Registrar-se

Review Yaqi Raster / Excalibur Barbeador SE
rodrigoqui
Na sala de Star
administrators

Juntou-se: Aug 2015
Reputação: 17
14-05-2021, 08:11 AM

Yaqi Raster / Excalibur

[Imagem: 2cfwNE0.jpg]

[Imagem: oSSwbaB.jpg]

[Imagem: ljgHQoq.jpg]

[Imagem: yRKUWCg.jpg]

[Imagem: 37L01vN.jpg]

Esse barbeador utiliza lâminas do tipo AC e possui um pouco (ou bastante) de polêmica por trás. Sempre que faço um review gosto de falar muito e nesse não vai ser diferente. Rs

A Yaqi hoje já é uma empresa que possui sua fama no meio do wetshaving. Boa parte do público já ouviu falar dela, de forma positiva ou negativa, mas já ouviu falar.  Ela produz itens a um preço baixo! O problema dela é o controle de qualidade. Ela produz excelentes nós sintéticos, e hoje em dia de texugo também, e, a bem da verdade, era uma das principais fornecedoras de nós sintéticos para várias empresas por um tempo. Aí começou a produzir pinceis. Como os nós são bons os pinceis acompanham. Cabos feitos de materiais interessantes, bem construídos e bonitos. O problema é o controle de qualidade. Volta e meia aparece um pincel com o nó colado muito torto, ou com cola sobrando e por aí vai, eu mesmo já recebi um pincel torto deles, dava pra usar bem, mas era torto. Não é a regra ter algum problema, é exceção, mas acontece. Controle de qualidade não é o forte. Eles também começaram a fazer barbeadores. Possuem cópias de modelos famosos e desenhos próprios. Em ambos os casos o principal problema é o controle de qualidade. As vezes falham...
Sobre esse barbeador, um dos problemas é justamente essa polêmica sobre ser um desenho próprio ou não. Olha uma foto dele aí em baixo.

[Imagem: U1PUHBu.jpg]

Como dá pra ver, a rosca do top cap é cortada, de forma que apenas a parte central efetivamente “existe”. Isso é uma forma de construção que é utilizada em outras áreas, para criar roscas de um determinado tamanho, mas que ocupem menos espaço. No entanto essa não é uma forma comum de construir barbeadores. Efetivamente, hoje em dia, apenas a Blackland produz barbeadores desse tipo.  Olhem fotos de dois que fazem isso abaixo:

[Imagem: xjLU0qW.jpg]

[Imagem: DNAEg1c.jpg]

O Shane, dono da Blackland, criou um furdunço danado quando esse aparelho foi lançado e muitos americanos também ficaram revoltados. Segundo eles esse aparelho seria uma cópia da Vector e isso seria um absurdo. EU não concordo com isso. Tirando o parafuso “cortado” esse aparelho não tem nada em comum com a vector, a não ser o tamanho reduzido, que é consequência da utilização desse tipo de corte no parafuso. Só de olhar a geometria já dá pra perceber que não tem realmente nada em comum. Esse parafuso cortado não é algo que a Blackland inventou (sequer foi patenteado, pois isso já é feito a décadas em outras coisas), embora eles tenham sido os primeiros a terem trazido isso para barbeadores modernos. Nessa primeira polêmica eu estou do lado da Yaqi. Eles criaram um desenho novo e apenas utilizam um detalhe que já tem outra empresa usando, mas não possui o domino sobre. 

Outra polêmica é com relação a um desalinhamento do parafuso do top cap. Se vocês olharem para foto dá claramente pra ver que ele é torto.

[Imagem: kUwjcvc.jpg]

[Imagem: 3aCQFDa.jpg]

Ele é meio rodado pro lado. Isso seria o fim para um barbeador não fosse um detalhe... A lâmina passa por esse parafuso e ele ajuda a guiar a sua posição. Mas esse aparelho possui tantas folgas que mesmo esse parafuso sendo torto dá pra colocar a lâmina perfeitamente alinhada tanto com o topcap quando com o baseplate. O fato do aparelho ser cheio de folgas na construção aqui foi um golpe de sorte que salvou o barbeador. Aí vocês pensam, eles perceberam o problema e vão corrigir certo? Deveriam lançar uma versão 2 correto? E isso aconteceu. O problema é que na versão 2 apenas ocorreu a limpeza dos moldes para melhorar o acabamento, nada foi feito com relação ao parafuso torto. E aí chegamos na terceira polêmica. O acabamento é bem ruim! Dá pra ver nas fotos. Tem muita rebarba na parte interna. Tem umas “bolhas” na cromagem, e o pior que não sei se essa “bolha” está com espaço vazio em baixo e pode quebrar a qualquer momento expondo o zamac ou se está só acompanhando as falhas do cabeçal. E pensa que na versão 2 isso melhorou? Nada... Pelas fotos que vi está exatamente a mesma coisa. Não existe, efetivamente, versão 2.

Um barbeador cheio de polêmicas, com acabamento das partes internas bem ruim deveria ser um fracasso certo? O único problema é que o danado barbeia bem... E ainda tem um preço justo, aliás, é o único barbeador com lâminas AC que é “barato”. Consequência? Vende pra caramba, mas só quando está disponível.
Bem, vamos começar o review.

1. Apresentação – O aparelho vem nessa caixinha de papelão. Solto dentro dela enrolado nuns papeis. É o suficiente pra ela não ficar sambando dentro da caixa, mas não o suficiente para proteger de algo e nem para depois. Tirou da caixa ela fica basicamente sem proteção lá dentro. Pra quem gosta de guardar as coisas na caixa ela não é muito boa para isso. Vem também com uma lâmina. Mas é péssima!

[Imagem: G2IhRvU.jpg]

2. Preço – Ele é vendo apenas na Austrália, pelo revendedor oficial deles: The Wet Shaving Co e na china pelo Aliexpress. Na Austrália sai por $29,95 AUD na versão “polida” com cabo de alumínio e por $34,95 AUD na versão fosca. Lembrando que o dólar australiano vale um pouco menos que o dólar americano. No Aliexpress ela aparece de vez em quando, em lotes, e é um pouco mais barata e com frete grátis!!! A polida pra mim saiu por volta dos R$100 e a fosca por volta dos R$140. Eu comprei pelo Aliexpress.

3. Construção – A construção é péssima, próximo tópico... Mentira! É péssima sim, mas vou elaborar mais! Rs
Esse barbeador, como citei acima, possui tanto problemas no acabamento quanto de alinhamento. As partes externas são até bonitinhas, mas por “dentro” é realmente bem ruim. Possui várias rebarbas, bolhas na cromagem. O problema dessas bolhas é que se forem realmente com espaço vazios em baixo e furarem, já era o barbeador, pois zamac com água é tchau e bença. Os cabos são bons! A cromagem no cabo fosco, de latão é ótima e é bem bonito. O de alumínio, que acompanha o “polido”, parece ser anodizado, mas é muito grosso para ser, então é alguma pintura. Mas são visualmente bons! O problema está no cabeçal mesmo. E olha que a cromagem fosca é bem legal, super lisinha (onde não tem bolhas né rs).

Como disse acima também, o desalinhamento do parafuso seria fatal para quase todos barbeadores, mas esse segue a antiga escola Fatip das folgas na construção, e por sorte se salvou.
Outro detalhe que tem que ser levado em consideração é a durabilidade do parafuso. Ele é cortado, tem a rosca feita no zamac com uma cromagem duvidosa. Se colocar o cabo errado é fácil de roçar e se por algum motivo começar a desgastar já era. Será que será durável? Não sei... Os meus não tem nem sinal de problemas, mas quanto vão durar é uma dúvida importante.

4. Dimensões e peso – O fosco, com cabo de latão possui 69g, e o polido com cabo de alumínio 33,5 g. Eu sempre uso o cabo de latão nos dois, então para mim efetivamente o peso é igual.
O cabeçal é super pequeno. Pouca cousa maior que a lamina AC. BEM pequeno. Olha uma foto comparando com um barbeador que usa lâminas DE.

[Imagem: AFWgLpP.jpg]

5. Manuseabilidade – É bom e ruim. Esse é um barbeador leve mesmo na versão mais pesada, na de alumínio então nem se fala... Barbeadores leves requerem uma técnica especial. Aqui não dá pra deixar o peso do aparelho fazer o trabalho, pq não faz, ainda mais numa superfície larga como essa, onde a pressão de divide por uma largura maior. Tem que guiar o aparelho. Se por muita pressão dá problema, mas tem que pôr a pressão no sentido certo, de forçar o movimento do barbeador e não contra a pele. Como já uso barbeadores de alumínio a um tempo não tive problemas aqui, mas é um detalhe a se ficar atento, tem que guiar o barbeador. O problema mesmo é como cabo. Ele é muito liso. Foi um dos poucos barbeadores que no início fiquei com medo de me cortar. No primeiro uso escorregou pra caramba! No segundo uso já me ajustei e comecei a segura-lo um pouco mais pra baixo, aí consegui travar ele no recorte do cabo, mas tive que mudar a posição para isso. Segurando nesse recorte fica bem, mas não é minha posição preferida.

Sobre o uso efetivo do aparelho, ele é super de boa. Como é super fininho ele encaixa em qualquer lugar. É super fácil de guiar pelo rosto. Esse perfil slim é realmente interessante de usar. Da pra manobrar a vontade.

6. Cabeçal e agressividade – Aqui tem uns detalhes interessantes. Olha essa foto:

[Imagem: Qm0kcXC.jpg]

Tem dois detalhes interessantes nela. Primeiro é que a lâmina fica completamente reta no aparelho. Esse é o único barbeador que usa lâminas AC que faz isso, e, em lâminas DE, só conheço o Focus Tritok R51. Só aqui, pra mim já morre a polêmica com a Blackland... Ter a lâmina reta assim não é comum, e tem que ter isso em mente na hora do barbear. Outro detalhe é a exposição levissimamente positiva.

Para usar esse barbeador, por conta do ângulo, tem que levantar mais o cabo. Mais que o normal para outros barbeadores, já que a lâmina está literalmente reta. Se errar o ângulo ele vai raspar pelo rosto e não vai ficar legal. Fica bem ruim na verdade. Dando esse grauzinho a mais fica show. E essa exposição bem pouco positiva deixa ele bem confortável, quando usado no ângulo certo.

O único outro barbeador, que usa lâminas AC, que usei por enquanto foi o Hawk V1, que não é famoso por ser dos melhores (o que aparentemente foi resolvido no V2 e V3). E esse da Yaqi é mais suave e efetivo que ele. Nem se compara. Em breve acrescento mais barbeadores aqui nessa seção, se os correios ajudarem.

Usando como parâmetro a Rockwell, que muita gente aqui conhece, ele tem a suavidade do nível 3 ou 4 com a eficiência bem maior que a do 6. Ele limpa o rosto mesmo! Mas não cobra muito por isso (se usar no ângulo certo). Não sei até que ponto isso é um feito do barbeador ou do estilo de lâmina, mas ele é muito bom! Não está longe da eficiência de uma Blackbird por exemplo. Vai menos fundo, mas por pouco. E bem mais suave. Ele morde e se distrair tira pedaço, as lâminas AC são sinistras, mas é um barbeador muito confortável. Já tinha um tempinho que não me barbeava diariamente e ele me fez voltar. Nem tanto pela suavidade, mas é legal de usar, me deu vontade de me barbear diariamente novamente.

Em todo review de barbeador que fiz aqui ultimamente falei que o barbeador era confortável e eficiente. E isso tem um motivo, é disso que gosto em barbeadores, então é atrás disso que vou na hora de escolher um. E esse não foge à regra, confortável e super eficiente.

Meu padrão de barbeador no momento é a Razorock Lupo. E esse é tão suave quanto, se não for mais, e ligeiramente mais eficiente. De novo, é culpa das lâminas ou do barbeador? Não sei, mas o resultado é esse. Realmente é um barbeador legal pra mim.

Resumindo aqui: É um barbeador razoavelmente suave, mas bastante mais eficiente que a suavidade indica. Faz um excelente trabalho.

7. Mudança de lâmina – Ele é meio sem jeito, por ser fininho, mas vai de boa. Típico de 3 peças. Mas tem um detalhe. Tem que gastar um tempo ajeitando a lâmina e o topcap. Como disse no início, o parafuso torto atrapalha aqui. Se fechar o aparelho sem ajustar ele vai deixar a lâmina torta. Tem que ajustar, bem ao estilo Fatip das antigas, mas realmente tem que ser feito. Outra coisa, a lâmina agarra na pontinha do parafuso. Tem que dar uma balançadinha pra sair. Pra colocar não precisa, mas pra sair ela dá uma agarrada. Excesso de rebarba...

Aqui uma foto dele com a lâmina torta (na foto não realça o tanto que fica torto quanto pessoalmente):

[Imagem: OM6rpto.jpg]

Aqui depois de ajustar (também não ficou muito bom pra ver):

[Imagem: m1OPDlr.jpg]

8. Considerações – A construção é péssima, é cheio de rebarbas, é torto, dá trabalho para acertar, não sei quanto vai durar... Mas barbeia bem! Eu só uso pra me barbear, não fico olhando ele por dentro nem nada do tipo. Gasto alguns segundo ajustando e pronto pra usar. Funciona que é uma beleza. Não é barato. Mas tb não é caro com a maioria dos barbeadores disponíveis por aí. Se durar alguns anos pra mim está ótimo, já valeu pelas alegrias que me deu no barbear. Nessa pandemia eu parei completamente de investir em tudo de wetshaving. Foi mais de um ano só usando as coisas daqui. Acabei indo nesse barbeador para testar novamente essa plataforma de lâminas e não poderia ter sido mais feliz. Realmente gostei demais. E me animou com isso de novo. Voltei a pesquisar sobre barbeadores AC e agora tem coisa a caminho. Se bem que nem sei se isso é bom... kkkkkk

Para quem quer conhecer esse tipo de lâmina e barbeador é a opção mais barata e, se os problemas não forem grandes pra vc, uma opção legal. Mas uma dica, compre lâminas também! Não conte com a que vem nele, que é péssima. Se você só usar a dele vc desiste do negócio, é ruim demais! Não são lâminas baratas, mas pelo tanto que duram vale bem a pena. Vou colocar aqui uma foto da comparação de uma DE com uma AC para quem nunca viu conhecer a diferença.

Está na classe dos barbeadores “baratinhos” e eu gostei muito. É ruim mais é bão! Recomendo, desde que estética e durabilidade não sejam um problema.

[Imagem: 6dG0P13.jpg]

Responder
Thony
Pegando uma Brisa
Super Moderators

Juntou-se: Jul 2017
Reputação: 8
14-05-2021, 09:02 AM

Obrigado pelas suas impressões, fiquei curioso com essas laminas.

Responder
udrako
Cuidando do Gem Junior
administrators

Juntou-se: May 2015
Reputação: 14
14-05-2021, 10:45 AM

Obrigado por compartilhar Smile

Responder
Ricardo2010
Extremamente Schick

Reputação: 24
14-05-2021, 10:16 PM

Obrigado pela avaliação, Thony. Cool

"Somente aqueles que desistiram de viver acham que os sonhos são impossíveis."

Responder
giulianogodoi
Fixx-Modellos
*

Juntou-se: Sep 2019
Reputação: 0
14-05-2021, 11:00 PM

Obrigado pelo review, Rodrigo! Essa foto da lâmina reta realmente passa a sensação de que qualquer erro no ângulo o estrago está feito.

Responder
Sergio Donnini
Regendo a Regente

Juntou-se: Jun 2018
Reputação: 13
15-05-2021, 07:55 AM

Obrigado pela avaliação. De longe parece ser bem bonito, mas de perto percebe-se o acabamento meio ordinário mesmo.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

“Esperar que a vida lhe trate bem porque você é uma boa pessoa, é como esperar que um tigre não te ataque porque é vegetariano.” (Bruce Lee)

Responder
rodrigoqui
Na sala de Star
administrators

Juntou-se: Aug 2015
Reputação: 17
15-05-2021, 11:30 AM

(15-05-2021, 07:55 AM)Sergio Donnini Escreveu: Obrigado pela avaliação. De longe parece ser bem bonito, mas de perto percebe-se o acabamento meio ordinário mesmo.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Sim.
Por fora é bem bonitinha. Por dentro, desmontada é bem ruim mesmo a finalização.

Responder
Wanderlei Hornung
Surfista ponta prateada

Juntou-se: Nov 2015
Reputação: 2
15-05-2021, 09:27 PM

Amigo excelente review, muito obrigado.

Responder
Gago
Blue Night

Reputação: 35
16-05-2021, 02:35 PM

Gran review

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

[Imagem: 36031087066_30e30480d6_m.jpg]
VISITE NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Responder
decom
Na idade da Pedra Hume
Super Moderators

Reputação: 6
16-05-2021, 07:19 PM

Obrigado, Rodrigo !

Como sempre, o Rodrigo chama de review, mas o nome correto seria baita aula!

Sent from a long time ago, in a galaxy far, far away...

Responder

Lingua:
Tema: