Registrar-se

Savonnerie Artisanale Martin de Candre - Produção de Sabões
aspoletto
Tateando o Thater

Juntou-se: May 2017
Reputação: 3
11-03-2018, 02:55 PM

(11-03-2018, 09:53 AM)danilo Escreveu:
(10-03-2018, 10:50 PM)rodrigoqui Escreveu:
(10-03-2018, 10:00 PM)aspoletto Escreveu:
(10-03-2018, 09:48 PM)rodrigoqui Escreveu: não sou lá muito fã de deixar sabão de molho, o chamado blooming, mas cada um é cada um.

Alguma explicação química para isso?

Explicação química até tem, mas daria um post completo pra falar tudo.
Mas deixar o sabão molhado não faz muito bem pra ele. Com o tempo pode deteriorar. Mas isso é uma coisa muito pessoal. Muita gente não liga e não tem nenhum problema, mas eu sempre prefiro evitar problemas. Por isso é sempre bom deixar secar bem.

Eu nao vejo vantagem tmb. Tentei umas 10vezes e inclussive deixou a espuma menos densa

Sent from my iPhone using Tapatalk

Eu deixava de molho, porque li que era necessário. Vou parar de fazer isso.

Deja vu!
I've just been in this place before

Responder
rodrigoqui
Num Affair com a Wilkinson
administrators

Juntou-se: Aug 2015
Reputação: 15
11-03-2018, 07:02 PM

(11-03-2018, 02:55 PM)aspoletto Escreveu:
(11-03-2018, 09:53 AM)danilo Escreveu:
(10-03-2018, 10:50 PM)rodrigoqui Escreveu:
(10-03-2018, 10:00 PM)aspoletto Escreveu:
(10-03-2018, 09:48 PM)rodrigoqui Escreveu: não sou lá muito fã de deixar sabão de molho, o chamado blooming, mas cada um é cada um.

Alguma explicação química para isso?

Explicação química até tem, mas daria um post completo pra falar tudo.
Mas deixar o sabão molhado não faz muito bem pra ele. Com o tempo pode deteriorar. Mas isso é uma coisa muito pessoal. Muita gente não liga e não tem nenhum problema, mas eu sempre prefiro evitar problemas. Por isso é sempre bom deixar secar bem.

Eu nao vejo vantagem tmb. Tentei umas 10vezes e inclussive deixou a espuma menos densa

Sent from my iPhone using Tapatalk

Eu deixava de molho, porque li que era necessário. Vou parar de fazer isso.

Como eu disse, isso é uma coisa bem pessoal. Tem muita gente que faz e nunca teve problema. Se gosta continua!
Eu, particularmente, não vejo vantagem operacional (para muita gente a única vantagem é usar água quente e liberar mais o aroma) e prefiro evitar problemas com meus sabões. Mas como disse é pessoal isso.

Responder
aspoletto
Tateando o Thater

Juntou-se: May 2017
Reputação: 3
11-03-2018, 07:46 PM

@rodrigoquimica

Nunca usei sem deixar de molho, farei uns testes antes de tomar uma decisão.

Se não notar diferença, paro de deixar de molho.
Se notar diferença positiva, paro de deixar de molho.
Se notar diferença negativa, continuo deixando de molho.

Logo a chance é de 66%.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Deja vu!
I've just been in this place before

Responder
rodrigoqui
administrators

11-03-2018, 08:05 PM

(11-03-2018, 07:46 PM)aspoletto Escreveu: @rodrigoquimica

Nunca usei sem deixar de molho, farei uns testes antes de tomar uma decisão.

Se não notar diferença, paro de deixar de molho.
Se notar diferença positiva, paro de deixar de molho.
Se notar diferença negativo, continuo deixando de molho.

Logo a chance é de 66%.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Um dos problemas é que acaba por escorrer agua por exemplo pelos cantos do sabão e vão parar no fundo do pote. E depois de chegarem lá é mais difícil de sair e acaba acumulando umidade no fundo do sabão. Essa umidade depois de um tempo pode ir se distribuindo pelo sabão mesmo com ele fechado e pode começar a dar zica. Claro que pode não acontece nada, mas como disse antes, prefiro sempre me precaver e evitar problemas nos meu itens.
Para quem usa poucos sabões e mantém poucos em uso não vai fazer lá muita diferença.

Mas o negocio do barbear é sempre fazer o que for melhor pra você. Se gosta e curte usar, usa a vontade!

Eu que sou meio chato mesmo.

Responder
eduardo
Gentilmente Brut

Juntou-se: Dec 2016
Reputação: 8
11-03-2018, 09:28 PM

(11-03-2018, 08:05 PM)rodrigoqui Escreveu: Um dos problemas é que acaba por escorrer agua por exemplo pelos cantos do sabão e vão parar no fundo do pote. E depois de chegarem lá é mais difícil de sair e acaba acumulando umidade no fundo do sabão. Essa umidade depois de um tempo pode ir se distribuindo pelo sabão mesmo com ele fechado e pode começar a dar zica. Claro que pode não acontece nada, mas como disse antes, prefiro sempre me precaver e evitar problemas nos meu itens.
Para quem usa poucos sabões e mantém poucos em uso não vai fazer lá muita diferença.

Mas o negocio do barbear é sempre fazer o que for melhor pra você. Se gosta e curte usar, usa a vontade!

E ao carregar o pincel este não está molhado umedecendo da mesma forma o sabão? Ou então depois de carregar o pincel você não lava o sabão para tirar a espuma que se formou? Isso molharia o sabão também, talvez com um impacto menor do que deixá-lo de molho, mas ainda assim o molharia. Como trabalha com isso?

Responder
rodrigoqui
administrators

11-03-2018, 09:37 PM

(11-03-2018, 09:28 PM)eduardo Escreveu:
(11-03-2018, 08:05 PM)rodrigoqui Escreveu: Um dos problemas é que acaba por escorrer agua por exemplo pelos cantos do sabão e vão parar no fundo do pote. E depois de chegarem lá é mais difícil de sair e acaba acumulando umidade no fundo do sabão. Essa umidade depois de um tempo pode ir se distribuindo pelo sabão mesmo com ele fechado e pode começar a dar zica. Claro que pode não acontece nada, mas como disse antes, prefiro sempre me precaver e evitar problemas nos meu itens.

E ao carregar o pincel este não está molhado umedecendo da mesma forma o sabão? Ou então depois de carregar o pincel você não lava o sabão para tirar a espuma que se formou? Isso molharia o sabão também, talvez com um impacto menor do que deixá-lo de molho, mas ainda assim o molharia. Como trabalha com isso?

Como eu falei antes eu sou muito chato com isso e evito ao máximo água. E sei que tem muita gente tão chata quanto eu e até mais, que retiram uma porção do sabão, colocam em um bowl e vão carregando assim. Eu não chego nesse extremo, mas por preguiça mesmo e não por falta de vontade rsrs
Eu sempre carrego meus sabões com o pincel bem pouco molhado (por que gosto assim, aí controlo melhor na hora de construir a espuma depois). Não dá para escorrer agua, só molha a superfície. E após o uso eu não lavo o sabão para retirar o excesso de espuma. Deixo secar com ela mesmo e depois de bem seco tampo. O que eu faço as vezes é lavar por fora quando cai espuma pra fora do pote, mas nesse caso com cuidado para não entrar nada.

Responder
danilo
Proraso e profundo
administrators

Juntou-se: May 2015
11-03-2018, 11:47 PM

(11-03-2018, 09:37 PM)rodrigoqui Escreveu:

Como eu falei antes eu sou muito chato com isso e evito ao máximo água. E sei que tem muita gente tão chata quanto eu e até mais, que retiram uma porção do sabão, colocam em um bowl e vão carregando assim. Eu não chego nesse extremo, mas por preguiça mesmo e não por falta de vontade rsrs
Eu sempre carrego meus sabões com o pincel bem pouco molhado (por que gosto assim, aí controlo melhor na hora de construir a espuma depois). Não dá para escorrer agua, só molha a superfície. E após o uso eu não lavo o sabão para retirar o excesso de espuma. Deixo secar com ela mesmo e depois de bem seco tampo. O que eu faço as vezes é lavar por fora quando cai espuma pra fora do pote, mas nesse caso com cuidado para não entrar nada.

faco o mesmo em 99% do tempo. Poucos são aqueles q eu "molho" pra lavar. alias, tem americanos que "reutilizam espuma". Não chego nesse nivel.

=)

“Freedom is not worth having if it does not include the freedom to make mistakes.”
― Mahatma Gandhi

.

Tem foto? Então nao acredito! =P

Responder
Pmartins85
bozzanus mentoladix
*

Juntou-se: Apr 2017
Reputação: 1
12-03-2018, 12:13 AM

(11-03-2018, 11:47 PM)danilo Escreveu:
(11-03-2018, 09:37 PM)rodrigoqui Escreveu:

faco o mesmo em 99% do tempo. Poucos são aqueles q eu "molho" pra lavar. alias, tem americanos que "reutilizam espuma". Não chego nesse nivel.

=)

O que seria reutilizar espuma? Deixar ela secar no bowl e fazer a nova espuma em cima dessa?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Responder
oversaturn
Semogueiro
**

Reputação: 1
12-03-2018, 12:00 PM

Num sabão como o Martin de Candre, que espuma quase só de olhar torto para ele Big Grin, acho o "blooming" completamente desnecessário....

Além disso, acho o "blooming", da maneira que vejo fazer por alguns "vbloggers", a "afogar" todo o sabão, completamente sobrevalorizado e desnecessário.

Mesmo em sabões duros tripple-milled, nunca precisei mais do que umas gotas de água na superfície do sabão para ir amolecendo, durante uns minutos, enquanto se prepara o material.

- Emanuel

Responder
Gago
Austrolopitecus Injectors

Reputação: 35
12-03-2018, 01:50 PM

Dizer que blooming é necessário, útil ou sei lá o quê é difícil quando a gente dá o mesmo nome à um monte de coisas diferentes. Eu sempre recomendo deixar um tantinho d'água por cima do sabão alguns momentos, enquanto colocamos a lâmina no barbeador ou coisa que o valha.

Mas algumas pessoas, como bem lembrado pelo amigo acima, afogam o sabão na pia. =P

Um pouco de água em cima do sabão por alguns momentos eu só vejo como positivo, deixar o mesmo afogado na pia ou um tempão debaixo da água corrente, já não vejo razão, mas, cada um faz o que quer com suas coisas lol

[Imagem: 36031087066_30e30480d6_m.jpg]
VISITE NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Responder

Lingua:
Tema: