Registrar-se

Menos um sabão entre nós! RIP L'occitane CADE
rodrigoqui

administrators

Juntou-se: Aug 2015
Reputação: 17
18-04-2020, 10:57 PM

A L'occitane lançou uma formulação do Cade.
Nessa nova versão fizeram um sabão apenas com hidróxido de sódio e pouquíssimo ácido esteárico, ou seja, sem a menor chance de produzir uma espuma densa.

Aqui a versão antiga:
[Imagem: Wamdn8Q.png]

E a nova versão:

[Imagem: ojx6DbO.png]

Nas lojas online de boa parte do mundo já não tem mais disponível a versão antiga, apenas a nova. Quem quiser tentar dar a sorte pode ir em lojas físicas, é a única chance de encontrar algum do estoque antigo.
Fiquei sem nenhum aqui, e queria pegar um mais pra frente. Agora é ver se dou sorte em alguma loja física.

Para quem quiser procurar em lojas físicas, o Brás mandou umas fotos das etiquetas, aqui tem a cor da etiqueta do antigo:

[Imagem: OAsNWPm.jpg]

E a cor de etiqueta do novo:

[Imagem: PXIkx5X.jpg]

Agora é tentar dar a sorte em lojas.

Menos uma boa opção de sabão disponível no Brasil, infelizmente. Dos importados mais conhecidos agora acho que só sobrou o Maca Root, tirando os niveas da vida....

Responder
rodrigoqui

administrators

18-04-2020, 11:04 PM

Caso alguém tenha interesse sobre o assunto tem um tópico sobre a composição dos sabões aqui:

https://www.barbeartradicional.com.br/fo...p?tid=3266

Lá tem um pouco sobre o assunto.

Mas em resumo, sabões de banho, em sua maioria, são feito com sais de sódio de ácidos graxos. Os de barbear, no entanto, são feito com sais de potássio ou uma mistura de potássio e sódio. Isso é controlado dependendo do tipo de base que é utilizada na saponificação, normalmente hidróxido de sódio ou de potássio. Em alguns sabões como o MdC, que é saponificado apenas com hidroxido de potássio, adicionasse cloreto de sódio para aumentar o conteúdo de sódio do sabão e não ficar apenas com sais de potássio, pois isso também influencia na textura e não só na espumabilidade. Sabões unicamente de sódio produzem espumas muito aeradas, não sendo pertinentes para o barbear, já os ricos em potássio ficam com espumas bem mais densas, do jeito que gostamos para o ato.

Outro problema desse sabão novo é o teor de ácido esteárico, tem muito pouco. O ácido esteárico é uma das principiais fontes de densidade de uma espuma. Normalmente é o ingrediente principal dos sabões de barbear. Algumas vezes cria-se um sabão sem adição de muito ácido esteárico, mas adiciona-se óleos e gorduras ricas nesse para compensar e fazer o seu papel. Alguns sabões são famosos por isso, mas não foi o caso desse.

Temos dois grandes problemas na formulação. Difícil de imaginar que quem criou esse sabão sequer tem algum conhecimento na área, deve ser daquelas típicas decisões que vem de cima... Criaram um ótimo sabão para banho.

Responder
Ivan Reis

Juntou-se: Jan 2019
Reputação: 0
19-04-2020, 12:14 AM

Obrigado Rodrigo por mais uma excelente contribuição ao Fórum.

Responder
Gago

Juntou-se: May 2015
Reputação: 35
19-04-2020, 06:25 AM

(18-04-2020, 11:04 PM)rodrigoqui Escreveu: Caso alguém tenha interesse sobre o assunto tem um tópico sobre a composição dos sabões aqui:

https://www.barbeartradicional.com.br/fo...p?tid=3266

Lá tem um pouco sobre o assunto.

Mas em resumo, sabões de banho, em sua maioria, são feito com sais de sódio de ácidos graxos. Os de barbear, no entanto, são feito com sais de potássio ou uma mistura de potássio e sódio. Isso é controlado dependendo do tipo de base que é utilizada na saponificação, normalmente hidróxido de sódio ou de potássio. Em alguns sabões como o MdC, que é saponificado apenas com hidroxido de potássio, adicionasse cloreto de sódio para aumentar o conteúdo de sódio do sabão e não ficar apenas com sais de potássio, pois isso também influencia na textura e não só na espumabilidade. Sabões unicamente de sódio produzem espumas muito aeradas, não sendo pertinentes para o barbear, já os ricos em potássio ficam com espumas bem mais densas, do jeito que gostamos para o ato.

Outro problema desse sabão novo é o teor de ácido esteárico, tem muito pouco. O ácido esteárico é uma das principiais fontes de densidade de uma espuma. Normalmente é o ingrediente principal dos sabões de barbear. Algumas vezes cria-se um sabão sem adição de muito ácido esteárico, mas adiciona-se óleos e gorduras ricas nesse para compensar e fazer o seu papel. Alguns sabões são famosos por isso, mas não foi o caso desse.

Temos dois grandes problemas na formulação. Difícil de imaginar que quem criou esse sabão sequer tem algum conhecimento na área, deve ser daquelas típicas decisões que vem de cima... Criaram um ótimo sabão para banho.
Ora cá temos uma explicação perfeita. É exatamente isto.

Enviado por código morse através do Tapatalk

[Imagem: 36031087066_30e30480d6_m.jpg]
VISITE NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Responder
decom

Super Moderators

Reputação: 6
19-04-2020, 11:30 AM

Obrigado pelo alerta, e pela explicação, Rodrigo! Quando acabar olockdown pretendo ir na loja física dar uma olhada para ver se eles tem a versão antiga em estoque ainda )a loja aqui fica em shopping, e todos eles estão fechados em função da quarentena)

Sent from a long long time ago, in a galaxy far far away

Sent from a long time ago, in a galaxy far, far away...

Responder
Bninho

Reputação: 2
19-04-2020, 12:44 PM

Felizmente tenho aqui um quase novo.

Cool Direto de Leça da Palmeira, a terra mais bonita de Portugal... Cool

Responder
rodrigoqui

administrators

19-04-2020, 03:30 PM

Eu moro no interior então nem sei quando conseguirei ir em uma loja deles. Fiquei só com o pote de alumínio e sem o sabão! Rs
Mas quando for vou tentar achar. Gosto muito dele, mas estava confortável sabendo que poderia pegar outro a qualquer momento e acabei ficando sem.

Responder
danilo

administrators

Reputação: 15
19-04-2020, 10:50 PM

(19-04-2020, 03:30 PM)rodrigoqui Escreveu: Eu moro no interior então nem sei quando conseguirei ir em uma loja deles. Fiquei só com o pote de alumínio e sem o sabão! Rs
Mas quando for vou tentar achar. Gosto muito dele, mas estava confortável sabendo que poderia pegar outro a qualquer momento e acabei ficando sem.
Nao tenho mais e demorei a consumir. Se quiser procuro aqui no rio, me avisa.

Sent from my MI 8 Lite using Tapatalk

“Freedom is not worth having if it does not include the freedom to make mistakes.”
― Mahatma Gandhi

.

Tem foto? Então nao acredito! =P

Responder
MotaJV

Super Moderators

Reputação: 4
20-04-2020, 06:55 PM

Eu já não gostava muito da versão antiga...

"Pessoas que são boas em arranjar desculpas raramente são boas em qualquer outra coisa" - Benjamin Franklin

Responder
rudregues

Juntou-se: Dec 2019
Reputação: 0
05-05-2020, 10:26 AM

Putz, que pena... Tava nos meus planos de futuramente, quando acabassem meus cremes, comprar um...

...enviado pelo Tapatalk...

Responder

Lingua:
Tema: