assentador e não uma pedra. ![]() Mas qual assentador devo comprar? O melhor que seu bolso permitir. Devo comprar assentador de palheta/tábua (paddle strop) ou de pendurar (hanging strop)? isso é preferência pessoal. Mas devo chamar a atencão à uma coisa: se a afiacão da navalha foi feita com fita isolante no dorso, quando for usar o assentador de palheta, deve-se usar a navalha com fita também pois sem a fita não vai se alcancar o ápice do fio durante a rotina de assentamento do fio, isso devido a dureza do assentador de palheta que não vai ceder durante o processo (mas ha quem use sem a fita no dorso pois não sente diferenca nenhuma entre as duas opcões). Já se for usar o assentador de pendurar a fita isolante não é necessária pois o assentador cede um pouco durante o processo o que vai permitir que se alcance o àpice do fio. Qual a minha indicacão ao iniciante? Compre um paddle strop pois é mais fácil de usar que o hanging strop e o risco de se arredondar o fio é muito menor com o paddle strop. Existe alguma opcão temporária? Sim. Pode-se improvisar com um pedaco de jeans ou até mesmo com uma folha de jornal apoiada num livro de capa dura. Durante esses 3 primeiros (ou mais) meses já deu tempo de planejar e juntar uma grana para comprar a primeira pedra. Qual pedra deve-se comprar? Comece pela finalizadora. Uma pedra 12000 (12k). Por quê? Porque o que o iniciante vai precisar é só de retocar o fio da navalha, não vai precisar afiar desde o início, e pra isso a pedra finalizadora vai funcionar perfeitamente. A outra razão é que para dar um retoque no fio da navalha, dependendo da pedra, não se precisa mais que 20 passagens (ida e volta trocando o lado) o que é quase nada se comparado com o processo todo de afiacão. E com isso o iniciante vai mantendo a navalha afiada e também vai aprendendo a técnica de afiacão aos poucos por estar fazendo retoques no fio com poucas passagens o que diminui muito o risco de erros por falta de técnica, atencão ou cansaco. Vale dizer também, que só com os retoques ha quem diga que pode-se manter a navalha indefinidamente se feito de forma correta. Mas digamos que conseguimos manter a navalha por mais 6 meses. Então já são 6 meses para planejar e juntar grana para a próxima compra. Quando você perceber que mesmo com os retoques a navalha fica puxando um pouco os pelos, já está na hora da próxima pedra. A próxima na sequência decrescente é a 8000 que também é considerada uma finalizadora mas com um pouco mais de poder de corte. Aqui você já adquiriu um pouco da técnica de afiacão durante o uso da finalizadora e já pode comecar a alongar mais no uso das pedras. A partir daqui principalmente é importante ter em mente uma regrinha da afiacã o de navalhas: MENOS É MAIS. (isso vale para a pedra de retoque também) Faca algumas poucas passadas nessa pedra (umas 5 ou 6 talvez e aumente na próxima vez se precisar), depois faca sua rotina de retoque na finalizadora, passe no assentador e vá para o shave test. Se não estiver bom, repita o mesmo processo o número de vezes que for necessário (claro que se esse processo comecar a não ter fim, a navalha terá que ser afiada desde o início). Acho que um número máximo desse processo ficaria em torno de umas 4 vezes. Se mesmo depois de todas as tentativas a sua navalha não estiver barbeando bem é por que alguma coisa de errado aconteceu no caminho. Mande-a para alguém que saiba afiar e preste bastante atencão na técnica quando for fazer retoques. Da mesma forma que antes, isso deve te dar mais uns 6 meses de uso da navalha e também mais tempo para juntar grana e planejar a próxima compra. Quando mesmo com o uso da pedra 8k, 12k e assentador a sua navalha não ficou boa, chegou a hora de uma pedra com um pouco de agressividade: pedra 4k. E aqui comecamos a afiacão "de leve" ou completa. Vamos usar a pedra 4k. Se uma navalha precisa de uma pedra 4k significa que está bem próximo de ter que se fazer a afiacão por completo. Então temos dois caminhos: 1 - Tentar com a pedra 4k num caminho semelhante ao da 8k. 2 - Ir direto para a pedra 1k ou 2k pois resolve-se mais rápido o problema fazendo a afiacão por completo. Escolhendo a primeira opcão, teríamos algo mais ou menos assim: Pedra 4k faca quantos ciclos de 10 passagens forem necessários até que a navalha corte os pelos do braco sem esforco ao nível da pele. Na pedra 8k faca talvez entre 20 e 60 passagens e teste novamente mas não ao nível da pele, mas à meia altura do pelo. Na pedra 12k faca entre 10 e 20 passagens que deve ser suficiente. No assentador faca umas 20 à 30 passagens no lado grosso do couro ou no tecido e depois entre 50 ou 60 passagens no lado fino do couro. Escolhendo a segunda opcão teríamos algo mais ou menos assim (afiacão completa): Na pedra 1k ou 2k faca quantos ciclos de 10 passagens forem necessários até que a navalha corte os pelos do braco sem esforco ao nível da pele (o que vai acontecer mais rápido que a 4k). Na pedra 4k faca ciclos de 10 passagens e teste se corte os pelos ao nível da pele com mais facilidade que da 1k e pode-se também à meia altura dos pelos (o que pode ou não acontecer). Na pedra 8k faca talvez entre 20 e 60 passagens e teste novamente mas não ao nível da pele e sim à meia altura do pelo. Na pedra 12k faca entre 10 e 20 passagens que deve ser suficiente. No assentador faca umas 20 à 30 passagens no lado grosso do couro ou no tecido e depois entre 50 ou 60 passagens no lado fino do couro. Aqui é de um forma bem resumida todo o processo de afiacão. Como já deu pra perceber, as pedras 1k e 4k podem ser compradas juntas ou separadas dependendo do caminho que se escolha. Relembrando a ordem das compras: Assentador de palheta Pedra 12k Pedra 8k Pedra 4k (ou junta com a 1k) pedra 1k (comprando desta forma aprende-se a afiacão gradativamente e gasta-se gradativamente também) O texto com certeza não está completo e pode ter algumas coisas que precisem ser ajustadas. Lembre que em afiacão de navalhas: MENOS É MAIS. Tudo que está escrito aqui é em relacão a pedras sintéticas. Velocidade não é importante na afiacão. Técnica é. Use uma pressão muito muito muito leve na navalha durante a afiacão. (pressão quase zero) Durante o uso do STROP, NAO FACA FORÇA! Tal como a navalha na pedra: uma pressão muito muito muito leve também no strop. Como dizem: só o peso da navalha no strop. Uma dica sobre a afiaçao e sempre olhar o FIO e a ESPINHA para avaliar o desbaste! A navalha tem que estar 100% chapada na pedra: Dorso e fio tem que estar em contato constante ao mesmo tempo com a pedra. Iniciantes: NÃO COMPREM PEDRAS NATURAIS COMO SUAS PRIMEIRAS PEDRAS. Todos os números escritos aqui são teóricos e apenas para servir de referencia durante o processo de afiacão pois cada navalha é uma navalha. Portanto anotem tudo que vocês fizerem durante a afiacão da sua navalha. Pode-se precisar me mais passagens ou menos passagens. Críticas por MP por favor. ![]() Espero que esse texto seja mais um para ajudar a todos que querem comecar a afiar suas próprias navalhas. Todo o texto escrito pode sofrer alteracões e correcões por mim, pois eu continuo lendo e estudando e aprendendo sobre o assunto, então muita coisa pode mudar. |
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ricardoacj Surfista ponta prateada ![]() ![]() ![]() Posts: 1,084 Juntou-se: May 2015 Reputação: 2 |
25-10-2015, 06:56 PM
Excelente. Muito obrigado.
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Fialho Corneta da alvorada ![]() ![]() Posts: 536 Juntou-se: Jul 2015 Reputação: 1 |
25-10-2015, 07:29 PM
(25-10-2015, 06:01 PM)cariocarj01 Escreveu: A navalha tem que estar 100% chapada na pedra: Dorso e fio tem que estar em contato constante ao mesmo tempo com a pedra. Oi Flávio, Eu tinha colocado exatamente esta dúvida em outro post. Tinha entendido que era desta forma que a pessoa fazia no vídeo que foi postado e me pareceu estranho. Desta forma vai estar desgastando o dorso também, já que ele vai estar em contato com a pedra. Por isso o uso da fita isolante? Mas, a fita não vai resistir muito. A navalha não vai ficar toda arranhada no dorso? Depois de várias afiações o dorso não tende a igualar com o meio e, no limite, com o fio da navalha? Parabéns pelo post. É muito bom para quem está tentando entrar no mundo das navalhas ler o máximo de informações. Obrigado e grande abraço. |
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Gago Homo Navalhas Habilis ![]() ![]() ![]() ![]() Posts: 8,537 Juntou-se: May 2015 Reputação: 35 |
25-10-2015, 08:14 PM
Tópico fixado
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danilo God Shave the Queen! ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Posts: 6,874 Juntou-se: May 2015 Reputação: 15 |
25-10-2015, 08:46 PM
Flavio,
Eu vou discordar do ponto de usar fita isolante ao passar no paddle com fio feito usando. Eu já fiz o teste e nao senti a necessidade. (isso é a minha opniao).. Outro ponto que queria falar é STROP NAO SE POE FORÇA! apenas é levar e trazer de leve. apoiando a navalha.... Uma dica sobre a afiaçao e sempre olhar o FIO e a ESPINHA para avaliar o desbaste! No mais, post perfeito! parabens! =) |
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Haok Valoroso Valobra ![]() ![]() ![]() Posts: 1,318 Juntou-se: Jun 2015 Reputação: 0 |
25-10-2015, 11:15 PM
Queria ter lido um tópico desses uns meses atrás! Teria comprado minhas pedras em outra sequência...não me arrependo, mas teria sido mais fácil logisticamente
![]() Meus parabéns Flávio, concordo com tudo o que disse!!! |
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cariocarj01 Med Stål Mot Strupen ![]() ![]() ![]() ![]() Posts: 1,333 Juntou-se: May 2015 Reputação: 1 |
26-10-2015, 05:20 AM
(25-10-2015, 08:46 PM)danilo Escreveu: Flavio, Em vermelho está o que eu escrevi. Obrigado pelas obs Danilo. Vou incluir no post inicial quando chegar em casa. ![]() |
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danilo God Shave the Queen! ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Posts: 6,874 Juntou-se: May 2015 Reputação: 15 |
26-10-2015, 07:38 AM
(26-10-2015, 05:20 AM)cariocarj01 Escreveu:(25-10-2015, 08:46 PM)danilo Escreveu: Flavio, Sua observacao eh muito pertinente! Pois eh.. Cada um uma preferencia! |
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Renato Adriano Tateando o Thater ![]() ![]() ![]() Posts: 1,205 Juntou-se: Jul 2015 Reputação: 4 |
26-10-2015, 10:06 AM
Legal!
Eu comecei meio errado comprando uma 4k que ainda não usei. Porém uma 8k chega hoje é a 12k vinda do Michel chega na sexta ou semana que vem. Quando eu as tiver em mãos, vou seguir a risca os seus conselhos Flávio, na ordem strop, 12k, 8k e 4k. Até eu precisar da 1k, já terei programado sua compra. Obrigado e parabéns! Enviado de meu SM-G313MU usando Tapatalk |
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cariocarj01 Med Stål Mot Strupen ![]() ![]() ![]() ![]() Posts: 1,333 Juntou-se: May 2015 Reputação: 1 |
26-10-2015, 03:26 PM
(25-10-2015, 06:56 PM)ricardoacj Escreveu: Excelente. Muito obrigado. Obrigado. (25-10-2015, 06:58 PM)Elson Escreveu: Parabéns pelo texto. . Obrigado. (25-10-2015, 07:29 PM)Fialho Escreveu:(25-10-2015, 06:01 PM)cariocarj01 Escreveu: A navalha tem que estar 100% chapada na pedra: Dorso e fio tem que estar em contato constante ao mesmo tempo com a pedra. As navalhas são feitas para serem afiadas assim. O dorso da navalha é que dá o ângulo correto do fio da navalha, por isso não se deve em hipótese alguma levantar o dorso da navalha durante a afiacão. No que diz respeito ao desgaste do dorso da navalha, é uma coisa natural do uso da navalha, mas para evitar esse desgaste muitos (eu incluso) usam a fita isolante no dorso. (25-10-2015, 08:14 PM)Gago Escreveu: Tópico fixado Valeu!!! ![]() (25-10-2015, 11:15 PM)Haok Escreveu: Queria ter lido um tópico desses uns meses atrás! Teria comprado minhas pedras em outra sequência...não me arrependo, mas teria sido mais fácil logisticamente Obrigado. (26-10-2015, 10:06 AM)Renato Adriano Escreveu: Legal! Não é que vc tenha comprado errado, mas comprou rápido demais. ![]() Obrigado. |
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