Registrar-se

Limpeza de pincel e sabões
udrako
O PsiquiATRA
administrators

Juntou-se: May 2015
Reputação: 14
31-05-2019, 03:57 PM

(31-05-2019, 12:25 PM)rodrigoqui Escreveu:
(31-05-2019, 12:10 PM)Sergio Donnini Escreveu: Rodrigo, uma dúvida não referente ao BT: a água dura interfere alguma coisa na questão da potabilidade da água? Existe uma água, digamos, melhor do que a outra?

Existem diversos parâmetros que tem que ser avaliados para a agua ser considerada potável no Brasil.
A dureza é um deles, mas existem muitos outros mais importantes.
A quantidade de microrganismos, concentração de diversos íons, DBO, DQO, oxigênio dissolvido,cor, odor, sabor e mais várias outras coisas.

Para uma água ser distribuída ela tem que estar enquadrada na legislação para isso. Existe um calculo que é feito com esses parâmetros para classificar a água como potável ou não. O problema é que nem sempre isso é respeitado e a fiscalização é mínima.

Então respondendo a sua pergunta, tem água melhor que a outra? Certamente que sim!
O tratamento de água consegue resolver boa parte dos problemas, então de modo geral mesmo que a água seja ruim se for tratada é tolerável, mesmo estando fora dos parâmetros e sendo ruim.

Outro problema é que existem diversos locais onde não há tratamento de água, aí nesses locais a coisa fica bem mais complicada...

Se quiser mais informações me avisa que tenho várias  tabelas com todos os valores...

Com certeza.

Vaje os valores que constam em minha conta de agua aqui na "ilha da fantasia":

Minimo exigido:

Turbidez 620
Cor 153
Cloro 670
Fluor 0
Colif totais 670
E Colli 670

Realizadas:

Turbidez 702
Cor 403
Cloro 702
Fluor 0
Colif totais 702
E Colli 702

Responder
Foguinho
Na idade da Pedra Hume
Super Moderators

Juntou-se: Jun 2016
Reputação: 15
31-05-2019, 05:59 PM

(30-05-2019, 08:47 PM)rodrigoqui Escreveu: O que faz o sabão ficar agarrado nos pelos é a dureza da água. Os íons cálcio e magnésio, principalmente, interagem com o sabão formando essa coisa dura que impregna, que mundo afora é chamado de Soap Scum, mas não tem tradução no Brasil.

Já fiz um tópico discutindo isso aqui:  https://www.barbeartradicional.com.br/fo...p?tid=1871

Existem diversos tipo de cremes e sabões. E se forem feitos com sabão de verdade (tem alguns que não são) isso vai acontecer independente de ser sabão ou creme, mas dependendo da composição isso ocorre em maior ou menor quantidade.

A diferença é que em vários cremes (mas não todos) existem aditivos que se comportam como sequestrantes dos íons cálcio e magnésio da água, com esses íons "sequestrados" eles não vão atrapalhar e nem formar o soap scum que agarra no pincel (vão formar menos na verdade). Enquanto uma boa parte dos cremes possuem esses "sequestrantes" apenas alguns sabões tem eles em sua composição. Outra coisa, é que alguns cremes, como os proraso e boa parte dos portugueses possuem detergentes na sua composição. Os detergentes reduzem a formação de soap scum por alguns motivos e acabam por reduzir esse efeito também.

Mas isso não é tão drástico assim, a não ser que a pessoa viva em um local onde a água é bastante dura, que talvez seja seu caso. Para a grande maioria das pessoas essa diferença não vai ser nem notada. São poucos locais que tem agua excessivamente dura no Brasil.

As coisas mais comumente utilizadas para isso são EDTA ( ou ácido etilenodiaminotetraacético, ethylenediamine tetraacetic acid, disodium EDTA, tetrasodium EDTA),  ácido cítrico ( ou citrato de sódio) e etidronato de sódio (ou sodium etidronate, disodium etidronate).

Mais ma ótima explicação Rodrigo, parabéns. Nos meus sabões utilizo tetrasodium EDTA, inclusive vi que tenho que ajustar esta informação no site...

[Imagem: 339_MS_Logo.png]

Responder
danilo
eSTROPiado
administrators

Juntou-se: May 2015
Reputação: 15
01-06-2019, 03:17 PM

(31-05-2019, 12:28 PM)Sergio Donnini Escreveu:
(31-05-2019, 12:25 PM)rodrigoqui Escreveu:
(31-05-2019, 12:10 PM)Sergio Donnini Escreveu: Rodrigo, uma dúvida não referente ao BT: a água dura interfere alguma coisa na questão da potabilidade da água? Existe uma água, digamos, melhor do que a outra?

Existem diversos parâmetros que tem que ser avaliados para a agua ser considerada potável no Brasil.
A dureza é um deles, mas existem muitos outros mais importantes.
A quantidade de microrganismos, concentração de diversos íons, DBO, DQO, oxigênio dissolvido,cor, odor, sabor e mais várias outras coisas.

Para uma água ser distribuída ela tem que estar enquadrada na legislação para isso. Existe um calculo que é feito com esses parâmetros para classificar a água como potável ou não. O problema é que nem sempre isso é respeitado e a fiscalização é mínima.

Então respondendo a sua pergunta, tem água melhor que a outra? Certamente que sim!
O tratamento de água consegue resolver boa parte dos problemas, então de modo geral mesmo que a água seja ruim se for tratada é tolerável, mesmo estando fora dos parâmetros e sendo ruim.

Outro problema é que existem diversos locais onde não há tratamento de água, aí nesses locais a coisa fica bem mais complicada...

Se quiser mais informações me avisa que tenho várias  tabelas com todos os valores...

Valeu pela explicação.
Tenho canos antigos no meu prédio e te garanto que a água aqui ( rio de janeiro) faz uma espuma BEM pior que a água que tinha em SP. O teste é simples, numa viagem leve um sabão e um pincel de uso regular. Você vê a diferença.

Sent from my MI 8 Lite using Tapatalk

“Freedom is not worth having if it does not include the freedom to make mistakes.”
― Mahatma Gandhi

.

Tem foto? Então nao acredito! =P

Responder

Lingua:
Tema: