Registrar-se

REVIEW - Gillette Slim Adjustable
Joabi
Tudo Azul Inox
**

Juntou-se: Jul 2017
Reputação: 9
19-05-2019, 01:25 PM

APRESENTAÇÃO:

Aparelho Gillette Slim Adjustable - Código I-4, portanto do último trimestre de 1963.

[Imagem: Slim-01.jpg]

1. Origem
: E.U.A.

2. Fabricante: Gillette

3. Preço: Como o aparelho está fora de fabricação, o valor varia bastante, dependendo do estado de conservação e itens que acompanham o produto, como lâminas e estojo original, ou se for NOS (New Old Stock). No Ebay o valor costuma ficar a partir de 35 dólares + frete, mas pode custar bem mais que isso.

4. Construção: Aparelho do tipo TTO (Twist-to-Open - de portinhas), ajustável, com nove posições de ajustes, sendo o número 1 o mais suave e o número 9 o mais agressivo. O mecanismo de abertura (TTO) fica na base do aparelho, e conta com um sistema onde o último quarto de volta trava as portas e a lâmina.

5. Material: Nickel plated brass (latão niquelado)

6. Dimensões: 3.5 polegadas (aproximadamente 8,9 cm)

7. Peso: 71 gramas

[Imagem: Slim-02.jpg]

8. Maneabilidade: Aparelho muito equilibrado e fácil de usar. Ótimo peso e comprimento do cabo, o que ajuda no conforto ao se barbear. Um detalhe, é que muitos recomendam que a troca de posição (ajustes de 1 a 9) seja feita com as portas abertas, para não causar stress no mecanismo.

6. Cabeçal e agressividade: O cabeçal é bastante compacto, em se tratando de um aparelho TTO. Existe um pouco de exposição da lâmina nas laterais, mas nunca tive problemas de me cortar.
Quanto à agressividade, o “range” de ajustes é bastante grande, sendo que no ajuste “1” a SR é bem suave, mas ainda assim eficiente se for usada uma lâmina afiada, e no ajuste “9” o aparelho fica bem agressivo. Geralmente uso entre as posições 3 e 6, dependendo da quantidade de dias que estou sem me barbear.

7. GAP: Retirado da internet:

Setting 1 - 0.56mm
Setting 2 - 0.61mm
Setting 3 - 0.66mm
Setting 4 - 0.74mm
Setting 5 - 0.81mm
Setting 6 - 0.89mm
Setting 7 - 0.97mm
Setting 8 - 1.04mm
Setting 9 - 1.14mm

8. Exposição da lâmina: 1,1mm.

9. Mudança de lâmina
: Super tranquila. Basta girar a base e o mecanismo TTO abre as portas. O encaixe da lâmina é perfeito e, para fechar, basta girar a base novamente até o final. O último quarto de volta trava o mecanismo. As portas nunca se abriram ou sequer se afrouxaram durante o barbear.

[Imagem: Slim-03.jpg]

10. Considerações: Recomendo fortemente o produto. Apesar de estar fora de produção, ainda é possível encontrá-lo com certa facilidade.

11. Comentários
: Uma jóia! Um clássico do barbear tradicional. Não há como definir de outra forma. Um aparelho que resiste ao tempo e que segue sendo um dos preferidos de muitos usuários. Certamente tem espaço no armário ou coleção de qualquer wet-shaver.

O ótimo nível de construção, aliado a um conjunto de 9 posições muito bem distribuídas, tornam esse aparelho eficiente para qualquer tipo de barba, mesmo com vários dias de crescimento.

Seja para aqueles que preferem usar uma única posição durante o barbear inteiro ou ficar trocando de nível durante cada passada, este aparelho funciona muito bem, com toda a comodidade que um verdadeiro "ajustável" oferece.

Link com informações adicionais sobre a Slim, em inglês, com dados sobre as variações nos diversos modelos produzidos entre 1961 (G-3) e 1968 (N-4):

http://www.gilletteadjustable.com/slim.html

[Imagem: Slim-05.jpg]

[Imagem: Slim-04.jpg]
.

Responder
Thony
Ordem e Progress

Juntou-se: Jul 2017
Reputação: 8
19-05-2019, 01:29 PM

Grande review Joabi, um classico................................Parabens

As coisas sempre parecem impossíveis até que sejam feitas -  Nelson Mandela

Responder
Ricardo2010
O Homem da Barba de Ferro

Juntou-se: May 2015
Reputação: 20
19-05-2019, 01:43 PM

Obrigado pela avaliação, Joabi.

Estes aparelhos da Gillette, mesmo quando são "ruins", são muito bons.

Qualidade de construção muito boa.  

Valem a pena, com certeza. Cool

"Seja humilde para evitar o orgulho, mas voe alto para alcançar a sabedoria."
(Santo Agostinho)

Responder
udrako
Correndo o Mondial
administrators

Reputação: 14
19-05-2019, 01:45 PM

Obrigado por compartilhar as impressões.

Responder
rodrigoqui
Desejo de raspar
administrators

Juntou-se: Aug 2015
Reputação: 17
19-05-2019, 03:07 PM

Obrigado pelo review.

Eu acabei não me dando tão bem com a minha e deixei ela ir. Hoje acho que não faria isso, é uma SR no mínimo histórica e acho que todo mundo devia ter a chance de conhecer.

E o que acho mais legal é pensar como que até hoje é praticamente impossível alguém construir algo semelhante a um preço razoável. Todas ficam assustadoramente caras.

Responder
jlcarneiro
Enox(idável)
**

Juntou-se: Nov 2017
Reputação: 0
19-05-2019, 03:11 PM

(19-05-2019, 03:07 PM)rodrigoqui Escreveu: Obrigado pelo review.

Eu acabei não me dando tão bem com a minha e deixei ela ir. Hoje acho que não faria isso, é uma SR no mínimo histórica e acho que todo mundo devia ter a chance de conhecer.

E o que acho mais legal é pensar como que até hoje é praticamente impossível alguém construir algo semelhante a um preço razoável. Todas ficam assustadoramente caras.
Pois é... As atuais de mesmo padrão assustam no preço!

Gosto muito da minha Slim (I2), apesar de ainda não me considerar tão hábil para usá-la corretamente...

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Responder
Gago
Single Blade Runner

Reputação: 35
19-05-2019, 03:12 PM

Grato pelo review

Enviado do meu SM-G9650 através do Tapatalk

[Imagem: 36031087066_30e30480d6_m.jpg]
VISITE NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Responder