Registrar-se

Compilado de lâminas feitas na Rússia
Gago
Homo Navalhas Habilis

Juntou-se: May 2015
Reputação: 35
09-06-2015, 12:36 AM

Se tem um país que deva levar o título de "lar das melhores lâminas do mundo", esse país é a Rússia.

Por lá, o barbear tradicional ainda é algo difundido, especialmente em regiões isoladas e menos ricas. Não à toa, a Gillette construiu uma enorme fábrica perto do aeroporto de Pulkovo em conjunto coma Leninets (um conglomerado com investimentos desde aviônicos militares até bens de consumo), num investimento de U$ 40 milhões que produz 860 milhões de lâminas por ano. Em 2004 essa fábrica foi expandida num investimento de mais de 500 milhões de rublos, seguido do fechamento de duas fábricas na Grã-Bretanha, mostrando que a P&G aposta muitas das suas fichas em território russo.

A Petesburg Products International (PPI) não fabrica apenas lâminas DE, mas uma miríade de produtos com e sem o nome Gillette. Só isso já seria suficiente para levar o troféu, mas não obstante, a Rússia ainda é casa de outras excelentes lâminas feitas pela Mostochlegmash.

Vamos tentar compilar aqui todas as lâminas feitas na Mother Russia, e eu tentarei me lembrar de como elas me serviram. Esse tópico não tem propósitos acadêmicos, e se você tem algo à acrescentar à ele ou corrigir, por favor comente.

Parte I - PPI

Você já deve ter ouvido falar do termo "Shavepocalipse". É como alguns se referem à um futuro hipotético onde as fábricas de lâminas fechariam devido à baixa demanda, e geralmente esses "ensaios"começam pela Gillette fechando a PPI ou simplesmente parasse de fabricar lâminas DE nela. Apesar do exagero, fato é que se isso acontecesse, deixaríamos de ter algumas das melhores lâminas que existem:

Gillette Nacet

Uma marca originalmente tcheca inglesa (obrigado, Emanuel!) comprada pela Gillette e movida para a PPI. São lâminas SUPER afiadas (também, cortam até um crocodilo!) e normalmente não custam barato. Eu recomendo, adoro-as!

Gillette Stainless

São lâminas baratas para o mercado ocidental, bem afiadas e não muito suaves.

Gillette Platinum

(Obrigado ao Emanuel pela colocação sobre estas lâminas que me lembrou  de editar essa entrada)

São lâminas que aparecem e desaparecem, e quando ressurgem não custam barato. Lembro de ter usado uma caixa destas e moderadamente gostado das mesmas. Achei-as não tão afiadas, mas bem suaves. Não recomendo correr atrás por causa do preço, mas se tiverem acesso, vale experimentar.

Gillette 7 O’Clock Super Stainless

Boas lâminas, mas não tão afiadas quanto as Sharpedge. Não confundir com as 7 o´clock verde "permasharp stainless" fabricadas na India e nem de perto tão eficientes.

Gillette 7 O’Clock SharpEdge

Estupendas lâminas. Muito afiadas e confortáveis, mas não perdoam estripulias. Feitas para o mercado asiático, mas encontrada com facilidade no Ebay.

Gillette 7 O'Clock Super Platinum (embalagem azul)

Dizem ser as 7 o'clock mais afiadas, mas pessoalmente nunca usei. Não as confundir com as Indianas de embalagem preta

[Imagem: 7oclocks1.jpg]

Gillette Silver Blue

Para mim, uma das melhores lâminas do mundo. Afiadas e confortáveis.

Gillette Minora

Usei apenas uma destas lâminas e achei-a bastante boa. Mas como é feita para o mercado Sul-Africano e difícil de achar, não vale à pena correr atrás.

Astra (Superior stainless, Superior Platinum e Keramik)

ASTRA era uma marca tcheca que foi comprada pela P&G e então movida para a PPI. As Astras geralmente são bem baratas, mas eu nunca encontrei as Keramik que dizem ser o topo da linha. As stainless são a marca de entrada e se comportam como tal, mas as Platinum são muito melhores. De tão baratas, é comum comprarem caixas fechadas de 100, na faixa de R$ 60,00 e eu recomendo sem reservas

Polsilver

Polsilver era uma marca polaca fabricada pela Wizamet posteriormente comprada pela Gillette e remanejada para a PPI, como muitas outras. Fazia algumas lâminas, inclusive as tais "Iridium Super" que mais tarde seria o supra-sumo das lâminas russas.

Estas são as fabricadas na época da polônia:

[Imagem: photo.jpg]

Esta é a Super Iridium da PPI ( e pessoalmente minha lâmina favorita):

[Imagem: wpf7fd7ac3_05.jpg]

MAS, estas lâminas foram tiradas de linha. Hoje em dia a P&G usa o antigo nome da "Polsilver" para dar nome à sucessora da Iridium Super:

[Imagem: polsilver-super-iridium-de-blades.jpg]

Eu já usei TODAS estas lâminas, e posso dizer com segurança (até onde pode ir minha opinião) que as antigas lãminas polacas eram boas, mas não tão boas quanto as atuais, Polsilver iridium Super, que são AS MESMAS lâminas que as anteriores; Iridium Super de embalagem listrada, em embalagem com 5 e não mais 10.

MEGA RECOMENDO estas lâminas, são caras mas valem cada centavo.

Gillette Rubie Platinum Plus

É a "Gillette" mais cara do mercado russo. Joga na mesma liga que as melhores lâminas deste review.

Rotbart

A Rotbart, como muitos sabem, era uma fábrica alemã de barbeadores e lâminas comprada pela Gillette em 1926. A Gillette ainda fabrica na Rússia lâminas com o nome Rotbart para o mercado germânico, nos modelos Extra Dunn e Supersanft.

Sputnik

A Sputnik tem uma história curiosa. Eram fabricadas por uma empresa chamada Factory for Consumer Products (FCP), e foi comprada pela PPI em 1996, sendo a primeira ligação da Gillette com a Rússia. A Sputnik continua sendo uma marca para o mercado interno, tanto que sua embalagem é toda escrita em cirílico.

Pessoalmente acho as Sputnik algo "ásperas" nos primeiros dois usos e depois "amacia". Não joga na mesma liga que as 7 o'clock, por exemplo.

Perma-Sharp

Eram lâminas fabricadas na Turquia pela Permatik Celik Sanayi e comprada pela Gillette em 2003, sendo movida para a PPI (como tantas outras). As lâminas fabricas na Turquia eram bem fracas, mas as feitas na Rússia são do mesmo calibre que as Nacet, Rubie ou 7 O'clock, perdendo apenas para as Iridium Super. Se a embalagem é plástica, fuja, se é de papel cartão, compre, pois são as novas.

Gillette Bleue Extra

São fabricadas para o mercado francês e um tanto complicado de conseguir fora, mas sempre existe o Ebay. Lembro de ter usado duas destas lâminas e conseguido excelentes barbeados.

Gillette Super Silver

Essa adição foi sugerida pelo Rafael Maia. Nunca as usei, mas pelo que entendi, são fabricadas para o mercado inglês e levam, curiosamente, o mesmo "slogan" que as antigas Gillette "swede" - Platinum hardened edges. Coincidência?

Wilkinson Sword

Sim, por "encreça que parível", uma lâmina Wilkinson é fabricada pela Gillette ( o que nem é novidade porque já acontece na Índia e no Brasil) na fábrica de São Petesburgo. Mais incrível ainda é que ela tem a MESMA identidade visual que a Wilkinson "made in Manaus":

[Imagem: IMG_3171.JPG]

Contudo, são dois animais totalmente diferentes. A lâmina manauara é muito ruim, na minha opinião, enquanto a russa segue o padrão de qualidade PPI. (obrigado ao Rafael Maia pela lembrança desta lâmina)

Parte II - Mostochlegmash

A mostochlegmash data de 1903, e começou sua vida produzindo agulhas, mas na época da WWII já produzia até armamentos para o exército vermelho. Depois da guerra voltou a fabricar lâminas e sobreviveu até a queda do comunismo em 1991...sendo comprada por investidores. É a principal fornecedora de lâminas para o mercado russo, até porque a PPI fabrica maioritariamente para exportação. Por lá se faz:

Rapira Stainless

São lâminas ultra-baratas e bem ásperas. Não recomendo.

Rapira Super Stainless

Uma melhora significativa frente às Stainless. São facilmente achadas no Ebay em caixas de 100 lâminas por 6 dólares.

Rapira Swedish super Steel

São absurdamente afiadas mas não muito suaves. Comigo se deterioravam muito rápido, e as três lâminas que usei me davam barbeados ultra-rentes mas no terceiro uso estavam inúteis.

Rapira Platinum Lux

São tão boas quanto às Gillette Rubie, afiadas e muito suaves. Recomendo com louvor.

Lada Super Stainless

São ótimas lâminas. Não tenho o que reclamar delas.

Voshkod

Muitas lâminas são revestidas com Teflon, mas no caso das Voshkod eles deixam isto bem claro na embalagem. Era de se esperar que fosse uma lâmina ultra-suave, mas não foi isso que eu encontrei, e sim uma lâmina um tanto suave sim, mas muito afiada. Duram poucos e ótimos barbeados, além de serem ridiculamente baratas (uma cartela de 100 custa 7,5 dólares no ebay). Recomendo!

Como podem ver, o mercado russo é rico em lâminas de alta qualidade, e isso é apenas para falar das fabricas lá, nem menciono o que entra via importação. A maioria das lâminas ou são ótimas, ou são estupendas, e claro, algumas nem tanto.

Espero que esse tópico tenha sido de alguma utilidade, e se você tem algum acréscimo ou correção, por favor comente  Wink

[Imagem: 36031087066_30e30480d6_m.jpg]
VISITE NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Responder
FranSOS
Super Gêmeos, ativar!
**

Reputação: 0
09-06-2015, 03:19 AM

Muito obrigado por este magnifico tópico. Um verdadeiro serviço publico.

Deus me dê vida, saúde, dinheiro e oportunidade para experimentar todas essas laminas.

Sent from my iPad using Tapatalk

Responder
NoName
Regendo a Regente

Reputação: 2
09-06-2015, 05:38 AM

Muito obrigado , Gabriel

Bom trabalho

Para mim as Gillette Rubie foi a melhor lâmina que usei até agora ... vai ser a minha proxima compra .

Responder
udrako
The Razor Master
administrators

Reputação: 14
09-06-2015, 05:41 AM

Obrigado pelo tópico amigo

Responder
oversaturn
Semogueiro
**

Reputação: 1
09-06-2015, 07:46 AM

Tópico muito interessante, parabéns.

Discordo um tanto do que escreveste acerca das Gillette Platinum. Sim, são fabricadas para o mercado da Europa Ocidental - mas são tudo menos baratas! Tongue
Poucas diferenças encontro entre as Gillette Platinum e as Silver Blue. São muito idênticas, quer em preço, quer em qualidade.
As Gillette Stainless (embalagem vermelha) não experimentei ainda, mas parece ser uma lâmina com especificação diferente, de entrada de gama.

E falta aí uma entrada imprescindível - as Gillette Bleue Extra, fabricadas em S. Petersburgo para o mercado francês.

Quanto às Nacet... a marca originalmente era Inglesa, e não checa. A produção na República Checa  é bastante posterior, e só aconteceu após a aquisição, pela Gillette, de instalações nesse país (provavelmente a mesma fábrica que produzia as ASTRA). Mas a marca Nacet era originalmente inglesa (tal como a 7 O'Clock), foi comprada algures no tempo pela Gillette e a sua produção foi sendo deslocalizada ao longo do tempo por várias fábricas do universo Gillette/P&G.

[Imagem: Laminas+NACET.jpg]

[Imagem: 970_001.jpg]

- Emanuel

Responder
gabrielmaia
Batil essa espuma
*

Reputação: 3
09-06-2015, 08:55 AM

Grande trabalho de pesquisa e experimentação.
Parabéns, Gago!

Há anos não uso uma lâmina que não seja feather, astra ou derby.
Lembro que gostava daquela Gillette da bola de futebol. É também fabricada na Russia?

Responder
MotaJV
Na idade da Pedra Hume
Super Moderators

Reputação: 4
09-06-2015, 09:24 AM

Obrigado pelas informações Gabriel!

"Pessoas que são boas em arranjar desculpas raramente são boas em qualquer outra coisa" - Benjamin Franklin

Responder
Rafael Maia
Surfista ponta prateada
Super Moderators

Reputação: 3
09-06-2015, 10:01 AM

(09-06-2015, 08:55 AM)gabrielmaia Escreveu: Grande trabalho de pesquisa e experimentação.
Parabéns, Gago!

Há anos não uso uma lâmina que não seja feather, astra ou derby.
Lembro que gostava daquela Gillette da bola de futebol. É também fabricada na Russia?

A Gillette Gol é fabricada na Índia, como a 365, a verde e a preta do review acima e a Gillette Wilkinson Big Grin

Parabéns pela pesquisa, ficou ótima Gago! Tem também a Gillette Super Silver para o mercado holandês. Parece que são caríssimas e nunca usei. E também faltam as Wilkinson Sword que são feitas para o Brasil e mercado sul-americano em geral, segundo a caixinha.

Responder
ricardoacj
Surfista ponta prateada

Reputação: 2
09-06-2015, 11:09 AM

Parabéns! Já favoritei o tópico.

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Responder
santor0007
Super-barba!
*

Reputação: 1
09-06-2015, 11:18 AM

Obrigado pela aula das minhas preferidas ("From Russia with Love")

Responder

Lingua:
Tema: