Registrar-se

Limpeza de pincel e sabões
Thony
Tranquilix com a Lamix

Juntou-se: Jul 2017
Reputação: 6
30-05-2019, 07:37 PM

"Notei que no pincel onde e eu esteja a usar exclusivamente com sabões, por vezes o pincel perde a capacidade de fazer espuma. Parece que fica emplastrado e não consegue formar a espuma direito. Ai eu tenho de higienizar o pincel para ele voltar a produzir espuma legal novamente.
Isso não me ocorre com um pincel que use apenas com cremes. Por que seria isso?"

As coisas sempre parecem impossíveis até que sejam feitas -  Nelson Mandela

Responder
Sergio Donnini
Gentilmente Brut

Juntou-se: Jun 2018
Reputação: 12
30-05-2019, 08:24 PM

Foi a dúvida que eu lancei a pouco tempo, Thony.

No meu caso, eu nunca havia utilizado nenhum produto específico para lavar pincéis. Só água corrente.

Deixei de molho no detergente com água morna por uns 20 minuto, enxaguei, deixei de molho novamente (sem detergente), esfreguei na toalha e resolveu meu problema.

Dando o mérito da dica ao confrade @Gago

(30-05-2019, 08:24 PM)Sergio Donnini Escreveu: Foi a dúvida que eu lancei a pouco tempo, Thony.

No meu caso, eu nunca havia utilizado nenhum produto específico para lavar pincéis. Só água corrente.

Deixei de molho no detergente com água morna por uns 20 minuto, enxaguei, deixei de molho novamente (sem detergente), esfreguei na toalha e resolveu meu problema.

Dando o mérito da dica ao confrade @Gago

No seu caso, assim como no meu, provavelmente isso ocorre devido à consistência do sabão, mais pastoso, em relação ao creme que é mais líquido.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

“Esperar que a vida lhe trate bem porque você é uma boa pessoa, é como esperar que um tigre não te ataque porque é vegetariano.” (Bruce Lee)

Responder
rodrigoqui
Desejo de raspar
administrators

Juntou-se: Aug 2015
Reputação: 17
30-05-2019, 08:47 PM

O que faz o sabão ficar agarrado nos pelos é a dureza da água. Os íons cálcio e magnésio, principalmente, interagem com o sabão formando essa coisa dura que impregna, que mundo afora é chamado de Soap Scum, mas não tem tradução no Brasil.

Já fiz um tópico discutindo isso aqui:  https://www.barbeartradicional.com.br/fo...p?tid=1871

Existem diversos tipo de cremes e sabões. E se forem feitos com sabão de verdade (tem alguns que não são) isso vai acontecer independente de ser sabão ou creme, mas dependendo da composição isso ocorre em maior ou menor quantidade.

A diferença é que em vários cremes (mas não todos) existem aditivos que se comportam como sequestrantes dos íons cálcio e magnésio da água, com esses íons "sequestrados" eles não vão atrapalhar e nem formar o soap scum que agarra no pincel (vão formar menos na verdade). Enquanto uma boa parte dos cremes possuem esses "sequestrantes" apenas alguns sabões tem eles em sua composição. Outra coisa, é que alguns cremes, como os proraso e boa parte dos portugueses possuem detergentes na sua composição. Os detergentes reduzem a formação de soap scum por alguns motivos e acabam por reduzir esse efeito também.

Mas isso não é tão drástico assim, a não ser que a pessoa viva em um local onde a água é bastante dura, que talvez seja seu caso. Para a grande maioria das pessoas essa diferença não vai ser nem notada. São poucos locais que tem agua excessivamente dura no Brasil.

As coisas mais comumente utilizadas para isso são EDTA ( ou ácido etilenodiaminotetraacético, ethylenediamine tetraacetic acid, disodium EDTA, tetrasodium EDTA), ácido cítrico ( ou citrato de sódio) e etidronato de sódio (ou sodium etidronate, disodium etidronate).

Responder
Sergio Donnini
Gentilmente Brut

30-05-2019, 08:55 PM

Muito bom! Uma explicação técnica faz toda a diferença

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

“Esperar que a vida lhe trate bem porque você é uma boa pessoa, é como esperar que um tigre não te ataque porque é vegetariano.” (Bruce Lee)

Responder
Joabi
Solin"jen"
**

Reputação: 8
30-05-2019, 09:17 PM

Rodrigo, como faz pra identificar se a água de casa é dura ou não?

Responder
rodrigoqui
Desejo de raspar
administrators

30-05-2019, 09:31 PM

(30-05-2019, 09:17 PM)Joabi Escreveu: Rodrigo, como faz pra identificar se a água de casa é dura ou não?

Existem alguns kits para medir a dureza pela internet. Geralmente em lojas com materiais para aquário ou piscina também dá para encontrar.
Se você ligar para a estação de tratamento de água eles deve te dar essa informação também, isso é um dos parâmetros monitorados.
Mas no Brasil existem poucos lugares com águas duras o suficiente para atrapalhar alguma coisa de forma mais significativa.

Responder
Joabi
Solin"jen"
**

Reputação: 8
30-05-2019, 09:38 PM

^ Legal, valeu!

Responder
Sergio Donnini
Gentilmente Brut

31-05-2019, 12:10 PM

Rodrigo, uma dúvida não referente ao BT: a água dura interfere alguma coisa na questão da potabilidade da água? Existe uma água, digamos, melhor do que a outra?

Responder
rodrigoqui
Desejo de raspar
administrators

31-05-2019, 12:25 PM

(31-05-2019, 12:10 PM)Sergio Donnini Escreveu: Rodrigo, uma dúvida não referente ao BT: a água dura interfere alguma coisa na questão da potabilidade da água? Existe uma água, digamos, melhor do que a outra?

Existem diversos parâmetros que tem que ser avaliados para a agua ser considerada potável no Brasil.
A dureza é um deles, mas existem muitos outros mais importantes.
A quantidade de microrganismos, concentração de diversos íons, DBO, DQO, oxigênio dissolvido,cor, odor, sabor e mais várias outras coisas.

Para uma água ser distribuída ela tem que estar enquadrada na legislação para isso. Existe um calculo que é feito com esses parâmetros para classificar a água como potável ou não. O problema é que nem sempre isso é respeitado e a fiscalização é mínima.

Então respondendo a sua pergunta, tem água melhor que a outra? Certamente que sim!
O tratamento de água consegue resolver boa parte dos problemas, então de modo geral mesmo que a água seja ruim se for tratada é tolerável, mesmo estando fora dos parâmetros e sendo ruim.

Outro problema é que existem diversos locais onde não há tratamento de água, aí nesses locais a coisa fica bem mais complicada...

Se quiser mais informações me avisa que tenho várias tabelas com todos os valores...

Responder
Sergio Donnini
Gentilmente Brut

31-05-2019, 12:28 PM

(31-05-2019, 12:25 PM)rodrigoqui Escreveu:
(31-05-2019, 12:10 PM)Sergio Donnini Escreveu: Rodrigo, uma dúvida não referente ao BT: a água dura interfere alguma coisa na questão da potabilidade da água? Existe uma água, digamos, melhor do que a outra?

Existem diversos parâmetros que tem que ser avaliados para a agua ser considerada potável no Brasil.
A dureza é um deles, mas existem muitos outros mais importantes.
A quantidade de microrganismos, concentração de diversos íons, DBO, DQO, oxigênio dissolvido,cor, odor, sabor e mais várias outras coisas.

Para uma água ser distribuída ela tem que estar enquadrada na legislação para isso. Existe um calculo que é feito com esses parâmetros para classificar a água como potável ou não. O problema é que nem sempre isso é respeitado e a fiscalização é mínima.

Então respondendo a sua pergunta, tem água melhor que a outra? Certamente que sim!
O tratamento de água consegue resolver boa parte dos problemas, então de modo geral mesmo que a água seja ruim se for tratada é tolerável, mesmo estando fora dos parâmetros e sendo ruim.

Outro problema é que existem diversos locais onde não há tratamento de água, aí nesses locais a coisa fica bem mais complicada...

Se quiser mais informações me avisa que tenho várias  tabelas com todos os valores...

Valeu pela explicação.

Responder

Lingua:
Tema: