Registrar-se

Ajustavel ou não?
Thony
Tranquilix com a Lamix

Juntou-se: Jul 2017
Reputação: 7
22-06-2019, 12:46 AM

Vendo o post sobre as ajustaveis e as OC's e outros, fiquei intrigado com uma coisa. Porque a máquinas que são vendidas com varios baseplates são consideradas "maquinas ajustaveis", se elas não possuem mecanismo de ajuste?

O conceito de máquina ajustável não seria aquela que - uma vez inserida a lamina na maquina - permite o ajuste do GAP por meio de um mecanismo que pode ser uma dial, uma chave, etc, sem a necessidade da troca de partes da SR, como tampa ou baseplate?

As coisas sempre parecem impossíveis até que sejam feitas -  Nelson Mandela

Responder
Sergio Donnini
Surfista ponta prateada

Juntou-se: Jun 2018
Reputação: 14
22-06-2019, 01:11 AM

Eu considero ajustável também porque você altera o gap da lâmina de acordo com sua preferência ou necessidade.

A única diferença é o mecanismo do ajuste: em algumas você tem um dispositivo mecânico que faz a regulagem. Na Rockwell, você faz o ajuste trocando os baseplates sem o auxílio de um dispositivo inserido no barbeador.

Os fins são os mesmos. Os meios são diferentes.

“Esperar que a vida lhe trate bem porque você é uma boa pessoa, é como esperar que um tigre não te ataque porque é vegetariano.” (Bruce Lee)

Responder
udrako
Caçando a Balea
administrators

Juntou-se: May 2015
22-06-2019, 01:16 AM

(22-06-2019, 12:46 AM)Thony Escreveu: Vendo o post sobre as ajustaveis e as OC's e outros, fiquei intrigado com uma coisa. Porque a máquinas que são vendidas com varios baseplates são consideradas "maquinas ajustaveis", se elas não possuem mecanismo de ajuste?

O conceito de máquina ajustável não seria aquela que - uma vez inserida a lamina na maquina - permite o ajuste do GAP por meio de um mecanismo que pode ser uma dial, uma chave, etc, sem a necessidade da troca de partes da SR, como tampa ou baseplate?

Hmmm, a meu ver ela não é uma máquina ajustável.
Concordo com o seu conceito.
Ela seria uma máquina de 3 peças, vendida com varios baseplates, na qual o usuário troca de acordo com sua necessidade.

Responder
Sergio Donnini
Surfista ponta prateada

22-06-2019, 01:20 AM

(22-06-2019, 01:16 AM)udrako Escreveu:
(22-06-2019, 12:46 AM)Thony Escreveu: Vendo o post sobre as ajustaveis e as OC's e outros, fiquei intrigado com uma coisa. Porque a máquinas que são vendidas com varios baseplates são consideradas "maquinas ajustaveis", se elas não possuem mecanismo de ajuste?

Ela seria uma máquina de 3 peças, vendida com varios baseplates, na qual o usuário troca de acordo com sua necessidade.

Sim, mas são justamente essas trocas dos plates que propiciam o AJUSTE da máquina de acordo com o gosto do usuário.

“Esperar que a vida lhe trate bem porque você é uma boa pessoa, é como esperar que um tigre não te ataque porque é vegetariano.” (Bruce Lee)

Responder
udrako
Caçando a Balea
administrators

22-06-2019, 01:22 AM

(22-06-2019, 01:20 AM)Sergio Donnini Escreveu:

Sim, mas são justamente essas trocas dos plates que propiciam o AJUSTE da máquina de acordo com o gosto do usuário.

Correto. Compreendi seu ponto de vista.
Mas a pergunta do confrade foi sobre o conceito de ser ajustavel mecanicamente. Possuir um mecanismo. Smile
E para ser ajustavel, deveria possuir um mecanismo de ajuste sem a necessidade de retirar algo. Bastando girar uma chave, pino, dial, etc.

Responder
Joabi
Frank-enrazor
**

Juntou-se: Jul 2017
Reputação: 8
22-06-2019, 01:31 AM

Eu chamo de intercambiável. A única empresa que vejo chamar isso de ajustável é a Rockwell.

Responder
Sergio Donnini
Surfista ponta prateada

22-06-2019, 01:32 AM

(22-06-2019, 01:22 AM)udrako Escreveu:
(22-06-2019, 01:20 AM)Sergio Donnini Escreveu:

Correto. Compreendi seu ponto de vista.
Mas a pergunta do confrade foi sobre o conceito de ser ajustavel mecanicamente. Possuir um mecanismo. Smile
E para ser ajustavel, deveria possuir um mecanismo de ajuste sem a necessidade de retirar algo. Bastando girar uma chave, pino, dial, etc.

Eu não entendi desse modo. O mecanismo, no caso, é a troca do baseplate. Máquinas, nas indústrias,por exemplo, são ajustadas de diversas maneiras, mas todas objetivando o mesmo fim.

Agora, se para ser ajustável, o barbeador tiver que ter um dispositivo fixado à máquina, então não deve ser considerado como tal. Talvez, intercambiável seja um termo melhor no caso.

Responder
udrako
Caçando a Balea
administrators

22-06-2019, 01:38 AM

Boa sacada!
Ela seria mais isso. Uma máquina intercambiável Smile

Responder
rodrigoqui
Desejo de raspar
administrators

Juntou-se: Aug 2015
Reputação: 17
22-06-2019, 02:55 PM

O problema é que no wetshaving não existe uma referência oficial para os termos ou um órgão que regulamente o uso das palavras mais comumente utilizadas.

Cada um usa da forma que é mais conveniente ou que se adeque melhor ao seu entendimento sobre o tema.

Mesma coisa acontece com os tipos de pelos dos pinceis, cada empresa dá seu nome específico e pronto. Existem diversos tipos de pelo suínos e de texugos diferentes e cada um dá seu próprio nome.

Eu acabo não me importando muito com os nomes pq eles não influenciam na qualidade do meu barbear.

Vou citar aqui o que disse no review da Rockwell, pois acho que exprime bem minha opinião. "Chamar esses aparelhos da Rockwell de ajustáveis é um pouco de contrassenso, principalmente se levarmos em conta os aparelhos que realmente permitem, internamente, o ajuste da forma como a lâmina vai tocar o seu rosto. Eles não são ajustáveis ao rigor que isso requer, mas se ajustam as suas necessidades. Estranho né? O problema é que alguns termos no barbear tradicional não são muito bem definidos e esse tipo de imprecisão acontece."

Intercambiável realmente é um nome que define melhor esse tipo de aparelho, mas ele, mesmo assim, não deixa de se ajustar a necessidade de quem usa, então não vejo o menor problema em ajustável tb.

Por isso prefiro nem me preocupar com nome. Preocupo se gosto ou não de algo.

Responder
Ivan Reis
Batil essa espuma
*

Juntou-se: Jan 2019
Reputação: 0
22-06-2019, 04:02 PM

Na minha opinião, não é ajustável.

Seria a mesma coisa, por exemplo, de comprar um top cap Above The Tie e os baseplates M, R e H e afirmar que é UMA máquina ajustável...

Enviado através do Tapatalk Pro

Responder

Lingua:
Tema: