Registrar-se

Qual o real signficado termos nas lâminas
jlcarneiro
Filarmônica de São Paulo
**

Juntou-se: Nov 2017
Reputação: 0
30-12-2017, 07:42 PM

Boa tarde, pessoal!

Refiro-me aos termos como "Chrome", "Platinum", "Iridium"... Sei o que quer dizer cada termo, mas o querem dizer, na prática?

São apenas termos de marketing ou as Chrome tem uma indicação e as Platinum outra?

Quais são mais indicadas para cada barba ou pele?

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Responder
josivaldo
Num Affair com a Wilkinson

Juntou-se: Oct 2015
Reputação: 10
30-12-2017, 08:08 PM

Acredito que seja o material do revestimento da lâmina.
O mais adequado para cada pele e barba é testar o que estiver disponível e ver o que mais te agrada.
Estava pensando em postar um tópico desse gênero, eu particularmente gosto mais das Stainless, qualquer lâmina Stainless vai bem com minha pele, até mesmo aquela chinesa que vem com o clone da Futur.

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Responder
Gago
Austrolopitecus Injectors

Juntou-se: May 2015
Reputação: 35
30-12-2017, 08:36 PM

São termos usados como ferramenta de marketing, mas sim, indicam geralmente o revestimento do fio de corte (crômio, platina, etc). Mas às vezes uma lâmina tem vários revestimentos, como a Derby, então não dava para chama-la de "Derby chrome-platinum-iridium-etc-etc", então é somente "Derby Extra".
Mas também não quer dizer que só porque uma lâmina se chama por exemplo "Asco stainless" ela não tem revestimento nenhum. Hoje em dia não deve haver nenhuma lâmina (ao menos relevante) sem pelo menos um revestimento. Muito do conforto e durabilidade das lâminas atuais são obra justamente desses revestimentos, e é a razão porque uma pessoa afia uma lâmina antiga e depois se pergunta porque ela não é tão confortável =P

Agora, qual é mais indicada para o quê, é o mistério maior desse hobby e metade da graça é descobrir sozinho o que funciona consigo mesmo. Eu com um bocado de anos disto nas costas recentemente descobri que uma lâminazinha "vagabunda" como a ASCO stainless mesmo, funciona que é uma beleza comigo. Melhor que muitas "crômio, plátina e tal" por aí.

[Imagem: 36031087066_30e30480d6_m.jpg]
VISITE NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Responder
udrako
O Ikonoclasta
administrators

Reputação: 14
31-12-2017, 12:33 AM

+1

Responder
rodrigoqui
Num Affair com a Wilkinson
administrators

Juntou-se: Aug 2015
Reputação: 15
31-12-2017, 08:50 AM

Esses termos são o mais puro marketing.
As empresas fazem diversos tipos de recobrimentos em suas lâminas para deixá-las mais duráveis e suaves. Mas não acredite que tenha irídio na Polsilver por exemplo. O que elas normalmente fazem é as vezes pegar algum metal que se tenha na liga utilizada para fazer o aço e usá-lo como propaganda. A derby as vezes fala do tungstênio nas suas lâminas, mas ele é do aço utilizado. É assim para a maioria das lâminas. A lord por exemplo vai trocando a nomenclatura de acordo com a evolução da qualidade, mas os nomes são apenas nomes.

Responder
jlcarneiro
Filarmônica de São Paulo
**

03-01-2018, 01:15 AM

Obrigado pelas dicas!

Mas, se os nomes são apenas marketing, como eu desconfiava, como faço para saber qual a melhor de duas lâminas (a Lord branca e a azul)?

Responder
eduardo
Gentilmente Brut

Juntou-se: Dec 2016
Reputação: 9
03-01-2018, 08:00 AM

(03-01-2018, 01:15 AM)jlcarneiro Escreveu: Obrigado pelas dicas!

Mas, se os nomes são apenas marketing, como eu desconfiava, como faço para saber qual a melhor de duas lâminas (a Lord branca e a azul)?

Testando! Aí só você poderá perceber qual se dá melhor com a sua barba.

Eu já testei a Lord Platinum Class, Super Stainless, Classic e a Super Chrome, a Super Chrome foi a que eu senti mais suave, mas não voltaria a comprá-la, além de não ser fácil achá-la no Brasil, há outras lâminas melhores na mesma faixa de preço.

Responder
Stützel
Enox(idável)
**
administrators

03-01-2018, 09:59 AM

É nessa hora de duvida ... que começamo a ter mais laminas do que podemos usar Big Grin .

"O caráter é como uma árvore e a reputação como sua sombra. A sombra é o que nós pensamos dela; a árvore é a coisa real."
(Abraham Lincoln)

Responder
Gago
Austrolopitecus Injectors

Reputação: 35
03-01-2018, 10:44 AM

Então...você vai ter que se acostumar à ver as fábricas vendendo "N" lâminas diferentes, e chamando cada uma por um nome que GERALMENTE é um ou um dos revestimentos.

Às vezes é fácil dizer qual é a melhor, em teoria, de duas lâminas, se uma for apenas "stainless" e outra for "platinum" ou "super chrome". (usando nomes da Lord mesmo). Outras vezes nem tanto. Qual seria a melhor entre a super chrome e a platinum? Aí que o bicho pega, porque depende do marketing da empresa cada uma chama do que quiser. Mas nesses casos de adjetivos equivalentes, o melhor indicador é o preço.

A Lord Super chrome é mais barata que a Lord Platinum. Então na teoria (porque uma lâmina pode ter dois ou três polimentos no fio de corte, um ou vários revestimentos) uma lâmina mais cara geralmente vai ser melhor porque ela é mais "caprichada", recebe mais benefícios. Na "hierarquia" da Lord, a platinum é a melhor e mais cara.

Agora, como você faz para saber mesmo mesmo qual é a melhor? usando. Porque a teoria é muito bonita - uma lâmina platinum vai ser sempre melhor que uma stainless - mas na prática cada lâmina é uma lâmina e pode não ser tão boa pros outros mas ser pra você.

Eu dei o exemplo da ASCO stainless, que é uma lâmina super barata, e para mim ela é tão boa ou ainda melhor que outras lâminas muito mais caras.

Fazendo uma comparação; qual é o melhor toyota corolla? O HLX ou o SEG? O HLX é completo mas não tem câmbio automático, o SEG é mais caro e tem, mas nem todo mundo gosta de câmbio automático, e ele tem a desvantagem de consumir mais combustível. (estou puxando isso de memória, pode ser que hoje em dia essa comparação nem faça sentido mas uns cinco anos atrás fazia)

Agora eu vou te dizer uma coisa que vai te deixar mais confuso ainda; às vezes a própria marca muda o nome das lâminas sem mais nem menos. A Lord de caixa verde/preta era chamada super stainless, mas também já a vi com o nome "classic". É para confundir mesmo! Big Grin

[Imagem: 36031087066_30e30480d6_m.jpg]
VISITE NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Responder
jlcarneiro
Filarmônica de São Paulo
**

03-01-2018, 12:51 PM

Pois é... Parece o que fazem com pasta de dentes! Sad

Responder