Registrar-se

Merkur 38 C Barber Pole
Thony
Ordem e Progress

Juntou-se: Jul 2017
Reputação: 8
12-02-2019, 11:08 AM

1. Origem: Alemanha.

2. Fabricante: Merkur.

3. Preço: A partir de $50,00 mais portes.

4. Construção: Maquina de 2 peças, cabo recartilhado. Bom acabamento.

5. Material: Metal.

6. Dimensões:

- Comprimento total: 10,4cm
- Diâmetro do Cabo: 1,1cm

7. Peso: 112g.

8. Maneabilidade: Boa, o peso tende ao cabeçal, acessa sem problemas áreas criticas (como embaixo do nariz). O cabo longo permite uma boa empunhadura.

6. Cabeçal e agressividade: Cabeçal Closed Comb , eficiente e suave.

7. GAP: Não tenho equipamento para mensurar.

8. Exposição da lâmina: Não tenho equipamento para mensurar.

9. Mudança de lâmina: Fácil, sem problemas de alinhamento da lâmina.

10. Considerações:

Considerei a máquina suave e eficiente, sendo porém, um pouco menos permissiva, por exemplo, que a EJDE89.

11. Comentários:

IMMO:  Aconselho esta SR fortemente, bem construída e proporciona um barbear eficiente e confortável. Eu chamo este aparelho de barbear de irmão mais velho do Merkur 34c porque eles têm muitos aspectos semelhantes. A principal diferença é que o 38c tem um cabo mais longo, é um pouco mais pesado e possui um estilo diferente de aderência no cabo.

Maquina suave, mas há de se tomar cuidado para não fazer pressão na SR, pois o peso dela já  é suficiente para tirar a barba, se adicionar pressão, pode causar acidentes de percurso.

Utilizei nos testes varias lâminas, como 7’Oclock,  Lamix New Platinum, Feather, sem ter nenhum acidente (nicks ou razor burn).

Registro aqui um agradecimento ao nobre confrade Moreirapa, que gentilmente me presenteou com esta SR.

Por último, porem, não menos importante,há usuários a quem este produto possa ou não agradar, e esta analise é  pessoal, sem desrespeito ou desmerecimento a  impressão  de outrem, pois uma impressão (intuição) é algo intrínsecamente pessoal. Afinal, “não existem verdades absolutas, existem verdades” (Max Weber).

As coisas sempre parecem impossíveis até que sejam feitas -  Nelson Mandela

Responder
aspoletto
Valoroso Valobra

Juntou-se: May 2017
Reputação: 3
12-02-2019, 12:16 PM

Excelente review, Thony.

Deja vu!
I've just been in this place before

Responder
freddn
Fonte D'aqua velva.
**

Juntou-se: Aug 2016
Reputação: 5
12-02-2019, 12:19 PM

Alguns dizem que a 38c é a versão long handle da 34c, apenas.
Há uma diferença de blade gap em função do tamanho do handle. Se não me engano, uma parte do site da above the tie tem essas informações.

A falta de permissividade é mais em função do peso, eu acho.

dropdeadgorgeousprozacaddicted

Responder
Sergio Donnini
Valoroso Valobra

Juntou-se: Jun 2018
Reputação: 14
12-02-2019, 01:26 PM

Da Merkur eu tenho a Futur, mas acredito que essa máquina seja excelente também. A Engenharia alemã é foda!

Responder
udrako
Correndo o Mondial
administrators

Juntou-se: May 2015
Reputação: 14
12-02-2019, 11:53 PM

Obrigado por compartilhar as impressões.

Responder
rodrigoqui
Desejo de raspar
administrators

Juntou-se: Aug 2015
Reputação: 17
13-02-2019, 08:55 AM

Obrigado pelo review.

Já tive a 39C com esse mesmo cabo e é no mínimo interessante de usar, bem diferente dos outros. Acho legal como o formato e distribuição de peso de um cabo influencia tanto no barbear.

Sobre os gaps da Merkur existe um debate enorme sobre o assunto.
Segundo a Merkur não tem diferença, é tudo igual. Aí a pessoa compra máquinas diferentes e tem sensações diferentes  durante o uso. Outra pessoa faz medidas de gaps e tem valores diferentes. Fica essa foto do site da ATT  aí abaixo com algumas medidas dos Gaps. Marquei de vermelho as com esse tipo de cabeçal.

O tamanho do gap está bem longe de ser a medida mais importante de uma SR, valores do ângulo e da exposição da lâmina fazem bem mais diferença, vide a Blackbird que tem um gap bem pequeno (semelhante aos das gillettes consideradas super suaves) e a R41 menor ainda, mas são bem agressivas devido a exposição da lâmina. Mas o gap não deixa de ser importante, e ajuda bastante a ter uma ideia de como a maquina vai funcionar,  ainda mas para comparar modelos iguais(como é o caso). Imagino que o pessoal considera a 34C a mais famosa da marca por esse gap ligeiramente maior. Mas a razão para esse gap maior é meio difusa.

Tem quem ache que a Merkur faz sim modelos diferentes para cada SR e gente que pensa que na verdade essa diferença vem da forma de produção. As peças da Merkur são feitas em zamak por fundição usando moldes. Algumas pessoas, que trabalham na área de fundição (por diversos comentários em fóruns fora do país), acreditam que as diferenças venham mais de imprecisões nos moldes (a cada rodada eles gastam um pouco) e diferenças  na fora de fazer, por isso justificam que tem aparelhos semelhantes com medidas de gap diferentes. A diferença não é muito grande (como dá pra ver na tabela) e talvez passe despercebido para muita gente. 

Eu particularmente não sei o que é mais provável, embora acredite que nesse caso ela faça sim modelos diferentes, mas não sei pq não assume. Não entendo nada dessa área e não usei tantos aparelhos da merkur assim para poder eu mesmo comparar e ver qual das duas ideias acho a mais correta, se é uma diferença no desenho de verdade ou aleatório durante a produção. Mas não dá para negar que hoje em dia as empresas que tentam inovar na área tem fugido muito da produção por fundição justamente pela baixa precisão que se obtém e tem feitos os aparelhos por MIM (como as rockwell) ou em tornos CNC (que tem sido o mais amplamente utilizado e infelizmente mais caro). A própria Muhle teve de fazer essa mudança na Rocca feita em inox. A V1 era feita por fundição usando moldes e a precisão deixava bastante a desejar, tanto que rapidamente pararam a produção e hoje a V3, modelo atual,  está sendo feita por MIM. Mas eu realmente não sei até que ponto o processo de produção realmente influencia no resultado. Como disse acho que a merkur faça sim modelos diferentes.

Mas é um assunto que dá uma discussão interessante. Acho legal compartilharmos as impressões que temos.

[Imagem: XJ7obUn.png]

[Imagem: Rx8r77p.png]

Responder
mbarreto
Batil essa espuma
*

Juntou-se: Feb 2017
Reputação: 0
15-02-2019, 07:38 PM

(13-02-2019, 08:55 AM)rodrigoqui Escreveu: Obrigado pelo review.

Já tive a 39C com esse mesmo cabo e é no mínimo interessante de usar, bem diferente dos outros. Acho legal como o formato e distribuição de peso de um cabo influencia tanto no barbear.

Sobre os gaps da Merkur existe um debate enorme sobre o assunto.
Segundo a Merkur não tem diferença, é tudo igual. Aí a pessoa compra máquinas diferentes e tem sensações diferentes  durante o uso. Outra pessoa faz medidas de gaps e tem valores diferentes. Fica essa foto do site da ATT  aí abaixo com algumas medidas dos Gaps. Marquei de vermelho as com esse tipo de cabeçal.

O tamanho do gap está bem longe de ser a medida mais importante de uma SR, valores do ângulo e da exposição da lâmina fazem bem mais diferença, vide a Blackbird que tem um gap bem pequeno (semelhante aos das gillettes consideradas super suaves) e a R41 menor ainda, mas são bem agressivas devido a exposição da lâmina. Mas o gap não deixa de ser importante, e ajuda bastante a ter uma ideia de como a maquina vai funcionar,  ainda mas para comparar modelos iguais(como é o caso). Imagino que o pessoal considera a 34C a mais famosa da marca por esse gap ligeiramente maior. Mas a razão para esse gap maior é meio difusa.

Tem quem ache que a Merkur faz sim modelos diferentes para cada SR e gente que pensa que na verdade essa diferença vem da forma de produção. As peças da Merkur são feitas em zamak por fundição usando moldes. Algumas pessoas, que trabalham na área de fundição (por diversos comentários em fóruns fora do país), acreditam que as diferenças venham mais de imprecisões nos moldes (a cada rodada eles gastam um pouco) e diferenças  na fora de fazer, por isso justificam que tem aparelhos semelhantes com medidas de gap diferentes. A diferença não é muito grande (como dá pra ver na tabela) e talvez passe despercebido para muita gente. 

Eu particularmente não sei o que é mais provável, embora acredite que nesse caso ela faça sim modelos diferentes, mas não sei pq não assume. Não entendo nada dessa área e não usei tantos aparelhos da merkur assim para poder eu mesmo comparar e ver qual das duas ideias acho a mais correta, se é uma diferença no desenho de verdade ou aleatório durante a produção. Mas não dá para negar que hoje em dia as empresas que tentam inovar na área tem fugido muito da produção por fundição justamente pela baixa precisão que se obtém e tem feitos os aparelhos por MIM (como as rockwell) ou em tornos CNC (que tem sido o mais amplamente utilizado e infelizmente mais caro). A própria Muhle teve de fazer essa mudança na Rocca feita em inox. A V1 era feita por fundição usando moldes e a precisão deixava bastante a desejar, tanto que rapidamente pararam a produção e hoje a V3, modelo atual,  está sendo feita por MIM. Mas eu realmente não sei até que ponto o processo de produção realmente influencia no resultado. Como disse acho que a merkur faça sim modelos diferentes.

Mas é um assunto que dá uma discussão interessante. Acho legal compartilharmos as impressões que temos.

Informações sobre a Merkur eu vou buscar com a... Merkur. 

Tenho a 34c e já tive a 38c, pra mim são iguais. Claro, não vamos confundir a sensação que um cabo mais pesado dá no barbear, você até comenta: "Aí a pessoa compra máquinas diferentes e tem sensações diferentes durante o uso", bem observado... sensações, daí terem cabeças diferentes é outra história.

Creio que as diferenças encontradas em alguns aparelhos não refletem uma produção de milhares, há relatos de diferenças no gap da Progress de uma máquina para outra na mesma regulagem e isso não significa que existam vários moldes para essa máquina, é o controle de qualidade que, embora alemão (eu acho, se não for produzido em outro lugar), não é uma Muhle

Responder
Joabi
Tudo Azul Inox
**

Juntou-se: Jul 2017
Reputação: 9
15-02-2019, 08:13 PM

Excelente review, Thony. Muito obrigado.

Responder
rodrigoqui
Desejo de raspar
administrators

Juntou-se: Aug 2015
Reputação: 17
15-02-2019, 09:38 PM

Eu ainda tenho vontade de testar um 34C para ver a diferença para a 33C.
Mas animar a fazer isso é outra historia rsrs

Responder

Lingua:
Tema: