Registrar-se

Meu barbeador precisa ser de CNC ?
danilo
eSTROPiado
administrators

Juntou-se: May 2015
Reputação: 15
29-05-2019, 05:07 PM

Bom, vou começar dizendo que para os mais antigos esse post pode parecer maluquice, mas para os mais novos.... não.

Nossa industria anda e dança conforme a musica. Os mais antigos já pegarama onda do ASL, dos Saboes, ai veio os saboes gelados, ai mudou para pinceis e seus mil tipos de texugo e por ai mundo a fora até chegar nos novos barbeadores....

Mas e ae, o barbeador de CNC com precisão de mm ou micro, ajuda em algo?

SIM e Não;

Veja, to falando minha experiencia e me julguem ou coloquem a de voces abaixo se tão me achando um maluco.

Se voce comparar um barbeador gillette bem feito sem defeitos (torto) ou um outro em zemak feito em fornadas, comparar com uma de CNC pelo custo... Não. Obvio que elas tem qualidades e precisoes melhores, mas isso sendo honesto aqui... eu não vejo no ganho do dia a dia. Seria pra mim uma gurmetização de algo que não percisa.

Eu tenho? tenho.. Eu gastei meu dinheiro com ? Sim. Eu recomendo? se voce puder pagar, sim. Mas é necessario? Não.

Eu uso a minha Pils tanto quanto meu gillette 1950. Pq ambos são bons. Minha mulculto ainda é imbativel mas uma Futur não sai da prateleira.

Quer gastar seu dinheiro com essas maquinas? Eu to junto. Mas se voce é novato e tá assustado com esses preços, eu tmb. E não, voce não precisa disso pra viver ou pra se barbear.

dessabafo!

At

“Freedom is not worth having if it does not include the freedom to make mistakes.”
― Mahatma Gandhi

.

Tem foto? Então nao acredito! =P

Responder
Sergio Donnini
Tudo Azul Inox
**

Juntou-se: Jun 2018
Reputação: 12
29-05-2019, 05:43 PM

Eu ia comentar, mas... deixa pra lá. Faço minhas as suas palavras.

“Esperar que a vida lhe trate bem porque você é uma boa pessoa, é como esperar que um tigre não te ataque porque é vegetariano.” (Bruce Lee)

Responder
decom
Num Affair com a Wilkinson
Super Moderators

Juntou-se: May 2015
Reputação: 6
29-05-2019, 05:56 PM

(29-05-2019, 05:43 PM)Sergio Donnini Escreveu: Eu ia comentar, mas... deixa pra lá. Faço minhas as suas palavras.

Idem!

Sent from a long time ago, in a galaxy far, far away...

Responder
rodrigoqui
Desejo de raspar
administrators

Juntou-se: Aug 2015
Reputação: 17
29-05-2019, 05:58 PM

Precisamos de aparelhos de barbear feitos em maquina CNC? Certamente não.

Precisamos de algo para barbear, onde ele foi feito não faz a menor diferença.

No meu top 3 de máquinas hoje apenas uma é feita em CNC e as outras duas são de Zamac, o pior metal para uma SR.

O que realmente importa é a geometria do aparelho, e como essa geometria funciona para você.

E aí que esses aparelhos, feitos em CNC, podem fazer a diferença para algumas pessoas.

Para se fazer um aparelho de barbear normal de zamac, vc tem fazer normalmente por fundição. Colocar o metal no molde e depois ainda tem que cromar. É muito "difícil" para uma pessoa normal e caro começar a fazer isso. Para fazer vc tem que encomendar em algum lugar que tenha o maquinário e fazer um pedido gigante para valer a pena. Não são todos os desenhos de máquinas que funcionam e a repetibilidade é baixa. O que isso significa? Vc precisa de um desenho simples e comprar MUITO de uma vez. O custo acaba se diluindo nas peças e vale a pena, mas vc tem que vender MUITO! Não é todo mundo que tem coragem de fazer isso. É um investimento arriscado. Hoje quem faz essas maquinas de barbear são basicamente os chineses e indianos/paquistaneses. Eles recebem encomendas e fazem para todos.

Aí entra a vantagem do CNC. Qualquer pessoa pode desenhar um modelo diferente em algum programa, modificar os paramentos que quiser enviar por email para um operador de CNC, e a pessoa faz, quase que como uma impressão no papel. Sai muito mais caro por peça, mas o investimento inicial é só esse. O Aluguel da máquina. Você pode testar os desenhos que quiser a vontade e projetar a máquina de forma mais ampla. Qual o grande resultado disso hoje em dia? Variedade. Qualquer pessoa pode ter uma ideia de desenho e mandar fazer a máquina. Se for boa ele vai vender horrores. Hoje em dia temos uma quantidade enorme de maquinas com desenhos diferentes sendo feitas, muito mais que uma década atrás, quando as maquinas ainda eram basicamente de zamac. Se a pessoa projeta uma maquina e não gosta por exemplo da exposição da lâmina, é só mexer no desenho e mandar fazer de novo. agora imagina a pessoa que faz isso por fundição e não gosta? Perde o molde e tem que fazer outro do zero e dar sorte de ficar bom.

Precisamos de maquinas feitas em CNC? Definitivamente não. O que precisamos é de variedade para cada um achar o que é melhor para seu rosto. Já testei várias maquinas feitas em CNC e gostei apenas de algumas, não é o processo de fabríco que faz a maquina ser boa, é o desenho dela e como isso se encaixa com sua forma de fazer a barba. E novamente, com o CNC ganhamos de mais em variedade.

Quem faz maquinas com desenhos diferente em Zamac hoje em dia? Tirando os chineses que copiam as maquinas tradicionais e as próprias marcas tradicionais, só sei da Fine e da PAA que produzem maquinas com desenho diferente, tentando chegar em algum lugar diferente das maquinas tradicionais (apesar de que na maioria dos casos as máquinas da PAA são copias de maquinas antigas, ainda sim são diferentes dos tradicionais feitos hoje em dia). Agora, quantas pessoas fazem em CNC? Nem consigo contar, hoje são vários! Novamente, ganhamos em variedade.

Agora, custo é algo complicado. Temos maquinas feitas em CNC com preço bastante justos, tipo as Razorock que partem de menos de 30US$ (menos que as maquinas normais de Zamac) e temos as com preço absurdos tipo as Wolfiman. É o mercado, infelizmente. Se tem quem compre tem quem venda.

O negocio é tentar ver o que vai te agradar, seja feito em aço em um CNC ou de qualquer outra forma, ou sou a favor apenas de se barbear bem, independente do que se esteja utilizando.

Responder
Sergio Donnini
Tudo Azul Inox
**

Juntou-se: Jun 2018
Reputação: 12
29-05-2019, 06:10 PM

Apenas um adendo, Rodrigo: hoje em dia, em indústrias de fundição modernas, muitos protótipos são feitos até em plástico antes do modelo final ser fundido nos moldes de metal que, realmente, custam uma pequena fortuna. Consequentemente, não há tanta necessidade de "se não ficar bom, faz outro molde".

O problema é que os moldes se desgastam e, periodicamente, tem que ser refeitos e/ou trocados para manter o padrão de qualidade do produto fundido.

“Esperar que a vida lhe trate bem porque você é uma boa pessoa, é como esperar que um tigre não te ataque porque é vegetariano.” (Bruce Lee)

Responder
rodrigoqui
Desejo de raspar
administrators

29-05-2019, 06:21 PM

(29-05-2019, 06:10 PM)Sergio Donnini Escreveu: Apenas um adendo, Rodrigo: hoje em dia, em indústrias de fundição modernas, muitos protótipos são feitos até em plástico antes do modelo final ser fundido nos moldes de metal que, realmente, custam uma pequena fortuna. Consequentemente, não há tanta necessidade de "se não ficar bom, faz outro molde".

O problema é que os moldes se desgastam e, periodicamente, tem que ser refeitos e/ou trocados para manter o padrão de qualidade do produto fundido.

Obrigado pela informação! Smile

Responder
Thony
Regendo a Regente

Juntou-se: Jul 2017
Reputação: 6
29-05-2019, 06:27 PM

Concordo com o Danilo, importa se a gente se adapta ao modelo e não a tecnica de fabricação.

As coisas sempre parecem impossíveis até que sejam feitas -  Nelson Mandela

Responder
rodrigoqui
Desejo de raspar
administrators

29-05-2019, 06:44 PM

(29-05-2019, 05:07 PM)danilo Escreveu: Eu tenho? tenho.. Eu gastei meu dinheiro com ? Sim. Eu recomendo? se voce puder pagar, sim. Mas é necessario? Não.

Essa frase do  Danilo que deixei de negrito, pra mim, é o que resume não só aparelhos de barbear, mas praticamente tudo no barbear tradicional!

O que é realmente necessário? Um creme de farmácia (que convenhamos são bons sim) um pincel que pode ser um Yaqi bem em conta ou algum de cerda normal e um aparelho de barbear antigo, que se procurar bem acha super barato e é isso!

Só precisamos disso!

Agora, entre o precisar e o gostar de usar e procurar coisas novas, existe um mundo de possibilidades! E para mim, e para a grande maioria de pessoas que estão aqui, é onde reside a graça do negócio. Procurar até encontrar as coisas que mais te agradam. Cada um vai para um lado, os aromas das loções, tipos de sabões diferentes, pelos de pinceis diferentes, tipos de barbeadores diferentes como na discussão do tópico e por aí vai...

Responder
Ivan Reis
Batil essa espuma
*

Juntou-se: Jan 2019
Reputação: 0
29-05-2019, 08:14 PM

(29-05-2019, 06:44 PM)rodrigoqui Escreveu: ....O que é realmente necessário? Um creme de farmácia (que convenhamos são bons sim) um pincel que pode ser um Yaqi bem em conta ou algum de cerda normal e um aparelho de barbear antigo, que se procurar bem acha super barato e é isso!

Só precisamos disso!...

Sim, sem dúvidas só precisamos disto...

Mas se todos aqui só tivessem e só buscassem isto provavelmente não estariam aqui... provavelmente este fórum não existiria....

Enviado através do Tapatalk Pro

Responder
Foguinho
Na idade da Pedra Hume
Super Moderators

Juntou-se: Jun 2016
Reputação: 15
29-05-2019, 08:26 PM

Minhas próximas SR serão em CNC, pois tenho muita vontade de experimentar estes tipos de aparelhos.

Claro estas aquisições vão demorar um pouco devido o preço, mas faz parte.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando o Tapatalk

[Imagem: 339_MS_Logo.png]

Responder

Lingua:
Tema: