Registrar-se

Qual a diferença entre cremes e sabões?
Gago

Juntou-se: May 2015
Reputação: 35
29-09-2017, 05:15 PM

Mais uma aula professor!

[Imagem: Leonardo-DiCaprio-Clap.gif]

Se me permitem dar um "insight" agora enquanto artesão que sou, é bem isso que o Rodrigo diz; bastante investimento em desenvolver uma fórmula, bastante trabalho para gerenciar a matéria-prima necessária (lembrando que a gente sabe bem que o sabão de barbear na prática não tem validade, mas a matéria-prima sim), e ainda tem a questão de equipamento, que é diferente de fazer um sabão.

No final das contas, eu comecei à estudar e vi que o investimento era alto para no fim fazer um creme bom sim, mas que seria substancialmente mais caro que um Fixx-Modell, um Palmindaya, e por que não, um Bozzano. Aí não vale à pena, não vendo meus produtos só "porque são artesanais", vendo por serem BONS, e no mercado nacional já temos muitos BONS cremes e temos que saber até onde nossos passo alcançam. Além do mais, nunca gostei tanto de cremes quanto gosto de sabões para início de conversa Tongue

Enfim, nunca digo nunca, mas pelo futuro próximo não pretendo fazer cremes, pelo menos espumantes. Big Grin

[Imagem: 36031087066_30e30480d6_m.jpg]
VISITE NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Responder
XF-17

Super Moderators

Juntou-se: Dec 2016
Reputação: 0
29-09-2017, 06:13 PM

Muitos parabéns pelo tópico.

Enviado do meu SM-C115 através de Tapatalk

"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Responder
josivaldo

Juntou-se: Oct 2015
Reputação: 10
29-09-2017, 08:06 PM

Belíssimo artigo. Parabéns, Rodrigo.

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Responder
Corto

Juntou-se: Sep 2017
Reputação: 0
29-09-2017, 08:16 PM

Muitos parabéns pela "aula"! Tudo explicadinho e ainda por cima com exemplos práticos. Fantástico trabalho.

Responder
rodrigoqui

administrators

Juntou-se: Aug 2015
Reputação: 17
30-09-2017, 08:31 AM

Big Grin

Responder
decom

Super Moderators

Reputação: 6
30-09-2017, 10:07 AM

Artigo espetacular! Obrigado, Rodrigo!!

Sent from a long time ago, in a galaxy far, far away...

Responder
Pmartins85

Juntou-se: Apr 2017
Reputação: 1
01-10-2017, 09:03 AM

Bela aula mesmo.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Responder
oversaturn
Semogueiro

Reputação: 1
03-10-2017, 11:34 AM

Parabéns, excelente artigo!|

No que concerne a cremes com tallow, são raros, sim. Um dos mais conhecidos é o Vitos crema da barba, que é vendido em embalagem de 500mL para barbeiros:

[Imagem: crema-de-afeitar-vitos-profesional-500ml-.jpg]

Mas como podem ver na imagem, o tallow não é o componente principal - o primeiro componente é o ácido esteárico, e o tallow só aparece lá pra 6º lugar.

Um exemplo que foge bastante à regra é o Olivia's Crema. Trata-se de um creme de barbear artesanal feito na Alemanha, que tem tallow como primeiro componente e que é de facto um creme - talvez ligeiramente mais duro que um creme industrial, mas ainda assim, um creme, possível de retirar uma pequena quantidade para espumar numa taça. E sim, é verdadeiramente baseado em tallow, como podem ver aqui: http://www.olivia-seife.de/shop/herren/crema.html

Curiosamente esta artesã também faz sabões com tallow, mas não são tão bons quanto os cremes.

Mas este creme é quase filho único. Como se costuma dizer por aqui... é a excepção que confirma a regra! Big Grin

E mais uma vez, parabéns, artigo fantástico! Smile

- Emanuel

Responder
freddn

Juntou-se: Aug 2016
Reputação: 5
03-10-2017, 12:27 PM

Professor Rodrigo.
Parabéns, cara. Post extremamente instrutivo e esclarecedor.

Sent from my Lenovo K33b36 using Tapatalk

dropdeadgorgeousprozacaddicted

Responder
rodrigoqui

administrators

Juntou-se: Aug 2015
Reputação: 17
03-10-2017, 12:31 PM

(03-10-2017, 11:34 AM)oversaturn Escreveu: Parabéns, excelente artigo!|

No que concerne a cremes com tallow, são raros, sim. Um dos mais conhecidos é o Vitos crema da barba, que é vendido em embalagem de 500mL para barbeiros:

[Imagem: crema-de-afeitar-vitos-profesional-500ml-.jpg]

Mas como podem ver na imagem, o tallow não é o componente principal - o primeiro componente é o ácido esteárico, e o tallow só aparece lá pra 6º lugar.

Um exemplo que foge bastante à regra é o Olivia's Crema. Trata-se de um creme de barbear artesanal feito na Alemanha, que tem tallow como primeiro componente e que é de facto um creme - talvez ligeiramente mais duro que um creme industrial, mas ainda assim, um creme, possível de retirar uma pequena quantidade para espumar numa taça. E sim, é verdadeiramente baseado em tallow, como podem ver aqui: http://www.olivia-seife.de/shop/herren/crema.html

Curiosamente esta artesã também faz sabões com tallow, mas não são tão bons quanto os cremes.

Mas este creme é quase filho único. Como se costuma dizer por aqui... é a excepção que confirma a regra! Big Grin

E mais uma vez, parabéns, artigo fantástico! Smile

Obrigado pelos comentários!

Eu acabo nem considerando o Vitos como contendo tallow pois o mesmo é hidrogenado então acaba que no final o que temos é uma mistura de ácidos esteárico, palmítico e mirístico. O que seria diferente originalmente é convertido então não sobra muita coisa do tallow.

Mas não conhecia esse Olivia's Crema, interessantíssimo!
Esse realmente um creme baseado totalmente em talow. Uma mosca branca no mundo do barbear, fiquei até bem curioso agora.
Deve ser bem interessante, vou ver se procuro por algum. Me interessei.

Obrigado!

Responder

Lingua:
Tema: