Registrar-se

Barbear sem sabão, espuma ou creme.
Jerônimo
Sensor
*

Juntou-se: Oct 2015
Reputação: 0
22-06-2016, 02:26 PM

Boa tarde amigos,

Então já faz alguns meses, quase um ano, que tenho feito a barba sem nenhum sabão ou creme, e por incrível que pareça tem sido muito melhor, e olha que não é por falta de um bom creme ou sabão, pois faz algum tempo adquiri alguns muito bons, vou lhes relatar a minha experiência.

Costumo realizar o barbear dia sim, dia não e com navalha.

Um certo dia quando estava aparando barba com máquina e usando a dica do meu cabeleireiro( devo destacar que embora cabeleireiro ele é filho e neto de barbeiro, e embora não faça barba em seu me deu boas dica sobre barbear com navalha, ele me indicou  molhar barba para aparar com a máquina, pois assim o pelo fica mole facilitando o corte), resolvi experimentar fazer barba sem sabão, pois assim facilitaria ver os detalhes dos cantos na hora do barbear.

Qual não foi a minha surpresa ao perceber que o pelo bem molhado ficou mais mole do que com sabão ou creme. Surpreso continuei insistindo na forma alternando com o barbear com espuma, e tentando entender qual a lógica.

O que eu credito ser: quando vc molha o pelo ele fica amolecido pela água, e quando vc usa espuma o que amolece é a espuma, só que notei que quando molhava a barba e depois passava a espuma, o pelo ficava mais duro como se a espuma absorvesse a água do pelo deixando ele mais duro. Não sei pode ser impressão minha, mas pra mim tem funcionado muito bem.

Como eu faço: encharco bem os pelos com água e massageio um pouco com as mãos molhadas para certificar que a água entranhou nos pelos antes de iniciar o barbear, durante vou passando a mão molhada nos pelos.

Vantagens: 1- facilita muito ver os detalhes da baraba; 2 - não gasto sabão nem pincel :-)

Desvantagens: 1- não uso mais os meus pincéis e os sabões de barbear que comecei a colecionar :-( Adorava o cheiro deles, mas ficou tão mais fácil o barbear assim que faz muito tempo que não uso mais nenhum deles.

Forte abraço.

Jerônimo

Responder
Renato Adriano
Tateando o Thater

Juntou-se: Jul 2015
Reputação: 4
22-06-2016, 02:44 PM

Por mais que pareça uma loucura, sinto-me na obrigação de te incentivar a fazer oque funciona pra você.

Se você apenas desenha os contornos da barba, então, então a lâmina não está em atrito com o rosto todo, sobretudo naquelas partes mais delicadas. Então presumo que essa prática não te causa desconforto, tão pouco irritação. Mas te desafio a fazer uma vez à barba inteira com espuma, deixar crescer na mas a altura anterior, e fazer agora sem espuma. Depois nos conte como foi.

Enviado de meu SM-G313MU usando Tapatalk

Responder
danilo
Dirigindo um Rolls...Razor
administrators

Juntou-se: May 2015
Reputação: 15
22-06-2016, 03:27 PM

nunca testei, mas fazer a barba antes do banho ou depois do banho poderia ter um efeito parecido.

“Freedom is not worth having if it does not include the freedom to make mistakes.”
― Mahatma Gandhi

.

Tem foto? Então nao acredito! =P

Responder
Edgard
Na idade da Pedra Hume
Super Moderators

Reputação: 6
22-06-2016, 03:43 PM

Tipo assim:

Responder
rodrigoqui
Até tu Brut
administrators

Juntou-se: Aug 2015
Reputação: 17
22-06-2016, 04:30 PM

Eu fiz por muito tempo no banho sem nenhum sabão. Espuma enlatada não ajudava em nada então fazia no banho bem quente com os multilâminas da vida e o resultado passou de insuportável para muito ruim.
Apesar de hoje usar sabão/creme entendo quem não usa pois por um bom tempo (antes de começar no wetshaving) essa foi a minha solução.

Responder
marcodelima
Surfista ponta prateada
administrators

Reputação: 6
22-06-2016, 07:36 PM

Eu uso além das SRs as navalhas e navalhetes.

Já fiz barba com navalha com quase nada de espuma e foi muito bem, já com navalhete e SR é impossível fazer a barba se não tiver bastante sabão para deslizar a lâmina.

Como disse o confrade Renato Adriano, se funciona para você, vá adiante!

[Imagem: A-SHAVE-amp-HAIRCUT-PAINTING.jpg]

Responder
Moreira
Valoroso Valobra

Reputação: 16
22-06-2016, 07:52 PM

já fiz com navalha sem sabão, só água, e recomendo. pra mim, que fiz poucas vezes, exige um pouco mais de atenção e paciência. toca em frente!

conhece o @jose.monserrat.pou no instagram?

Responder
carlos_sales
Enox(idável)
**

Juntou-se: Jul 2015
22-06-2016, 08:58 PM

Tenho me dado bem com a dupla navalha+óleo de barbear. Mas não acho superior ao uso de sabões. A única vantagem é me transmitir mais segurança no uso da navalha.

Wyrd bið ful ãræd.

Responder
Caramelo
Pegando uma Brisa

23-06-2016, 06:19 AM

Estou surpreendido com as vossas respostas... Tongue

Responder
Jerônimo
Sensor
*

23-06-2016, 08:14 AM

Amigo Renato e demais,

Também achei que era loucura minha rsrs, pensei como pode sem espuma ser melhor que com já que a espuma seria para facilitar o barbear, mas repetindo e comparando não tive como negar, para mim é muito melhor.

Talvez não tenha me explicado bem, a falta de espuma facilita o desenho da barba pela visualização, mas o desenho que uso na barba(que não sei o nome nem como explicar rs) me exige que durante o barbear a lamina tenha contato com a pele principalmente nas bochechas, pescoço e sob o queixo. Também já fiz a experiência de raspar toda a barba, e o mais interessante foi que notei que quanto maior estiver o pelo melhor é para ser feito sem espuma, pois me parece que ele retem mais água e fica ainda mais mole.

Sabe a impressão que tenho depois de muito observar e comparar com e sem espuma, é que a espuma acaba puxando para si a água que esta no pelo e ao invés de hidratar acaba desidratando.

Um questionamento que me veio, quanto mais seco mais duro fica o pelo, mas para que serve a espuma o que existe nela que seria capaz de amolecer o pelo, algum óleo?
Veja que se for um óleo parece estranho, pois sendo um tipo de sabão a espuma retira toda a oleosidade da pele e dos pelos, deixando a pele mais desprotegida da sua oleosidade natural.

Na mesma lógica(se é que existe alguma lógica nisso rs) toda espuma considerada de boa qualidade para o barbear é aquela com boa consistência que não escorre, ou seja, uma mistura de água e sabão onde a quantidade de sabão é suficiente para "prender" a água na espuma deixando a mistura estabilizada, quimicamente falando se a espuma esta estabilizada será mais difícil dela ceder água para o pelo, mas já aquela espuma molenga(aguada) seria muito mais fácil de ceder água pois ela tem água em excesso.

Fico aqui pensando como no início dos tempos se inseriu a espuma no barbear e por qual motivo e só consigo imaginar que na época o sabão já existia, mas como produto de higiene e acredito tenha passado a ser utilizado na higiene da barba, da mesma forma que no cabelo pois uma barba grande pode reter bastante sujeira assim como cabelo. Consigo ver que a espuma possa servir como um higienizador durante o barbear, até pq durante o barbear a lamina desprotege a pele, mas não consigo ver nela nenhuma propriedade capaz de facilitar o corte dos pelos ou que os torne mais moles, se os amigos souberem de alguma propriedade da espuma nesse sentido agradeço a elucidação.

Forte abraço.  

(22-06-2016, 02:44 PM)Renato Adriano Escreveu: Por mais que pareça uma loucura,  sinto-me na obrigação de te incentivar a fazer oque funciona pra você.

Se você apenas desenha os contornos da barba, então, então a lâmina não está em atrito com o rosto todo, sobretudo naquelas partes mais delicadas. Então presumo que essa prática não te causa desconforto, tão pouco irritação. Mas te desafio a fazer uma vez à barba inteira  com  espuma, deixar crescer na mas a altura anterior, e fazer agora sem espuma. Depois nos conte como foi.

Enviado de meu SM-G313MU usando Tapatalk

Amigo Edgar,

Também já experimentei assim seco, mas achei ruim o pelo fica muito duro dificultando o barbear e até irritando a pele.

Abraços.

(22-06-2016, 03:43 PM)Edgard Escreveu: Tipo assim:

Responder

Lingua:
Tema: