Registrar-se

tipos de navalhetes e sua classificação
rudregues

Juntou-se: Dec 2019
Reputação: 0
05-05-2020, 07:57 PM

Boa noite confrades. 

Vejo que há pouca informação na internet sobre quais são os tipos, modelos, variações e características mais marcantes dos navalhetes. Acho importante a existência de repositórios de informações que tornem possível sistematicamente classificar e agrupar estes equipamentos. Temos muitos artigos assim para navalhas e safety razors, mas para navalhetes bem menos. À medida do tempo, pode ser que eu atualize esse tópico, caso sejam encontradas novas informações ou se tiver alguma informação errada. Também se alguém tiver alguma sugestão interessante pra acrescentar algo estou aberto a sugestões. Lembrando que o objetivo não é colocar o que é melhor ou pior, ou seja, julgar qualidade, mas sim tentar classificar e agrupar por características.

Intencionalmente fiz o texto o mais verboso possível, de forma que as imagens são meramente ilustrativas. Dessa forma, quem procurar com palavras-chave etc terá mais chance de encontrar estas informações.

1) Quanto a função
a) cortar: geralmente os usados para barbear, fazer pezinho, desenhar barba e outras atividades que envolvam remover totalmente pêlos. (Santa Clara)
[Imagem: YLFNQC6.jpg]
b) desfiar: geralmente pra diminuir volume do cabelo ou barba. (Santa Clara para desfiar)
[Imagem: qoMMiQK.jpg]

2) Durabilidade
a) durável: navalhete construído para ser um bem durável, de forma que apenas a lâmina seja descartada após o uso (a maioria)
[Imagem: ZrWl8jZ.jpg]
b) descartável: navalhete construído para ser um bem não durável, de forma que todo o navalhete (incluindo a lâmina que vem dentro dele) é descartado após o uso (Lord Barber Razor e Creative Edge)
[Imagem: 4KjnOox.jpg]

3) Estilo
a) dobrável (foldable): formato mais comum, o cabo e a espinha são unidos por um pino de articulação ou parafuso, possibilitando assim rotacionar o cabo em relação à espinha do navalhete. (Bluebeards Revenge Shavette)
[Imagem: WdiCFIr.jpg]
b) fixo normal (kamisori): um cabo fixo que é uma espećie de extensão da espinha do navalhete (Feather Artist Club SS Razor Japanese Style, Razorine Double Edge Shavette Razor, Zazor Double Edge Shavette Razor e Razorock Switch Razor)
[Imagem: ZcppTHq.jpg]
c) fixo de um anel: um cabo fixo que é uma espećie de extensão da espinha do navalhete porém com um anel para encaixar o dedo médio ou indicador (navalhete de um dedo)
[Imagem: WpBU45M.jpg]
d) fixo de dois anéis: um cabo fixo que é uma espećie de extensão da espinha do navalhete porém com dois anéis para encaixar o dedo médio, indicador ou o anelar (navalhete de dois dedos)
[Imagem: EyID3nY.jpg]

4) Tipo de lâmina aceito
Aqui cabe uma ressalva. Onde eu coloquei o nome lâmina de dois fios, pode-se entender também lâmina dupla. Onde eu coloquei lâmina de um fio, pode-se entender também lâmina simples.
a) Lâmina de dois fios cortada ao meio: o tipo de navalhete mais comum, onde geralmente o usuário utiliza uma lâmina comum de duplo fio cortada ou quebrada ao meio. (Parker Shavette)
[Imagem: R3CpC6i.jpg]
b) Lâmina de dois fios inteira: recebe uma lâmina comum de duplo fio inteira, que nem a maioria dos safety razors. (Razorine Double Edge Shavette Razor, Zazor Double Edge Shavette Razor, Strong Leopard 74-A, Creative Edge, Razorock Switch Razor)
[Imagem: JsaYZuL.jpg]
c) Lâmina de um fio normal/extendida: recebe a lâmina de um fio normal/extendida (Dovo Shavette)
[Imagem: aEsgP0Y.jpg]
d) Lâmina de dois fios cortada ao meio ou lâmina de um fio normal/extendida: recebe os dois (Dovo Shavette)
[Imagem: aEsgP0Y.jpg]
e) Lâmina de dois fios extendida: (Strong Leopard 77-A)
[Imagem: JwU2Gbu.jpg]

5) Exposição da lâmina
É a distância em mm medida entre fio da lâmina e o gume do navalhete.
a) fixa: a maioria possui pinos que prendem a lâmina de forma a ter apenas uma posição possível para a lâmina. (Strong Leopard 74-A)
[Imagem: gkma4LL.jpg]
b) variável: não existe qualquer pino, sendo o usuário capaz de aumentar/diminuir a exposição. (Santa Clara e outros chineses)
[Imagem: seIxOes.jpg]

Obs.: Aqui a minha idéia inicial seria colocar também nível de agressividade para as fixas. Já vi alguns artigos e tópicos mencionando que dependendo do quão exposta a lâmina está no navalhete, este será mais ou menos agressivo. Não cheguei a nada definitivo, mas parece que 0,5 mm é suave, 1,0 mm médio e 1,5 mm agressivo. O site bespokeunit fez uma análise do Black Widow Shavette que possui 1,5 mm de exposição e o considerou o mais agressivo da sua lista. Como ainda não é nada muito definitivo, deixo isso apenas como uma observação e preferi manter apenas a classificação mais básica sem a agressividade ainda. (Black Widow Shavette)
[Imagem: r6ZwTAw.jpg]

6) Mecanismo de colocação e remoção da lâmina
Vale uma observação aqui, a minha classificação de mecanismos não bate exatamente com a de outros sites, pois não concordo com algumas coisas. Como por exemplo separar o mecanismo de botão e parafuso, pois são muito parecidos no meu ver.
a) Porta-cadeado (Clasp/Pinch): A lâmina é presa em uma ou duas peças da face do navalhete e é fixada por uma terceira peça que irá envolvê-las. Similar a um porta-cadeado. É o tipo mais comum de mecanismo. (Santa Clara e Viccare)
[Imagem: JAaD5rn.jpg]
[Imagem: QtTAAU0.jpg]
b) Dobradiça (Hinge): Um lado da face é aberto como uma dobradiça e a lâmina é colocada no local, bastando fechar para fixar. (Strong Leopard 74-A)
[Imagem: E3mJG2n.jpg]
c) Deslizar (Slide): Uma peça do interior do navalhete desliza através da ponta (vazada) para fora e para dentro do aparelho. Essa peça possui pinos para encaixe da lâmina, bastando então deslizar a peça para fora, colocar a lâmina e deslizar o conjunto peça+lâmina para dentro. (Creative Edge, Alfacell e DOVO)
[Imagem: BvqywAX.jpg]
[Imagem: fDPwE80.jpg]
d) Inserção (Insert): A lâmina é empurrada pro interior do navalhete através da ponta (vazada). Para remover ela pode ser removida pela ponta mesmo ou pelo gume (que também é vazado). (Feather Plier Razor e Feather Artist Club)
[Imagem: IWFQQvv.jpg]
e) Botão/Parafuso (Knob/Screw): A lâmina é inserida entre duas peças da face do navalhete e um botão/parafuso é utilizado para apertar até ficar firme. (Irving Barber Company Razor, Razorine Double Edge Shavette Razor e Daune Double Edge Shavette Safety Razor, RazoRock Switch Safety Razor)
[Imagem: uke8dPf.jpg]
f) Face deslizante: Uma das peças da face é móvel ou removível e com uma fenda de diâmetro variável. A outra peça da face possui pinos com cabeça que só passa pela maior parte da fenda. A lâmina é colocada então na peça com os pinos e a peça com a fenda é encaixada e deslizada até os pinos estarem na parte mais apertada da fenda. Similar ao mecanismo dos trincos “pega-ladrão” (aqueles trincos de internos com corrente usados em portas). (Focus R28 Slim Al Shavette e Zazor Double Edge Shavette Razor)
[Imagem: fuIORCF.jpg]
[Imagem: u5Kcyc8.jpg]

7) Completude da lâmina em relação ao gume (edge) do navalhete
Basicamente é a diferença de tamanho entre o gume do navalhete e o fio da lâmina inserida (no caso a projeção ortogonal do fio da lâmina para o plano de corte, uma vez que as pontas das lâminas são curvas). É o quanto a lâmina “preenche” ou “completa” a extensão do gume como um todo. Fiz uma classificação meramente qualitativa ao invés de quantitativa, mas nada impede medir em mm a completude.
a) Alta (DOVO com lâmina extendida)
[Imagem: wYId428.jpg]
b) Média (Alfacell)
[Imagem: dEYX9hW.jpg]
c) Baixa (DOVO com lâmina normal)
[Imagem: KRbhOlF.jpg]

8) Posicionamento horizontal da lâmina em relação ao gume (edge) do navalhete
a) Borda: a lâmina está fixada a partir da borda (toe) do navalhete, deixando parte do gume entre o calcanhar e a lâmina livre. (DOVO Shavette)
[Imagem: THsgODT.jpg]
b) Centralizado: a lâmina está centralizada, ou seja, à meia distância da borda e do calcanhar do gume. (Black Widow Shavette)
[Imagem: XZSm9gU.jpg]
c) Variável: é possível ajustar conforme a necessidade, seja deixar mais ao centro, mais na borda ou mais no calcanhar do navalhete. (Santa Clara)
[Imagem: BRKrRK0.jpg]

9) Material
Tipo de material do cabo, pino e outras partes do navalhete (podendo ser madeira, aço, plástico, aluminio etc).

10) Peso
Em teoria mais peso implica em menos controle, da mesma forma menos peso implica em mais controle. Fazer um pouco mais ou um pouco menos de pressão pra cortar o pelo.
a) Leve (Alfacell com 24 g e Santa Clara com 30 g pesados na minha balança)
b) Médio (Sanguine Coolcut R5 Pure Wood Shavette 50 g conforme bespokeunit)
c) Pesado (Equinox Matte Black Professional Shavette 70 g conforme bespokeunit)

Fontes:
https://www.badgerandblade.com/forum/thr...ms.487763/
https://bespokeunit.com/shaving/shavette...ght-razor/
https://bespokeunit.com/shaving/shavettes/
https://www.badgerandblade.com/forum/thr...ts.185609/
https://bespokeunit.com/articles/groomin...-shavette/

EDIT: Se por acaso alguém se interessar em republicar esse post em outros fóruns, sites, mídias etc, por mim eu não tenho nada contra, passo até o código do post pra facilitar. Liberdade total por mim, não gosto de propriedade intelectual e sou contra a mesma. Mas mesmo dando liberdade irrestrita, eu ficaria feliz de que o tópico aqui do fórum fosse citado como sendo o original.

Responder
Thony

Juntou-se: Jul 2017
Reputação: 8
05-05-2020, 08:27 PM

Interessante essa compilação................Thanks

As coisas sempre parecem impossíveis até que sejam feitas -  Nelson Mandela

Responder
rudregues

05-05-2020, 08:32 PM

(05-05-2020, 08:27 PM)Thony Escreveu: Interessante essa compilação................Thanks
Obrigado Thony, deu um tranalho inacreditável. Achei que levaria umas horas, mas acabei levando o dia todo. Apanhei muito pro sistema de formatação e colocação de imagens, principalmente.

Responder
RTerror

Juntou-se: Jan 2020
05-05-2020, 08:48 PM

Bela iniciativa. Penso em comprar um navalhete mais baratinho pra testar e ver como me saio.
Alguma dica de marca boa e barata (na medida do possível)?

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Responder
rudregues

05-05-2020, 09:14 PM

(05-05-2020, 08:48 PM)RTerror Escreveu: Bela iniciativa. Penso em comprar um navalhete mais baratinho pra testar e ver como me saio.
Alguma dica de marca boa e barata (na medida do possível)?

Obrigado!

Só tenho Alfacell e Santa Clara.

1) Alfacell é um lixo, a lâmina fica torta e balançando, não pude usar. Fuja dela!

2) Santa Clara é tem vantagens e desvantagens:
a) Não existe pino nem nada fixando a exposição da lâmina, sendo assim você pode controlar a agressividade aumentando ou diminuindo a exposição. Uma exposição muito pequena é perigosa, pois vai fazer você ter que colocar o aparelho mais na perpendicular em relação ao seu rosto. Já uma exposição muito grande (tipo os 1,5 mm da Black Widow que postei acima) fica agressiva demais. Minha dica é colocar de forma que a parte arredondada das extremidades da lâmina fique totalmente exposta, se passar disso já é muito. Às vezes também é chato conseguir acertar a posição.
b) Ela possui gume bem mais largo que a lâmina de dois fios comum, sendo assim, ela tem baixa completude e então vai sempre ter bastante gume exposto. Quando você for se barbear com ela, essa região que tem gume mas não tem lâmina irá tirar a espuma apenas, atrapalhando o barbear.
c) Ela é leve, então você em tese tem que fazer um pouquinho de pressão pra cortar, mas muito cuidado sempre.

Fui em lojas físicas e vi diversos navalhetes. A maioria era bem construída e de metal, mas sempre tinha os dois pinos de fixação. Isso impossibilitava eu realizar o controle de exposição e por isso decidi não comprar nenhuma dessas. Mas elas tinha o gume quase do mesmo tamanho da largura da lâmina, então tinham excelente completude. Uma das lojas autorizou eu colocar as lâminas no navalhete pra ver como ficava (lâminas minhas e que eu abri na hora claro), mas a exposição da lâmina era grande demais, pra mim é navalhete de cabeleireiro isso. Talvez sejam boas, mas como consigo resultados com a Santa Clara achei melhor não arriscar por enquanto.

A galera costuma elogiar o Parker Shavette, você acha por menos de 200 reais no mercado livre etc.

Santa Clara você acha por menos de 20 reais rsrs

Se fosse pra pegar um navalhete de exposição fixa e não muito caro, eu iria no Sanguine R5

Parece ser de ótima qualidade e a exposição da lâmina não é grande

[Imagem: 2a1080346c96adfa760b3521672f08aa.jpg]

Tem um cara vendendo por U$ 10,00 um Sanguine R5 seminovo no ebay https://www.ebay.com/itm/Sanguine-Coolcu...SwuhZen0mA

Responder
udrako

administrators

Juntou-se: May 2015
Reputação: 14
05-05-2020, 09:37 PM

Obrigado por compartilhar.

Responder
Moreira

Reputação: 16
05-05-2020, 10:47 PM

Muito bom material! Grande feito!

conhece o @jose.monserrat.pou no instagram?

Responder
Gago

Reputação: 35
06-05-2020, 07:40 AM

Bom tópico!

Enviado por código morse através do Tapatalk

[Imagem: 36031087066_30e30480d6_m.jpg]
VISITE NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Responder
jlcarneiro

Juntou-se: Nov 2017
06-05-2020, 07:59 AM

Muito bom, obrigado!

Responder
MotaJV

Super Moderators

Reputação: 4
06-05-2020, 01:14 PM

Muito obrigado!

Tem uns navalhetes de dois anéis que são bem bacanas.

"Pessoas que são boas em arranjar desculpas raramente são boas em qualquer outra coisa" - Benjamin Franklin

Responder

Lingua:
Tema: