Registrar-se

Review Blackland Blackbird
rodrigoqui
Na sala de Star
administrators

Juntou-se: Aug 2015
Reputação: 17
30-08-2021, 10:43 PM

Vou começar a fazer uma série de reviews do barbeadores da Blackland que tenho aqui. Vou fazer da Blackbird, Sabre e Vector. Espero fazer da Era num futuro. Não vou fazer da Dart, pois não tenho mais ela e da versão da Tradere da Blackland, pois nunca usei.

Logo antigo (2015-2021): [Imagem: GYNJZ90.jpg]

Logo novo (2021 - ): [Imagem: MDFdnAr.jpg]

Mas antes de começar a falar deles, um pouco da história da Blackland.

A Blackland é uma empresa que produz barbeadores. Normalmente esse tipo de empresa na américa do norte começa de duas formas diferentes. Uma pessoa ou grupo de pessoas que já possuem um equipamento, seja CNC, EDM ou algo do tipo, para ocupar a máquina, produz barbeadores. Por exemplo, Yates, Timeless, Henson... A outra forma comum são empresas que tem ideias de como os barbeadores podem ser feitos de forma diferente, terceiriza a produção de seu desenho e entrega o produto final ao consumidor. Assim são a maioria dos produtores de barbeadores usinados hoje em dia, por exemplo, Blackland, Stirling, Rockwell, Colonial Razors, ATT, Rex, Chiseled Face... A Razorck começou assim, mas adquiriu seu próprio equipamento e hj produz in loco.

A Blackland começou quando o seu proprietário, Shane, procurava algo para poder construir. Pesquisando se interessou pelo wetshaving e começou a fazer esboços de barbeadores, isso em 2014. Depois de uma dúzia de protótipos feitos em impressora 3D ele chegou no que hoje é a blackbird. Ele procurava um barbeador que fosse o melhor possível para retirar a barba dele, que segundo o próprio, é bem densa e grossa, então ele procurava o máximo de eficiência com o máximo de conforto possível. Encontrou uma empresa para construir a versão final e lançou uma campanha no kickstarter. Com a campanha da Blackbird ele conseguiu arrecadar US$23.596 e a produção começou. Em dezembro de 2015 o barbeador começou a ser enviado (curiosamente, sem atrasos, diferente de vários outros projetos em Crowfunding).

Vou colocar aqui algumas imagens da sua campanha no kickstarter:

[Imagem: gz6RB9k.png]
[Imagem: g0YIGJy.png]
[Imagem: b8Cs7fi.png]
[Imagem: iGV29xw.png]
[Imagem: ClCw1dM.png]

A Blackbird tem seu desenho inspirado no avião Lockheed SR-71 Blackbird:

[Imagem: c4pT5KC.jpg]

Inclusive, um dos acabamentos iniciais da Blackbird também era inspirado no avião. Inicialmente o barbeador seria oferecido nos acabamentos Black oxide, que vai se desgastando com o tempo ficando bem legal, e parecido com o do avião e o Brushed, que na verdade era o acabamento Machined que temos hoje. Também eram oferecidos dois tamanhos de cabos, 70 mm e 101 mm. Dessa versão inicial, pouca mudou mudou para a versão atual. Hoje em dia são oferecidos, na versão de aço, apenas os acabamentos Machined e Polida, a black oxide, infelizmente não está mais disponível. O cabo também mudou de tamanho, hoje em dia o cabo padrão dela possui 85 mm, um pouco maior que os 70 do início. O cabo de 101 mm ficou muito tempo sem ser disponibilizado, mas recentemente voltou a ser oferecido.

Por um tempo também foi oferecido o acabamento Jet, que é uma camada preta espelhada depositada sobre a versão polida do barbeador. Fica bem legal, mas hoje também não está mais disponível, embora ainda esteja no site. Segundo o Shane não há previsão de novas Jet. 

Pouco tempo depois do lançamento inicial foi disponibilizada também uma versão Open comb. Então estão disponíveis hoje a versão com Safety bar e a open comb.

Algumas imagens para apresentar os acabamentos disponíveis:

Black Oxide:
[Imagem: glLilq7.jpg]
[Imagem: AxHrmYM.jpg]
[Imagem: PVOSWEk.jpg]

Machined:
[Imagem: l7ikEJS.jpg]

Polida (únicas fotos eu tirei, o resto são da internet):
[Imagem: 6O0CfQL.jpg]
[Imagem: HG2KNrt.jpg]

Jet:
[Imagem: H2OwMyC.jpg]
[Imagem: IUfbprp.jpg]

As duas opções de baseplate:
[Imagem: lbG10lq.jpg]

Em termos de opções de metais, hoje estão disponíveis a Blackbird em aço, titânio e latão. Mas a versão de latão vai ser descontinuada em breve, vão ficar apenas aço e titânio disponíveis.

Blackbird em aço:
[Imagem: F4XxtZf.jpg]
[Imagem: WBG9a2S.jpg]
[Imagem: BV88TpG.jpg]

Blackbird em Titânio (ela é ligeiramente mais escura que a de aço):
[Imagem: GyJY3do.jpg]
[Imagem: eAQGPGK.jpg]

Blackbird em latão:
[Imagem: RxxJ7OA.jpg]
[Imagem: FOYOtUw.jpg]
[Imagem: M0vOubD.jpg]

Com o tempo, caso a superfície não seja polida com frequência começa a aparecer a patina, que é o que muita gente quer com esse metal:
[Imagem: vUjO9Fv.jpg]

A Blackbird é usinada em um CNC de 5 eixos, com o acabamento Machined final feito na própria máquina. Os cantos são chanfrados para não ficarem afiados. Como já deu pra ver nas fotos, o acabamento machined deixa as marcas da unsinagem bastante visíveis, e esse é o visal que mais atrai as pessoas, e é de longe a mais vendida. Os ângulos e faces são todos muito bem definidos. Quando o barbeador é polido, manualmente, um pouco dessas quinas são retiradas. Eu particularmente gosto mais do acabamento machined que a polida, acho mais charmosa. Já tive das duas aqui e apesar da polida ser linda, na mão a machined tem algo que chama a atenção. É realmente muito legal. Aqui em baixo tem dois vídeos que mostram parte da produção do Baseplate e do Topcap.

O baseplate sendo usinado:

Topcap sendo usinado:

Mas bem, vamos parar com esse lenga lenga e vamos começar a falar do barbeador, que é pra isso que vocês estão aqui.

Esse review será sobre a Blackbird com o cabo de 85 mm, acabamento machined e com o baseplate com safety bar. Vou fazer alguns comentários bem breves sobre a polida e sobre o plate OC, mas vão ser pontuais pois não tenho mais eles aqui, então o que vou falar é de memória.

1. Apresentação – A Blackbird hoje é enviada em uma caixa preta com um insert de espuma com o recorte para o barbeador, lâminas (lâminas personna americanas acompanham o barbeador), e, caso seja pedido junto, um segundo plate e o suporte que são opcionais.

Nessa imagem abaixo a caixa ainda tinha o logo antigo, mas hoje em dia elas vão com o logo novo que apresentei no início.
[Imagem: MjLxV54.jpg]

No início era enviada em uma lata, as vezes aparecem imagens dessa embalagem inicial:
[Imagem: xGli7ax.jpg]

A apresentação é boa e adequada ao preço do barbeador. Já vi tanto apresentações melhores quanto piores nessa faixa de preço, então considero que está na média.

2. Preço – São muitas versões, então vou listar aqui.

Blackbird em aço com 1 plate e acabamento machined: US$185
Blackbird em aço com 2 plates e acabamento machined: US$255
Blackbird em aço com 1 plate e acabamento polido: US$235
Blackbird em aço com 2 plates e acabamento polido: US$255 (acho que o preço está errado, mas é o que está lá atualmente, então quem quiser, aproveite)
Blackbird em aço com 1 plate e acabamento jet: US$275 (está disponível no site, mas sem estoque e sem previsão de uma nova leva)
Blackbird em aço com 2 plates e acabamento jet: US$370 (está disponível no site, mas sem estoque e sem previsão de uma nova leva)
Blackbird em latão com 1 plate e acabamento machined: US$185
Blackbird em latão com 2 plates e acabamento machined: US$255
Blackbird em latão com 1 plate e acabamento polido: US$230
Blackbird em latão com 2 plates e acabamento polido: US$320
Blackbird em titânio com 1 plate e acabamento machined: US$300

O principal problema que a Blackland tem enfrentado nos últimos meses tem sido a disponibilidade. O mercado de barbeadores cresceu demais durante a pandemia e a falta de matéria prima impactou na disponibilidade. Estava difícil de conseguir os barbeadores, pincipalmente nas versões polidas. Mas agora parece que deu uma normalizada.  Os cabos não alteram o valor do barbeador, então pode-se escolher entre o de 85mm e o de 101 mm.

É caro. Não dá pra fugir disso. Mas para barbeadores do estilo está na média de preço. Barbeadores usinados, em aço, e feitos no EUA não fogem muito disso. Existem opções mais baratas, como a Yates, mas tb tem diversas mais caras, como a Timeless, Wolfman e por aí vai. Não é a mais barata, mas está longe de ser a mais cara.

3. Construção – O barbeador é muito bem construído, sem folgas ou falhas no acabamento. Já tive 4 exemplares diferentes nas mãos e em nenhum deles consegui encontrar o menor dos problemas. O único detalhe que posso comentar é que, como dá pra ver nas fotos, a versão machined deixa as marcas da usinagem bem aparentes. Não acho uma falha, é uma escolha estética deles, mas para algumas pessoas isso pode ser um problema. Já a polida perde esses chanfros bem aparentes. Hoje, gosto e prefiro esse tipo de acabamento ao polido.

Outro detalhe interessante da construção, que também entraria dentro da montagem do aparelho, é na junção do cabo com o topcap. O cabo tem uma protuberância para frente que entra dentro do topcap. Isso faz com que o encaixe do conjunto seja mais preciso. Mas nem todos os cabos de outras marcas encaixam legal. Alguns tem a boca mais larga e não entram no buraco, outros tem a boca mais fina e entram, mas fica esquisito. Então, no caso da Blackbird basicamente ficamos restritos ao cabo dela. Eu gosto dele então pra mim não é problema, mas tem gente que gosta de trocar de cabos, aí com ela não fica muito legal. A Tatara fez algo parecido com os dela tb.

Aqui a protuberância do cabo:
[Imagem: Un4g3BT.jpg]

Onde ele encaixa no baseplate:
[Imagem: 0phlbJ7.jpg]

Com ele encaixado:
[Imagem: mzOWlCK.jpg]

4. Dimensões e peso – A Blackbird em aço, com o cabo de 85 mm pesa 94 g.

O cabo possui, como já informado, 85 mm e o conjunto todo possui 93,5 mm.

Segundo a Blackland a medida da agressividade do plate SB é de 7 em 10 e a do OC é de 7,5 em 10. Eu particularmente não concordo com esses valores e vou falar mais na frente.

O gap, que nesse caso é uma medida completamente irrelevante, é de 0,58 mm.

A exposição, que é o tanto que a lâmina fica para fora do plano que toca o rosto, é de 0,101 mm.

5. Manuseabilidade – Ela é uma SR pesadinha, mas nada demais. O peso não é algo que chegue a atrapalhar aqui. Outro detalhe é que como a lâmina fica muito exposta, é bastante fácil acertar os locais no rosto, difícil de errar alguma posição e fácil de encaixar debaixo do nariz por exemplo. Ela tem um conjunto baseplate + topcap altinho, que deixa ela mais pro lado das espessas. Então essa facilidade de acertar é mais mérito da posição da lâmina que do tamanho do conjunto. Quando vc usa uma SR realmente compacta, como a Vector por exemplo, dá pra entender como isso pode ajudar, embora não veja nenhum problema na Blackbird nesse sentido. A concorrente direta dela é a Timeless, e no caso da Timeless, tanto o peso quando o tamanho do conjunto basplate + topcap acabam dificultando um pouco o uso. Então considero a Blackbird até bastante boa nesse sentido.

Eu não tenho problemas com o cabo escorregando. Apesar de não ter estriagem no cabo, não sinto falta de grip, principalmente na versão machined. Os dedos meio que vão entrando nos sulcos do cabo e ficam bem travados. Na machined tem quase que uma sensação de serrilhado, não escorrega de jeito nenhum, cola mesmo na mão. Mas a polida, apesar de não ter essa sensação, também não passa insegurança.

6. Cabeçal e agressividade – Ela é uma SR agressiva. Não dá pra negar isso. Mesmo o gap sendo pequeno, com apenas 0,58 mm, a agressividade é significativa. Ela deixa claro o porquê o gap não é um bom parâmetro para medir agressividade. Mas ela também não é uma assassina sanguinária. Ela é tranquila de se usar, só exige respeito.

Gosto de comparar ela com a R41. Pra mim ela produz um resultado bastante equivalente (eu acho o resultado da Blackbird até melhor na verdade), mas é significativamente mais suave.

Ela possui um exposição razoavelmente positiva e isso fica claro durante o uso. Vc sente a lâmina em contato o tempo todo. A Blackbird não é um dos barbeadores que esconde a lâmina ou que se possa barbear no piloto automático, tem que estar atento, ela não desliza muito bem, ela se arrasta. Mas aí vem um detalhe sobre ela. Você sente a lâmina à espreita o tempo todo, mas depois que ela passa ela não faz estrago na pele. O nível de agressão dela com a pele é bem menor que o esperado pela sensação de lâmina que ela tem. E isso que é o bacana dela. Ela é agressiva, mas o resultado, na pele é menos agressivo do que o esperado. Usando a mão leve ela premia com um resultado brilhante. Mas mão leve aqui é essencial por um detalhe curioso.

Ela não desliza suavemente pelo rosto, já falei isso. Várias pessoas relatam isso. E tem gente que coloca a culpa no acabamento. Eu pensava ser isso tb. Aí usei a Blackbird polida. A sensação de arrasto estava lá. Usei a Machined, a sensação estava lá. Usei a de titânio, a sensação estava lá. Eu já usei vários barbeadores diferentes com vários acabamentos diferentes, a sensação da Blackbird é diferente. Enquanto ela está passando ela não escorrega fácil, vc tem que levar ela, vc sente a lâmina cortando o tempo inteiro. Tinha a mesma sensação com a R41 e por isso pensei numa possível explicação, que acho plausível. Quando a lâmina dela passa pelo rosto, ela vai tão fundo que tira a camada de pelo, obviamente, mas também a de sabão que protegia a pele. Pra mim ela vai tão fundo que ela limpa o rosto, literalmente. Quando vc passa o dedo depois dela passar em algum lugar é perceptível que tem menos sabão pra trás que com outros barbeadores. Então, acaba que ela não escorrega muito pelo rosto. E isso que passa a sensação de ter muito blade feel.  Eu sinto que ela agride menos o rosto que seria esperado e acho que é justamente por isso. Por ela limpar o rosto tão bem ela acaba passando uma sensação de lâmina maior que a realidade. E isso pq apesar da exposição de lâmina dela de 0,101 mm não ser pequena, não é tão grande assim tb. 

Como ela se arrasta pelo rosto, se a mão não for leve ela faz estrago. Aparecem muitos pontos de sangue e irrita a pele sem dó. Mas com a mão leve ela é bem de boa mesmo. Ela exige um controle mais apurado da SR. Mas nada de outro mundo tb, é só saber dosar o tanto que vc tem que colocar de pressão para puxar ela pelo rosto e não passar do ponto.

Utilizando ela com o devido respeito leva a resultado excepcionais. 

7. Mudança de lâmina – Normal de barbeador de 3 peças. Mas um detalhe curioso. Muita gente relata que ela as vezes quebra a lâmina, devido a curvatura. Então tem que ficar atento a isso. Eu nunca tive esse problema. Nunca aconteceu comigo e já usei ela bastante. Mas é algo que é relatado com certa frequência, então não vou deixar de citar.

8. Considerações – Muitos barbeadores chegam próximo a ela, mas nenhum é igual. O resultado que ela oferece é realmente sensacional. Eu não preciso disso tudo. Por isso, várias Blackbird já passaram pela minha mão. Eu gosto demais dela, mas não uso tanto. Acabava vendendo. Me arrependia e pegava de novo. Não vou mais cometer esse erro.

Ela é realmente um barbeador ímpar. Ela limpa o rosto de tal forma que chama muito a atenção. Eu, muito frequentemente (quase sempre), me barbeio a noite. Gosto mais assim. Mesmo me barbeado a noite, com ela, no outro dia, até a hora do almoço, o rosto está praticamente com BBS. Só ela e a R41 fazem isso comigo. A Vector chega muito perto, muito mesmo, mas a Blackbird ainda ganha nisso por pouco. Eu nuca tive um barbear tão profundo quanto a Blackbird me dá. Mas eu não uso ela todos os dias. Consigo usar um dia, dois dias, no terceiro a pele já tá começando a pedir arrego. Três dias seguidos é o máximo que consigo ir com ela sem forçar muito o rosto. Ela é uma SR agressiva, então tenho essa consciência.

Não gosto dela com lâmina pouco afiada, ela exige lâmina afiada. Mas com a feather é banho de sangue garantido. Então gosto dela com todas lâminas afiadas menos a Feather! Rs Não gosto da Feather, então isso não diz muito.

A Blackbird, pro dia certo, é majestosa. Produz um resultado incrível. Mas, pro meu rosto, não é pra todo dia. No dia que Casei usei ela. No dia da defesa de tese, usei ela. Pros dias que quero aquele algo a mais é nela que vou.

Se o barbeador ser muito suave não for uma exigência, se o que vc quer é um resultado excepcional, a Blackbird é um barbeador a se prestar atenção.

Vou fazer aqui alguns comparativos breves.

Machined x Polida
Gosto mais da sensação da Machined no rosto. Acho que a polida agarra ainda mais. Mas é gosto...

SB x OC
O plate OC é mais fino que o SB, a exposição da lâmina é maior. Eu não preciso de nada a mais que a SB, então acaba que a OC, para mim, aumenta a agressividade, sem me dar mais eficiência. E a Blackbird SB lida com barba de vários dias com facilidade, não precisa do OC pra isso.

Aço x Titânio
A Blackbird de titânio é mais leve, só isso. Mas isso é muito! Como ela é mais leve, aproximadamente a metade do peso, ela “afunda” menos no rosto. Acaba por passar um sensação e suavidade um pouco maior, com o mesmo resultado. E a de titânio é mais quentinha, não que isso faça diferença... Gosto muito das duas e não consigo ainda escolher qual prefiro.

Responder
rodrigoqui
Na sala de Star
administrators

30-08-2021, 10:44 PM

Ficou grande, me desculpem.

Mas sempre fica... Sad
Sou prolixo e já desisti de tentar fazer review pequeno.

Responder
jlcarneiro
Gentilmente Brut

Juntou-se: Nov 2017
Reputação: 0
30-08-2021, 11:05 PM

Ficou massa, obrigado!

Enviado de meu Nokia 3310 usando Tapatalk

Responder
Thony
Pegando uma Brisa
Super Moderators

Juntou-se: Jul 2017
Reputação: 8
30-08-2021, 11:45 PM

Parabéns Rodrigo, ficou prolixo porem elucidativo (elucidou toda e qq duvida). Deu até vontade de experimentar essa Blackbird.

Responder
lucascosta
Batil essa espuma
*

Juntou-se: Apr 2021
31-08-2021, 09:43 AM

Sensacional, Rodrigo. Sempre muito educativo e completo, bom conhecer mais sobre esse aparelho tão famoso.
Estou ansioso para como será o Era.
Sobre o handle do blackbird, já vi um relato de um cara que usou o barberpole da razorock e encaixou bem, para o gosto dele, ficou até mais equilibrado, com 100g

Responder
exrxgx
Super-barba!
*

Juntou-se: Apr 2021
31-08-2021, 10:31 AM

Cara, o mundo do barbear cada vez é mais interessante, desde de técnicas, produtos até esses aparelhos maravilhosos. Eu como tenho a Rockwell 2c e a Supply já estou bem servido, vou sossegar um pouco na compra de um novo aparelho.

Enviado de meu SM-A217M usando o Tapatalk

Responder
Convencional
Super-Speed TTO
*

Juntou-se: Mar 2021
31-08-2021, 10:37 AM

Mas pra falar de coisas boas (e ruins) sempre acabamos escrevendo bastante!
E o melhor é podermos ler um review detalhado e na nossa língua!
Só preço que não é nada convidativo... tenho me identificado com muitos confrades aqui que buscaram as SRs pra fugir do preço das Mach3 e Fusion da vida e no fim vamos acabar gastando mais durante a vida com as SRs do que se continuássemos usando os cartuchos! Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Mas quando o negócio dá gosto não dói mais tanto no bolso!

Responder
rodrigoqui
Na sala de Star
administrators

31-08-2021, 05:21 PM

Que bom que gostaram!

Responder
rodrigoqui
Na sala de Star
administrators

31-08-2021, 05:22 PM

(31-08-2021, 10:37 AM)Convencional Escreveu: Mas pra falar de coisas boas (e ruins) sempre acabamos escrevendo bastante!
E o melhor é podermos ler um review detalhado e na nossa língua!
Só preço que não é nada convidativo... tenho me identificado com muitos confrades aqui que buscaram as SRs pra fugir do preço das Mach3 e Fusion da vida e no fim vamos acabar gastando mais durante a vida com as SRs do que se continuássemos usando os cartuchos! Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Mas quando o negócio dá gosto não dói mais tanto no bolso!

Esse papo de que wetshaving economiza serve pra muito pouca gente aqui! rsrs
A tendência é de que se está aqui no fórum dificilmente está economizando com wetshaving rs

Responder
otavioarantes
Super-Speed TTO
*

Juntou-se: Aug 2020
Reputação: 1
01-09-2021, 09:44 AM

Excelente review!!!

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

instagram: @shaveplace

Responder

Lingua: