Registrar-se

Texugo vs Cerdas
Thony
Barbasol à sombra

Juntou-se: Jul 2017
Reputação: 8
26-06-2019, 01:06 AM

Vejo as vezes nas entrelinhas de tópicos e postagens que os pincéis de texugo são molengas, abrem demais e o desempenho deles para dar a carga nos sabões, deixa a desejar por isso.

Vocês acham que os pincéis de texugo são menos versáteis que os de cerdas para dar a carga nos sabões? Ou eles apenas exigem mais trabalho que os de cerdas?

As coisas sempre parecem impossíveis até que sejam feitas -  Nelson Mandela

Responder
vibredariol
Tateando o Thater

Juntou-se: Aug 2016
Reputação: 1
26-06-2019, 08:13 AM

No fundo acho a questão a mesma coisa.

São menos versáteis, mas trabalhando mais a espuma é possível ter uma boa espuma.

Basta saber escolher o tipo de característica que procura e da qualidade do pelo.

Tenho um maseto 30mm Finest 2 Bandas, parece um poste.

Tenho um ZY, loja do aliexpress, Silvertip em 30mm que o backbone deve ser zero. E entre esses dois um maseto Silvertip 26mm, já o considero polivalente

Afinal venho testando os Silvertips que tenho com sabões já conhecidos pela sua dificuldade em produzir boas espumas. E não ligo pelo trabalho à mais que preciso ter.

Responder
Sergio Donnini
Tateando o Thater

Juntou-se: Jun 2018
Reputação: 14
26-06-2019, 09:16 AM

Eu acho que os pincéis de cerda são melhores para sabões duros em relação aos de texugo. É a única vantagem que eu enxergo.

Eu tenho um Maseto Silvertip 26 mm e o utilizo mais com croaps e cremes, mas isso não impede que eu utilize um Omega 48 ou Semogue 830 para tal finalidade também. O que percebo é que quando utilizo o Omega para croaps ele "come" mais o sabão.

“Esperar que a vida lhe trate bem porque você é uma boa pessoa, é como esperar que um tigre não te ataque porque é vegetariano.” (Bruce Lee)

Responder
Gago
Single Blade Runner

Juntou-se: May 2015
Reputação: 35
26-06-2019, 09:59 AM

Vou responder assim; nunca deixei de usar pincel de texugo com sabões duros, embora a cerda seja um pouco mais rápido para carregar.

Enviado por código morse através do Tapatalk

[Imagem: 36031087066_30e30480d6_m.jpg]
VISITE NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Responder
Foguinho
Na sala de Star
Super Moderators

Juntou-se: Jun 2016
Reputação: 15
26-06-2019, 10:12 AM

(26-06-2019, 09:16 AM)Sergio Donnini Escreveu: Eu acho que os pincéis de cerda são melhores para sabões duros em relação aos de texugo. É a única vantagem que eu enxergo.

(26-06-2019, 09:59 AM)Gago Escreveu: Vou responder assim; nunca deixei de usar pincel de texugo com sabões duros, embora a cerda seja um pouco mais rápido para carregar.

Tenho a mesma sensação, o de cerdas facilita um pouco mais o trabalho na hora de carregar para alguns sabões.

Na minha singela opinião, um pincel de cerdas e um de texugo (bom) o cara não precisa de mais nada na vida...

[Imagem: 339_MS_Logo.png]

Responder
Sergio Donnini
Tateando o Thater

Juntou-se: Jun 2018
26-06-2019, 10:13 AM

(26-06-2019, 09:59 AM)Gago Escreveu: Vou responder assim; nunca deixei de usar pincel de texugo com sabões duros, embora a cerda seja um pouco mais rápido para carregar.

De fato, não é impeditivo. Eu também uso as vezes. Só ressaltei que acho que os pincéis de cerda "casam" melhor com sabões duros, até pela facilidade em formar espuma mais rápido.

“Esperar que a vida lhe trate bem porque você é uma boa pessoa, é como esperar que um tigre não te ataque porque é vegetariano.” (Bruce Lee)

Responder
rodrigoqui
Desejo de raspar
administrators

Juntou-se: Aug 2015
Reputação: 17
26-06-2019, 10:16 AM

Pra mim tudo depende de como o nó é feito e de como a pessoa vai utilizar o pincel.

Os pelos do tipo silvertip normal são naturalmente mais moles mesmo, não tem saída. Mas se o nó for feito com isso em mente esse problema pode virar uma coisa positiva, pelo menos para mim.
Se o nó for denso o suficiente e tiver um loft de tamanho adequado, mesmo o mais mole dos silvertips vai ter backbone suficiente para uso normal. E se a pessoa usar de forma adequada não vai ter nenhum problema para carregar sabões ou criar espuma.

Os pelos do tipo 2 bandas ou os manchurian já são bem mais firmes, então é mais fácil fazer pinceis com mais backbone com eles. E se fizer muito denso e com loft adequado viram monstros de backbone, eu tenho um 2 bandas de 24 mm aqui que tem backbone equivalente ou até maior que os de cerdas que comparei.

Já tem um tempo que meus pinceis de preferência tem sido os de texugo, e dentre eles dou preferência aos silvertip. Não tem um sabão aqui em casa que eu não consigo espumar bem com qualquer silvertip que tenho hoje. Mas já passaram Silvertips mais flopppys na minha mão, e mesmo com eles dava para espumar normal, mas era um pouco mais chato.

A grande diferença que eu vejo entre cerdas e texugo está na densidade dos pelos dos pinceis. O meu maior e mais denso pincel de cerdas tem 28mm e tem menos pelo que meu menor texugo, com 22 mm. E isso para mim faz toda a diferença. A sensação é completamente diferente e as características do dos pinceis tb. Essa falta de densidade dos pinceis de cerda é inclusive o que faz, na minha opinião, eles funcionarem melhor com o MWF. E olha que o MWF é único sabão, de todos que testei, que funciona melhor com cerdas, em todos os outros triple milled ou sabões duros prefiro o resultado com texugos. Como os pinceis de cerdas são menos densos ele colocam ar menos rapidamente na espuma e isso faz com que a espuma do MWF "cresça" menos rápido sendo mais fácil cria-la e de controlar suas características, pq ele tende a ficar "bolhudo" se não tomar cuidado.

Pinceis de texugo tem uma estrutura menos forte que os de cerda, então tem que usar menos força para carregar e é só isso para mim, é "socar" ele menos no sabão. Uso menos força, então os pelos ficam com as pontas no sabão e carregam normalmente. Não tenho nenhum problema. Nem com o Kent que é o de texugo mais floppy que já usei tive problemas. Eles tem menos "estrutura" por trás dos pelos mas tem BEM mais pelos para fazer o trabalho. No meu uso uma coisa compensa a outra tranquilamente, e até supera nos texugos grandes. Eu tenho alguns pinceis de texugo aqui que destroem os sabões, mesmo tendo pontas ultra macias, são muito mais eficientes em carregar que os de cerda, mas aqui o tamanho faz a diferença.

Eu, no meu uso sequer diria que os pinceis de texugo requerem mais trabalho para fazer espuma. Para mim em tempo de carga são equivalentes e na velocidade da criação da espuma os texugos ganham. Mas a sensação deles no rosto é completamente diferente. As pontas podem ter maciez equivalente nos dois tipos, cerdas e texugo, e nisso não vejo vantagem em nenhum dos lados. Agora em sensação de densidade de pelos os texugo são muito melhores que os de cerda e para quem gosta da sensação do pincel "empurrando" o rosto os de cerda ganham normalmente (embora existam exceções).

Para mim é mais uma questão de gosto pessoal do que qualquer outra coisa. Assim como quase tudo no barbear tradicional. Só testando que a gente sabe se algo funciona pra gente ou não.

Responder
decom
Desejo de raspar
Super Moderators

Reputação: 6
26-06-2019, 10:53 AM

Basicamente, assino o que o Rodrigo falou.

Como não gosto de pincéis floppy, acabo mantendo só aqueles com backbone satisfatório, então não tenho dificuldades em carregar com sabões mais duros, mesmo com os pincéis de texugo.

Sent from a long time ago, in a galaxy far, far away...

Responder
Thony
Barbasol à sombra

Juntou-se: Jul 2017
Reputação: 8
26-06-2019, 12:57 PM

Devido os pinceis de texugo abrirem muito mais que os de cerda, os considero mais apropriados aos cremes que aos sabões.
Depois de usar os texugos, passei a considerar os de cerdas mais polivalentes. Uso o Omega 11137 e ele vai bem com os dois.

As coisas sempre parecem impossíveis até que sejam feitas -  Nelson Mandela

Responder
udrako
Correndo o Mondial
administrators

26-06-2019, 01:12 PM

Bem, as vezes tudo é relativo.

Indo ao foco do assunto, considero os pincéis de cerdas mais "polivalentes" que os de texugo, não apenas na questão de facilitar a carga dos sabões ou até mesmo fazer uma espuma no bowl, mas porque gosto de massagear a pele do rosto com movimentos circulares, como uma espécie de esfoliação. Penso ser benéfico.

Um pincél que abre demais, molenga ou com as pontas super macias como um pincel de maquiagem ou que se use apenas com movimentos de "pintor - pelo menos em minha humilde opinião - não seria muito efetivo nesse segundo quesito.

Dá para dar a carga no sabão com um pincel molenga, que abra demais? Com certeza que sim. Para agilizar isso, algumas pessoas borrifam um pouco de agua na superficie do sabão, enquanto o pincel está de molho, etc. Cada um faz de seu jeito.

Em relação aos pinceis de cerdas, vem a questão do "relativo".
Alguns pincéis de cerda, abrem tanto e são tão molengas quanto um pincel de texugo.
O Semogue 830 e o 1350 são um exemplo.
Em relação aos Omega, considero os pincéis de "cerdas tingidas" da Omega tão molengas e "abridores" quanto p.ex. os dois Semogues citados acima.
Minha preferencia em relação aos Omega recai (como a sua) sobre o 11137 de cerdas não tingidas (e seus modelos derivados) que considero o mais equilibrado deles.

Responder

Lingua:
Tema: