Registrar-se

Navalha do zero?
Edgard
Na idade da Pedra Hume
Super Moderators

Juntou-se: Oct 2015
Reputação: 6
18-08-2018, 05:24 PM

(17-08-2018, 05:36 PM)Rafa Abrantes Escreveu:
(11-11-2017, 10:05 AM)danilo Escreveu: Respondendo a sua pergunta talvez?

Vamos la,

Navalha boa e barata e afiada é subjetivo. Assim como laminas cada pedra dara uma finalizacao. Eu iniciei com pedras chinesas e navalhas golddollars. Funcionane atinge um budget baixo.

Se voce quiser comecar direito recomendo comprar uma navalhanjanafiada e a revisor tem navalhas boas a 70 euros.

Uma vez com a navalha afiada vc precisa denum strop de couro e um strop de linho. O strop demlinho com uma pasta vai fazer o trabalho da pedra 12k. Ele nao é melhor ou pior, vai depender da sua sensibilidade. Eu danilo prefiro pedras mas 90% prefere pastas.

Se vc me pergunta como deve iniciar:

Navalha afiada
Strop de couro ( trm nacional bom e barato. O edgard comprou um)
Um strop de linho feito em casa de linho um lado pasta jacare verde/ dialux verde e no outro vermelho jacare ou dialux.

Usa a navalha no strop de couro. Comecou a perder o fio, da 3 passadas na pasta ( de 3 a 5) por lado limpa e strop de couro.

Isso deve durar se vc usar diariamente um tempao se a navalha for boa. Navalhas chinesas duram umas 10barbas  navalhas bboas 20/30.

“Mas danilo, pqmo pessoal curte as chinesas-zy e etc?” Pq sao baratas. Com 70 euros vc compra um punhado delas .

“Entao é melhor?” Nao sei. Pra mim nao. Pra putros amigos sim. Tem wuem passa a vida usando faca cega na cozinha e acha “normal”. Aqui em casa todas elas passam por ciclos de afiacao quinzenal pra que quando eu as use tao afiadas.
Se vc fizer isso, eu iria de chinesas.

Ai mudo a compra.

7 navalhas zy
1 pedra 12k chinesa
3 lixas duas 220 outra 600 pra alinhas a pedra
Uma pedra dupla 2-3k 6-8k
Ou uma pedra 3k e outra 8k
Strop em couro.

Ciclo,

Afio nas pedras 2/3k,
Inicio a polida pedra 6-8k
Deixo o fio lindo pedras 12k
Strop de couro
7 navalhas, 10 barbas duram 7 10semanas.
Refresh em pedra12k me dao mais 10semanas.

Se tiver q descer para outras pedras iria ate a 6/8k.

Nessa altura ja to usando a pedra 2/3k pras facas a 6/8 ta pegando po Smile e eu to ai fom um set pra uma vida.

Entao pq vc recomenda nao chinesas?

Pq eu nao gosto do sentimento das chinesas no meu rosto e uma navalha franesa me dura 20-30 barbas.

Ficou confuso ne?

Mas é confuso mesmo. Porque seria mais facil falar “vai de chinesa”; mas quero que saiba q se comecar pelo outro lado apesar de caro no inicio pode ser que goste mais pq eu gosto. E é obvio que vou sempre te falar oque é o melhor oque eu gosto.

A vantagem de iniciar nesse esquema chines é que quando quiser comprar uma navalha francesa por 100-150 no ebay vai saber afiar e ainda vai poder ajudar a quem quiser afiar as suas navalhas ( e cobrar por isso).

Ajudou?
E vc como iniciou?

Sent from my iPhone using Tapatalk

Valeu! Esse tópico me ajudou mto a encaminhar decisão e economizar um bom tempo.

Para o meu caso devo começar com uma navalha baixo custo. Tentar conseguir que já venha afiada ou que alguém afie. Ir aprendendo. E buscar uma mais top depois.

Obrigado.

Na minha opinião, começaria com uma boa navalha para aprender a se barbear com ela! Vc pode se frustrar precocemente com uma de baixo custo...
Para aprender a afiar começaria com uma de baixo custo, porém sabendo que não tenha grandes problemas de geometria!

Responder
danilo
Derby da capital
administrators

Juntou-se: May 2015
Reputação: 15
18-08-2018, 05:35 PM

Falta um grande número de pessoas comentarem suas impressões. Juro que tava aguardando meia dúzia que amam as GD se manifestarem

Enviado de meu XT1078 usando o Tapatalk

“Freedom is not worth having if it does not include the freedom to make mistakes.”
― Mahatma Gandhi

.

Tem foto? Então nao acredito! =P

Responder
cariocarj01
Med Stål Mot Strupen
Super Moderators

Reputação: 1
19-08-2018, 09:32 AM

Belo post Danilo. Direto ao ponto. As de baixo custo podem desanimar/decepcionar. E as de alto custo saem caro (mas não decepcionam).

Não gosto das chinesas... tenho 2 GD que nunca pegaram fio e 2 ZY que não ficaram boas como gosto.

Navalhas pra mim são as suecas e as Wacker (Revisor tb).

Seja gentil pois cada um que você encontra está passando por uma luta dura. (Ian Maclaren 1850 – 1907)

Responder
danilo
Derby da capital
administrators

Reputação: 15
19-08-2018, 06:09 PM

(19-08-2018, 09:32 AM)cariocarj01 Escreveu: Belo post Danilo. Direto ao ponto. As de baixo custo podem desanimar/decepcionar. E as de alto custo saem caro (mas não decepcionam).

Não gosto das chinesas... tenho 2 GD que nunca pegaram fio e 2 ZY que não ficaram boas como gosto.

Navalhas pra mim são as suecas e as Wacker (Revisor tb).

bom te ver de volta amigo

“Freedom is not worth having if it does not include the freedom to make mistakes.”
― Mahatma Gandhi

.

Tem foto? Então nao acredito! =P

Responder
rudregues
Fixx-Modellos
*

Juntou-se: Dec 2019
Reputação: 0
26-07-2020, 02:19 PM

Ótimo tópico Danilo! Obrigado

Sent from my moto x4 using Tapatalk