Registrar-se

O que fazer com meu barbeador e lâmina após o barbear, para minhas lâminas durarem +
Gago
Árco, tárco, ou verva?

Juntou-se: May 2015
Reputação: 35
17-07-2016, 01:26 PM

Bem amigos, a dica que vou dar aqui já foi passada outras vezes em variados tópicos, mas achei por bem separar este de modo a facilitar a vida daqueles que estão chegando agora no fórum.

O que eu faço com meu barbeador e minha lâmina após o uso? Devo lavar e secar tudo? Como faço para aumentar a vida útil da minha lâmina?

Cada um tem um costume. Há desde aqueles que tiram a lâmina e lavam e secam tudo após cada uso, até aqueles que ao acabar de se barbear põem o barbeador de lado até o próximo uso.

O que você vai fazer é escolha sua. Eu pessoalmente tenho o cuidado de lavar bem meu barbeador na água corrente de modo que tire toda a barba que fica agarrada na lâmina. Por quê? Porque aquilo atrai umidade, e umidade é o pior inimigo do gume da lâmina. (e geralmente limpo o barbeador com uma escova de dentes velha quando troco de lâmina, porque ninguém deve gostar de usar um barbeador todo sujo e fedido).

O fio de corte (gume) da lâmina pode parecer uma linha reta ao olho nu, mas olhando por um microscópio, podemos ver que é irregular.

[Imagem: 93353d1332578492-popular-double-edge-bla...ther-1.jpg]

O desgaste deixa essa superfície cada vez mais irregular, e a oxidação não ajuda em nada a manter o fio em ordem. É esse o motivo pelo qual vocês andam vendo traquitanas sendo vendidas como milagreiras na manutenção de multi-lâminas, basicamente são objetos que absorvem a umidade que iria se concentrar noa lâmina.

Em alguns casos recomendam passar o barbeador "mil vezes" na calça jeans antes de se barbear, ou até manter o barbeador submerso em azeite. O primeiro caso simplesmente desbasta a parte mais superficial do fio da lâmina, e o segundo serve para isolar o metal da lâmina, do ar, que também tem umidade.

Ou seja; a durabilidade de uma lâmina, seja ela double edge, single edge, mach 3 ou até mesmo (principalmente!) navalhas, está ligada diretamente, entre outras coisas, ao processo de oxidação do fio de corte dela, causado pela umidade do ar e da água especialmente.

É por isso que, após lavar o barbeador, eu tenho o cuidado de chacoalhar o aparelho de modo a retirar o excesso de água, mas não chego ao ponto de tirar a lâmina do barbeador, secar, e guardar em cima de um saco de gel de sílica, ou dentro de um copo com azeite, ou coisa parecida.

Eu PODERIA fazer isso, e seria de ajuda, certamente contribuiria para aumentar alguns usos de uma mesma lâmina, mas acho muito trabalho e não vale à pena. Fico satisfeito em tirar meia dúzia de usos de uma lâmina, e acho que após isso geralmente elas perdem mesmo a afiação, de modo que não adianta fazer essa manutenção toda, porque independente do cuidado que você tem ao guarda-la, certo é que no barbear o desgaste é muito grande e não pode ser recuperado, à menos que você torne à afiar essa lâmina, o que já é outro assunto e geralmente não compensa.

Outro cuidado importante é manter as lâminas que você tem GUARDADAS longe da umidade. Geralmente guardamos isto no armário do banheiro, local naturalmente úmido, e já me aconteceu no passado de buscar uma lâmina nova na caixa e a encontrar oxidada.

Para evitar isso, eu mantenho minhas lâminas guardadas juntas de vários de saquinhos de sílica em gel:

[Imagem: gel-de-silica-500x375.jpg]

A sílica é altamente higroscópica, absorve a umidade do ar muitas vezes o seu volume, e melhor de tudo; é barata. geralmente se consegue isto até de graça, pois sempre tem um saquinho de sílica na caixa do calçado novo que compramos.

Outra dica relevante ao assunto:

E aquele "do not swipe blade" (não esfregar, passar pano,etc na lâmina) que vem escrito na embalagem e às vezes na própria lâmina?

Alguns dizem que é simplesmente uma maneira do fabricante "tirar o dele da reta" se você inventar de passar um pano ali e se cortar. Na teoria, passar um pano ou esfregar o fio da lâmina não deve fazer bem; os fios das lâminas são sempre revestidos de crômio, platina, tungstênio, teflon, e outros polímeros borrifados ali para aumentar a suavidade do corte e durabilidade da lâmina, de modo que é possível retirar essa camada com muito "esfrega-esfrega".

Por outro lado, "stropar"/assentar a lâmina, pode ajudar a retirar alguma oxidação existente no fio e coloca-lo de volta no lugar.

Eu prefiro evitar passar qualquer coisa no fio da lâmina, e como mencionei acima, consigo via de regra, meia dúzia de usos confortáveis de uma. Pode ser que você consiga mais assentado a lâmina, pode ser que consiga menos, os materiais usados, a lâmina, o cuidado com ela, e sua própria barba influenciam diretamente na durabilidade delas.

A dica é; cuide bem delas mas não espere conseguir várias dezenas de usos, por mais cuidado que se tenha. Pode acontecer, como efetivamente acontece com um membro deste fórum, mas isso não é a regra, é a exceção.

É isso, espero ter ajudado. Dúvidas e outras sugestões? mandem aí!

[Imagem: 36031087066_30e30480d6_m.jpg]
VISITE NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Responder
NoName
Regendo a Regente

Reputação: 2
17-07-2016, 02:06 PM

Viva!

Eu nunca fui fã de levar uma lâmina , para lá de 5 dias de utilização , muitas
vezes uso e deito fora caso das (Croma)
outras vezes ... como as (wilkinson Premium) uso por 3 ou 4 vezes .
Estas Wilkinson Premium são lâminas
muito boas que apenas consigo comprar em um local , e como já são
(Nos) dificilmente as irei encontrar no
futuro. Algumas Gillettes como as (Rubie) já usei por 5 dias.
Quando acabo de me barbear, lavo a máquina e a lâmina , em água corrente.
Não seco com toalha ou pano , apenas
retiro o excesso de água , com uma
sacudidela ... depois guardo a máquina
com a lâmina em local seco.
Nunca tive , problemas com oxido nas
lâminas.

Responder
Dmjuca
Fonte D'aqua velva.
**

Juntou-se: Jun 2016
Reputação: 1
17-07-2016, 02:10 PM

Obrigado pelas dicas.

Responder
Caramelo
Pegando uma Brisa

Reputação: 0
17-07-2016, 02:34 PM

(17-07-2016, 02:06 PM)NoName Escreveu: Viva!

lâminas.

Esse local é na área de Lisboa?

Responder
NoName
Regendo a Regente

Reputação: 2
17-07-2016, 02:37 PM

(17-07-2016, 02:34 PM)Caramelo Escreveu:
(17-07-2016, 02:06 PM)NoName Escreveu: Viva!

lâminas.

Esse local é na área de Lisboa?
Não . É no Algarve.

Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

Responder
Samir
Solin"jen"
**

17-07-2016, 04:30 PM

Quanto ao azeite já ouvi ou li...em pingar umas 2 ou 3 gotas ao fazer a espuma. Creio que o objetivo seja a hidratação da pele correto !?

Angel

Responder
Gago
Árco, tárco, ou verva?

Reputação: 35
17-07-2016, 07:20 PM

(17-07-2016, 04:30 PM)Samir Escreveu: Quanto ao azeite já ouvi ou li...em pingar umas 2 ou 3 gotas ao fazer a espuma. Creio que o objetivo seja a hidratação da pele correto !?

Costumo dizer que um bom sabão/creme de barbear não precisa de acrescentar um nada na formação da espuma, e que se é pra fazer isto, mais vale adquirir um produto melhor.

Porém, às vezes nos vemos com algum produto mais ou menos na mão, e eu conheço de perto acrescentar umas tantas gotas de glicerina no pote, para ajudar na espuma.Aliás ela ajudaria tanto na formação da espuma quanto na hidratação, porque a glicerina é higroscópica também.

Eu, jamais colocaria azeite na minha espuma para um nada, e se o objetivo e hidratar a pele após barbear, mais valia usar um pós-barba.

Usar azeite para ajudar na hidratação? EU desconheço. Embora tenha uns tantos sabões de barbear com azeite de oliva em sua fórmula, sim. A maioria ruins, pelo que sei.

[Imagem: 36031087066_30e30480d6_m.jpg]
VISITE NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Responder
Samir
Solin"jen"
**

18-07-2016, 01:52 AM

(17-07-2016, 07:20 PM)Gago Escreveu:
(17-07-2016, 04:30 PM)Samir Escreveu: Quanto ao azeite já ouvi ou li...em pingar umas 2 ou 3 gotas ao fazer a espuma. Creio que o objetivo seja a hidratação da pele correto !?

Costumo dizer que um bom sabão/creme de barbear não precisa de acrescentar um nada na formação da espuma, e que se é pra fazer isto, mais vale adquirir um produto melhor.

Porém, às vezes nos vemos com algum produto mais ou menos na mão, e eu conheço de perto acrescentar umas tantas gotas de glicerina no pote, para ajudar na espuma.Aliás ela ajudaria tanto na formação da espuma quanto na hidratação, porque a glicerina é higroscópica também.

Eu, jamais colocaria azeite na minha espuma para um nada, e se o objetivo e hidratar a pele após barbear, mais valia usar um pós-barba.

Usar azeite para ajudar na hidratação? EU desconheço. Embora tenha uns tantos sabões de barbear com azeite de oliva em sua fórmula, sim. A maioria ruins, pelo que sei.

Sim...e o fato da glicerina hidratar e ser higroscópica, essa última permite à mesma retirar água do ar. Então creio que se posta numa tampinha - como a de uma garrafa de água por exemplo - em um recipiente em que se guarda as SRs, lâminas, etc..etc..vai ajudar também !!! Bom creio eu...seria bom um mais entendido que eu se pronunciar aí, pois vai que isso trás é mais água...!!!

Angel

Responder
cariocarj01
Med Stål Mot Strupen
Super Moderators

18-07-2016, 05:44 AM

Muito bom Gago.
Eu lavo muito bem meu barbeador com a lâmina dentro com água quente pra tirar todos os restos e deixo secar num local ventilado.

Seja gentil pois cada um que você encontra está passando por uma luta dura. (Ian Maclaren 1850 – 1907)

Responder
Victor Reis
Super-barba!
*

Juntou-se: Jun 2016
Reputação: 8
18-07-2016, 09:15 AM

Eu coloco uma gota de óleo pre barba (tem q ser só uma gota pois se for mais fica melecado), ao fazer a espuma no bowl e até agora foi melhor forma de barbear sem irritação. Na minha opinião o óleo pouco hidrata pois o sabão bom já possui ingredientes que já fazem isso, o que o óleo faz é diminuir atrito da pele com a lâmina possibilitando barbeares suaves.

Responder

Lingua:
Tema: