Registrar-se

Sobre os sabões e sua composição
Foguinho
Até tu Brut
Super Moderators

Juntou-se: Jun 2016
Reputação: 15
20-12-2016, 11:41 AM

Show de bola

[Imagem: 339_MS_Logo.png]

Responder
rodrigoqui
Num Affair com a Wilkinson
administrators

Juntou-se: Aug 2015
29-12-2016, 11:33 AM

Mais uma atualização pessoal, no esquema de sempre,  [Novo] no fim de cada categoria o que atualizei e as anteriores foram pra ordem mais ou menos alfabética.

Espero que gostem!

E como sempre qualquer sugestão ou comentário é só falar!

Responder
rodrigoqui
administrators

05-01-2017, 11:40 PM

Pessoal, estava no mercado essa semana e notei uma coisa um tanto curiosa. A composição do creme Bic e do Brut é praticamente a mesma. Aí acabei levando um tubinho de Bic para testar em casa e com isso acho que da pra colocar algumas observações interessantes nesse topico.

Quando fui comparar os dois eles são basicamente o mesmo creme e produzido pela mesma fábrica. Segue aí fotos da fábrica e da composição dos dois. O que muda basicamente na composição é a presença de aloe vera no brut e os componentes aromáticos e conservantes dos dois, o Bic não usa parabenos. Essa diferença não é suficiente para explicar a diferença grande que sinto entre o desempenho deles.

Aí gostaria de chegar a tres coisas que acho bom para clarear um pouco a cabeça de quem ainda ntem duvidas sobre a composição dos sabões e coisa do tipo.

Primeiro, só de olhar a composição não tem como saber se o creme ou sabão será bom! Só a composição não deixa isso claro, temos vários coisas que influenciam no resultado final, entre eles a proporção e quantidade de cada ingrediente. Isso é um fator muito importante para a espuma no fim, por mais que um produto tenha uma composição fantástica, o resultado só vai ficar bom se a proporção e a quantidade dos ingredientes for boa. Não é só porque um sabão tem talow e lanolina (que são as coisas mais vistosa pra gente) que ele vai ser pica das galáxias, isso é um bom indicativo, mas o resultado final só na ponta do pincel pra saber.
Essa então é a primeira dica e a mais importante desse tópico todo, um sabão é mais do que apenas a sua composição.

Segunda coisa é que a procedência e qualidade dos ingredientes influencía e muito o resultado final. Era para o desempenho do brut e do bic ser no minimo muito parecido, pois a composição e a proporção dos ingredientes deve ser muito parecida, afinal são feitos no mesmo lugar com a mesma receita. Mas o brut é um creme bem mais antigo e que já saiu de linha a alguns anos, já o bic começou a ser oferecido no mercado a pouco tempo. Muito provavelmente houve uma troca de fornecedor dos ingredientes ou por algum motivo houve alguma mudança no processo que os dois serem tão diferentes.

A terceira coisa e que talvez aí esteja a explicação de por que a brut parou de oferecer o creme no país. Vejo duas opções mais provável. Primeiro é de ambas empresas pertencerem ao mesmo conglomerado (não sei se são e nem sei olhar isso) e por decisão global resolveram deixar a bic com a linha de cremes pois tem um maior apelo de mercado. E a outra é que a Brut não gostou das mudanças e resolveu para a produção deles. Acredito mais na primeira opção mas não sei se é verdade.

E vocês o que acham do assunto? Acham que o creme Brut e Bic são iguais ou diferentes pra vocês?
Concordam com isso?

[Imagem: 20170105_230849_zpsxnvbvdls.jpg]

[Imagem: 20170105_230939_zpspjvwmbbd.jpg]

Responder
danilo
eSTROPiado
administrators

Juntou-se: May 2015
06-01-2017, 07:18 AM

Voce achou brut? :p eu quero

“Freedom is not worth having if it does not include the freedom to make mistakes.”
― Mahatma Gandhi

.

Tem foto? Então nao acredito! =P

Responder
Foguinho
Até tu Brut
Super Moderators

Juntou-se: Jun 2016
06-01-2017, 09:48 AM

(06-01-2017, 07:18 AM)danilo Escreveu: Voce achou brut? :p eu quero

#2 - Aonde você achou?

Responder
rodrigoqui
administrators

06-01-2017, 11:21 AM

(06-01-2017, 09:48 AM)Foguinho Escreveu:
(06-01-2017, 07:18 AM)danilo Escreveu: Voce achou brut? :p eu quero

#2 - Aonde você achou?

Recebi de um membro em um negocio.
Todo lugar que vou sempre olho pra ver se tem, um dia ainda acho alguns dando sopa por aí.

Responder
josivaldo
Desejo de raspar

Juntou-se: Oct 2015
Reputação: 10
06-01-2017, 01:38 PM

(06-01-2017, 11:21 AM)rodrigoqui Escreveu:
(06-01-2017, 07:18 AM)danilo Escreveu: Voce achou brut? eu quero

#2 - Aonde você achou?

Todo lugar que vou sempre olho pra ver se tem, um dia ainda acho alguns dando sopa por aí.
+1
Se o Nívea voltou.... Eu tenho fé que o Brut vai voltar também

Responder
MotaJV
Desejo de raspar
Super Moderators

Reputação: 4
06-01-2017, 01:45 PM

Usei o BIC algumas vezes lá no passado e lembro de ter gostado.

"Pessoas que são boas em arranjar desculpas raramente são boas em qualquer outra coisa" - Benjamin Franklin

Responder
rodrigoqui
administrators

06-01-2017, 06:04 PM

(06-01-2017, 01:38 PM)josivaldo Escreveu:
(06-01-2017, 11:21 AM)rodrigoqui Escreveu:
(06-01-2017, 07:18 AM)danilo Escreveu: Voce achou brut? eu quero

#2 - Aonde você achou?

+1
Se o Nívea voltou.... Eu tenho fé que o Brut vai voltar também

Mesmo que ele volte agora, não vejo como ele seria diferente do Bic. Teríamos o mesmo creme com o aroma clássico.
É um bom creme, mas o brut antigo é um pouco melhor na minha modesta opinião.

Responder
oversaturn
Semogueiro
**

Reputação: 1
10-01-2017, 10:05 AM

(05-01-2017, 11:40 PM)rodrigoqui Escreveu: Pessoal, estava no mercado essa semana e notei uma coisa um tanto curiosa. A composição do creme Bic e do Brut é praticamente a mesma. Aí acabei levando um tubinho de Bic para testar em casa e com isso acho que da pra colocar algumas observações interessantes nesse topico.

Quando fui comparar os dois eles são basicamente o mesmo creme e produzido pela mesma fábrica. Segue aí fotos da fábrica e da composição dos dois. O que muda basicamente na composição é a presença de aloe vera no brut e os componentes aromáticos e conservantes dos dois, o Bic não usa parabenos. Essa diferença não é suficiente para explicar a diferença grande que sinto entre o desempenho deles.

Aí gostaria de chegar a tres coisas que acho bom para clarear um pouco a cabeça de quem ainda ntem duvidas sobre a composição dos sabões e coisa do tipo.

Primeiro, só de olhar a composição não tem como saber se o creme ou sabão será bom! Só a composição não deixa isso claro, temos vários coisas que influenciam no resultado final, entre eles a proporção e quantidade de cada ingrediente. Isso é um fator muito importante para a espuma no fim, por mais que um produto tenha uma composição fantástica, o resultado só vai ficar bom se a proporção e a quantidade dos ingredientes for boa. Não é só porque um sabão tem talow e lanolina (que são as coisas mais vistosa pra gente) que ele vai ser pica das galáxias, isso é um bom indicativo, mas o resultado final só na ponta do pincel pra saber.
Essa então é a primeira dica e a mais importante desse tópico todo, um sabão é mais do que apenas a sua composição.

Segunda coisa é que a procedência e qualidade dos ingredientes influencía e muito o resultado final. Era para o desempenho do brut e do bic ser no minimo muito parecido, pois a composição e a proporção dos ingredientes deve ser muito parecida, afinal são feitos no mesmo lugar com a mesma receita. Mas o brut é um creme bem mais antigo e que já saiu de linha a alguns anos, já o bic começou a ser oferecido no mercado a pouco tempo. Muito provavelmente houve uma troca de fornecedor dos ingredientes ou por algum motivo houve alguma mudança no processo que os dois serem tão diferentes.

[...]

Não só a composição, a proporção ou a qualidade dos ingredientes influi no resultado final.
Métodos e processos de fabrico, linhas de montagem/maquinaria, temperaturas, tempos de cura, etc. podem variar de fábrica para fábrica, ou ao longo do tempo, e o resultado aí vai ser certamente diferente.

Muitas vezes nem sequer é uma questão apenas de ingredientes, é a própria fábrica que muda. Veja-se a transição que ocorreu nos sabões ingleses, quando a Standard Soap Co. faliu e passaram a ser fabricados pela Soap Works Ltd. Uma transição que foi desastrosa para a qualidade de algumas marcas...
Ou a mais recente que ocorreu com alguns cremes ingleses também, que eram fabricados pela Chreighton's e agora são fabricados pela Swallowfield (esta parece ter corrido bem).

Eu posso ter os melhores ingredientes do mundo, posso até proporcioná-los nas quantidades correctas, mas se tiver um método de produção mau, o resultado obviamente não será o melhor...

- Emanuel

Responder

Lingua:
Tema: