Registrar-se

Maquina ajustaveis ou OC valem a pena?
Thony
Força Azulen

Juntou-se: Jul 2017
Reputação: 8
01-06-2019, 11:50 PM

Fiquei pensando com meus botões sobre a real validade de se adquirir uma SR ajustavel ou mesmo uma SR não ajustável, marketeada como se fosse ajustavel, mas que na verdade, vem com 2 ou 3 bases de cabeçal com alturas diferentes.

Porque esses pensamentos? Sabe, depois que a pessoa encontra o ajuste desejado ou a altura da base desejada, descarta os outros ajustes e bases e fica usando só um. É como se a pessoa tivesse comprado uma SR comum.

Tá certo que a pessoa vai ter a possibilidade de encontrar com mais facilidade o ajuste que mais lhe agrada, mas depois disso, a SR vira uma SR com uma posição fixa. 

O mesmo se daria com as OC, vejo que as pessoas normalmente compram, não se adaptam e depois desfazem delas. Não creio que as OC sejam maquinas para uso diário, por exporem muito a lamina, fazendo com que ela fique em contato mais direto não apenas com a barba, mas com a pele! A tal agressividade que o pessoal fala, em detrimento de um escanhoado eficiente e confortável, sem malabarismos.

Se a pessoa comprar uma SR comum, encontrar uma lamina que case com ela e aprender a dominar as manhas dela, não seria mais valido?

Então tendo em vista isso, o que os confrades acham?

Vejam que não estou criticando os gostos pessoais de ninguem,, apenas tentando matar uma certa curiosidade através da opinião dos nobres amigos.

As coisas sempre parecem impossíveis até que sejam feitas -  Nelson Mandela

Responder
rodrigoqui
Desejo de raspar
administrators

Juntou-se: Aug 2015
Reputação: 17
02-06-2019, 12:05 AM

Sobre as OC não acho que seja simplesmente isso. Não são necessariamente mais agressivas que as normais. Acho as Gillette new e goodwill por exemplo no ponto a agressividade, não é de mais e faz uma ótima barba. A timor então, é ultra suave, acho que é a SR mais suave que já usei até hoje. Não é por ser OC que vai ser agressivo. O desenho da SR importa mais do que se é OC ou não. Inclusive estou com um tópico sobre isso no forno só falta finalizar...
Então para mim as OC são como se fossem SR normais. Cada uma a seu jeito. Tem muita SR com barra de segurança muito mais agressiva que as OC.

Agora sobre as ajustáveis a situação é muito mais pessoal. Quando eu tinha a Slim e a Blackbeauty usava as duas sempre no mesmo ajuste, não costumava variar. Já na rockwell eu uso todos os níveis. É como se eu tivesse 6 SRs diferentes. Tem dia que o 2 vai melhor, tem dia que é o 6... Até o 1 que é famoso pela super suavidade utilizo de vez em quando. Tem também quem goste de variar a abertura durante o barbear, que não é o meu caso. Começa com uma mais aberta e termina com uma mais fechada ou vice e versa. Eu não curto mas tem muita gente que faz.

Pra mim qualquer tipo de SR é válida, o negócio é sempre testar e ver se vai fazer o gosto de quem for usar. E tem gosto pra tudo nesse mundo. Como eu disse no outro tópico, quanto mais variedade melhor. Sempre vai ter algo que funciona melhor para alguém.

Responder
udrako
Caçando a Balea
administrators

Juntou-se: May 2015
Reputação: 14
02-06-2019, 12:52 AM

Bem, em relação as ajustaveis, vai do gosto pessoal. Eu particularmente faço a barba todos os dias, a hora que posso, e em meu caso as ajustaveis de transformariam em fixas depois de eu encontrar o ponto que me agrada.

Na Progress eu ajustava em 1.5 aprox, que era basicamente o mesmo GAP da EJ.
O mesmo se dá na Schick ajustável.
Ou seja, eu as ajusto para obter a mesma eficiencia e conforto que tenho na EJ...

Em relação a OC, também vai do gosto pessoal.

O cabeçal da Parker 24C p.ex. é super suave. Todavia o BBS que ele me entrega é - segundo minha modesta opinião - tão eficiente quanto com a EJ (não me agrada fazer comparações, mas tudo bem..).

Todavia, e sempre há o todavia, requer um pouco mais de atenção, devido a exposição da lamina. Ou seja, as consideração que fiz no review dela eu as mantenho. Nesse caso eu teria algo equivalente a uma EJ, mas no qual eu teria de ter um pouco mais de atenção para evitar nicks ou razorburns por afobação....

Me atendo ao foco da pergunta e baseado em meu caso especifico - sem denegrir ou desrespeitar qualquer opinião -, penso que se a pessoa adquirir uma SR, descobrir qual a lamina que casa melhor com ela, e buscar conhecer bem as "manhas" que vc falou da SR, ela provavelmente dará um bom retorno sem necessariamente ser uma ajustavel ou oc.

É claro que as vezes, mesmo depois de fazer tudo isso e usar uma maquina por tempo suficiente para a conhecer e a lamina ideal - sem querer ter um BBs em 1 decimo de segundo com 1/4 de passagem (não compreendo a necessidade de tanta pressa ou a obrigatoriedade de se fazer a barba em X passagens) ela pode não dar o retorno esperado. Dai talvez a validade de uma ajustavel ou oc.

Responder
Sergio Donnini
Tateando o Thater

Juntou-se: Jun 2018
Reputação: 14
02-06-2019, 02:38 AM

Minha opinião:

1 - com relação às ajustáveis / reguláveis: se você tem o hábito de se barbear diariamente, o que não é o meu caso, acho que elas perdem a utilidade. Depois que você encontra o ajuste que mais o agrada, a tendência é sempre usar o mesmo.

Pra quem não segue uma rotina, como eu, as ajustáveis são muito úteis porque a barba sempre terá um comprimento diferente. Eu possuo a Rockwell e a Futur nesse segmento e sempre digo que se tivesse que escolher uma única SR, esta seria a Rockwell. Eu já usei todos os níveis, do 1 ao 6, justamente porque não sigo uma rotina, então pra mim é muito útil.

2 - Open Comb: eu quebrei o “preconceito” que tinha em relação à estas máquinas recentemente. Não são, necessariamente, mais agressivas do que as closed. Adquiri a Gillette New Long Comb do Rodrigo e a achei tão suave quanto às outras closed comb que tenho, como as Edwin Jagger e Merkur 34C.

Semana passada, por exemplo, fiz a barba no domingo e só fui me barbear novamente na sexta-feira. Barba comprida. Usei a Muhle R41, que me foi “doada” pelo meu cunhado porque ele não gostou da máquina. Tive um barbear excelente, sem irritações ou cortes, mas não é um barbeador que eu utilizaria no dia a dia, mas neste dia específico foi uma maravilha dado o tamanho da minha barba.

Enfim, o que vai definir se vai valer a pena ou não é, IMMO, é o perfil do usuário. Claro que também vale a pena sempre ressaltar o que falamos aqui exaustivamente: cada rosto / pele uma sentença. O que é ótimo pra mim, não necessariamente vai agradar você também e vice-versa.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

“Esperar que a vida lhe trate bem porque você é uma boa pessoa, é como esperar que um tigre não te ataque porque é vegetariano.” (Bruce Lee)

Responder
Gago
Single Blade Runner

Reputação: 35
02-06-2019, 04:08 AM

Não leve à mal, mas acho que os argumentos apresentados (...) não procedem.

Sobre a SR ajustável, a pessoa até pode encontrar um ajuste e não mexer mais...mas isso seria, com o perdão do trocadilho, ir pra cama e transar numa mesma posição o tempo todo. Em ambos os casos mudar de posição no meio do procedimento ajuda no proveito e melhora o resultado final

E sobre as Open Combs serem muito agressivas, ora...existem as Open Combs suaves também!
Dois exemplos; Timor 1350k e Gillette Goodwill

Enviado do meu SM-G9650 através do Tapatalk

[Imagem: 36031087066_30e30480d6_m.jpg]
VISITE NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Responder
vibredariol
Tateando o Thater

Juntou-se: Aug 2016
Reputação: 1
02-06-2019, 06:20 AM

Curioso pela explanação de todos até agora, mas não que seja pra defender seus pontos de vista mas só vi exemplos de OC suaves e como tornar útil uma ajustável, que inclusive na maior parte do que foi exposto até aqui eu concordo.

Escrevo isso porque fiquei refletindo, o que consideram como um aparelho closed comb ou safety bar como agressivo?

Antes que esqueça, ajustáveis tipo progress, considero úteis. As vezes preciso de retoques no nível mais alto, hora no mais baixo.

Já sobre as open comb, a R41 é das que mais uso. Costumo me Barbear de noite e é das poucas que me deixam passar o dia seguinte apresentável.

Responder
rodrigoqui
Desejo de raspar
administrators

Juntou-se: Aug 2015
Reputação: 17
02-06-2019, 08:44 AM

(02-06-2019, 06:20 AM)vibredariol Escreveu: Curioso pela explanação de todos até agora, mas não que seja pra defender seus pontos de vista mas só vi exemplos de OC suaves e como tornar útil uma ajustável, que inclusive na maior parte do que foi exposto até aqui eu concordo.

Escrevo isso porque fiquei refletindo, o que consideram como um aparelho closed comb ou safety bar como agressivo?

Antes que esqueça, ajustáveis tipo progress, considero úteis. As vezes preciso de retoques no nível mais alto, hora no mais baixo.

Já sobre as open comb, a R41 é das que mais uso. Costumo me Barbear de noite e é das poucas que me deixam passar o dia seguinte apresentável.

Citando aqui alguns aparelhos com SB que achei agressivos, Blackbird, Dart, ATT H1, tem a iKon Tech que é famosa por ser a mais agressiva, mas essa nunca usei.

O grande problema que eu vejo é definir o que cada um entende por agressivo. Muita vezes o que uma pessoa acha agressivo não é pra outra.

Responder
Gago
Single Blade Runner

Reputação: 35
02-06-2019, 09:30 AM

Se um aparelho precisa ser passado com muita suavidade no rosto senão por muito pouco nos corta e a sensação dele no rosto é mais de raspar a face do que deslizar sobre ela, isto é um aparelho agressivo. Não é uma questão tanto de eficiência já que muitos aparelhos suaves com pouco esforço tiram muito pelo, mas uma questão de sensação.

Claro que essa percepção pode variar de pessoa para pessoa mas também existe uma correlação entre exposição de lâmina e espaço entre a mesma e a safety bar.

Outro exemplo de closed Combs agressiva; Gillette British aristocrat.

[Imagem: 36031087066_30e30480d6_m.jpg]
VISITE NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Responder
jlcarneiro
Enox(idável)
**

Juntou-se: Nov 2017
Reputação: 0
02-06-2019, 10:33 AM

Acho que estou "ficando um rapazinho", já estou até tentando me meter em assunto de gente grande!

Piadas à parte, tenho apenas uma Weishi, duas ajustáveis (uma Slim e uma Super Adjustable), uma Wilkinson Sword Classic, uma Regente e uma Daune. Compradas nesta ordem (as ajustáveis levei seis meses para receber).

Eu comprei as ajustáveis justamente porque estava tendo dificuldades com a Weishi e não sabia se era por inexperiência (era!) ou porque ela era suave ou agressiva demais. Até agora, o melhor barbear que tive foi com a Regente, mas a que mais gosto (e uso!) é a Slim.

Acho que, até agora, só não usei a posição 8, mas a que acho mais equilibrada para minha barba é a 6. É suave o suficiente para perdoar meus erros e agressiva o bastante para evitar irritação por excesso de passagens... Mas, ainda ontem, usei a posição 1 para uns retoques porque queria um barbear mais rente (fui padrinho em um batizado)...

Concordo com Gago: não é porque gosto mais desta ou daquela posição que não posso "dar uma olhada no Kama Sutra de vez em quando"...

Quanto a OC's, entendo que os dentes sejam para facilitar a passagem dos fios em barbas longas. Portanto não seriam o único fator determinante da agressividade. Mas ainda não tenho conhecimento de causa para opinar...

P.S. E não, o barbear não ficou como queria... Ainda tenho um looongo caminho pela frente!

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Responder
vibredariol
Tateando o Thater

Juntou-se: Aug 2016
Reputação: 1
02-06-2019, 12:00 PM

(02-06-2019, 08:44 AM)rodrigoqui Escreveu:
(02-06-2019, 06:20 AM)vibredariol Escreveu: Curioso pela explanação de todos até agora, mas não que seja pra defender seus pontos de vista mas só vi exemplos de OC suaves e como tornar útil uma ajustável, que inclusive na maior parte do que foi exposto até aqui eu concordo.

Citando aqui alguns aparelhos com SB que achei agressivos, Blackbird, Dart, ATT H1, tem a iKon Tech que é famosa por ser a mais agressiva, mas essa nunca usei.

O grande problema que eu vejo é definir o que cada um entende por agressivo. Muita vezes o que uma pessoa acha agressivo não é pra outra.

Boa!

Tenho curiosidade na ikon tech

(02-06-2019, 09:30 AM)Gago Escreveu: Se um aparelho precisa ser passado com muita suavidade no rosto senão por muito pouco nos corta e a sensação dele no rosto é mais de raspar a face do que deslizar sobre ela, isto é um aparelho agressivo. Não é uma questão tanto de eficiência já que muitos aparelhos suaves com pouco esforço tiram muito pelo, mas uma questão de sensação.

Claro que essa percepção pode variar de pessoa para pessoa mas também existe uma correlação entre exposição de lâmina e espaço entre a mesma e a safety bar.

Outro exemplo de closed Combs agressiva; Gillette British aristocrat.

Taí uma das vintages que quero na minha coleção.

Responder

Lingua:
Tema: