Fórum Barbear Tradicional
Do Fusion 5 para King C. Gillette - Versão de Impressão

+- Fórum Barbear Tradicional (https://www.barbeartradicional.com.br)
+-- Fórum: Barbear Tradicional (https://www.barbeartradicional.com.br/forum-7.html)
+--- Fórum: Dúvidas e Dicas sobre Barbear (https://www.barbeartradicional.com.br/forum-33.html)
+--- Tópico: Do Fusion 5 para King C. Gillette (/thread-1104.html)

Do Fusion 5 para King C. Gillette - kevyn124 - 05-08-2025

Olá pessoal,

até o momento atual, sempre utilizei as laminas fusion5 para fazer a barba, mas por conta do preço dos refil, comecei a pesquisar a respeitos de aparelhos de barbear, como o King C. Gillette, por exemplo.

Eu costumo a deixar a barba sempre curta, raspando apenas a região do pescoço e alinhando nas bochechas.

Nisso tenho alguns questionamentos a fazer.

1º) Costumo fazer a barba 1º vez por semana, entendo que a durabilidade depende de vários fatores. Nisso acredito que talvez dê para utilizar a mesma laminas por até 3 vezes? A longo prazo o custo seria bem menor.

2º) No caso das fusion5, elas possuem aquela lamina de precisão, que no meu caso fazem uma grande diferença, principalmente para alinhar a região das bochechas. Utilizando esses aparelhos de barbear como o King C. Gillette, eu posso acabar tendo algum tipo de dificuldade? Talvez por conta da diferença de tamanho e peso.

3º) Olhando pela internet e o posts que o pessoal faz aqui no fórum, existem diversas alternativas a aparelhos de barbear, utilizei o King da Gillette como base, por conta do preço, mas caso alguém tenha sugestões melhores estou disposto a ouvi-los Wink .

RE: Do Fusion 5 para King C. Gillette - Joao Americo - 05-08-2025

(05-08-2025)kevyn124 Escreveu: Olá pessoal,

até o momento atual, sempre utilizei as laminas fusion5 para fazer a barba, mas por conta do preço dos refil, comecei a pesquisar a respeitos de aparelhos de barbear, como o King C. Gillette, por exemplo.

Eu costumo a deixar a barba sempre curta, raspando apenas a região do pescoço e alinhando nas bochechas.

1º) Costumo fazer a barba 1º vez por semana, entendo que a durabilidade depende de vários fatores. Nisso acredito que talvez dê para utilizar a mesma laminas por até 3 vezes? A longo prazo o custo seria bem menor.

2º) No caso das fusion5, elas possuem aquela lamina de precisão, que no meu caso fazem uma grande diferença, principalmente para alinhar a região das bochechas. Utilizando esses aparelhos de barbear como o King C. Gillette, eu posso acabar tendo algum tipo de dificuldade? Talvez por conta da diferença de tamanho e peso.

3º) Olhando pela internet e o posts que o pessoal faz aqui no fórum, existem diversas alternativas a aparelhos de barbear, utilizei o King da Gillette como base, por conta do preço, mas caso alguém tenha sugestões melhores estou disposto a ouvi-los Wink .

Olá, amigo!

Vou iniciar com algumas observações mas fique atento às repsostas de outros colegas em breve pois o maior valor do fórum é justamente a soma de várias experiências.
Sua forma de pensar é bastante sensata, há fatores econômicos e de sustentabilidade que já justificam a iniciação no barbear tradicional.
Se você vai depois se manter na linha de economizar ou não depende muito de quanto pegar o gosto pela coisa Smile Mas a vantagem de não descartar cartuchos de lâminas de tempos em tempos é indiscutível.

Tentanto redponder aos pontos que você destaca da melhor forma:

1º – Para fazer somente o contorno da barba, pescoço e lateriasi, certamente você vai usar uma lâmina por mais do que 3 vezes, eventualmente até 10 (como você observou, depende de alguns tantos fatores);

2º – Não tenho a referência dos aparelhos Fusion para opinar mas com certeza você precisará se adaptar ao novo formato, peso, ângulo e pressão necessária/possível para usar um King C Gillete ou outro semelhante;

3º – Sua pesquisa te encaminhou para uma das melhores opções, em minha opinião. Vi o KCG recentemente por pouco mais de R$ 130,00 reais na Amazon. É um aparelho de metal de boa qualidade e bom acabamento, durabilidade garantida. Sugiro também que procure pelo Gillette Blue Blades, à venda em alguns marketplaces. É um aparelho de entrada e pode servir como referência inicial, um investimento baixo para você se adaptar (ou não) a esse tipo de aparelho. Você sempre podera comprar o KCG depois e manter o Blue Blades como reserva.

Uma sugestão adicional -- você pode tentar também usar um navalhete (o tipo usado em barbearias, que usa metade de uma lâmina descartável comum). Foi como eu comecei no barbear tradicional e para o uso que você vai fazer, de contorno de barba, acho que permitirá bastante controle. O ponto de atenção é que exige muito mais cuidado, principalmente nos primeiros usos. Investimento também muito baixo, na casa dos R$ 20,00.

RE: Do Fusion 5 para King C. Gillette - kevyn124 - 07-08-2025

João, obrigado pela sua resposta.

De fato, a diferença de preços está sendo minha maior motivação para essa mudança, mas muito interessante essa Blue Blades, vale um teste com certeza pelo preço cobrado, pode acontecer de eu não consiga me adaptar com esse aparelho de barbear.

Vou fazer um teste e ver como me saio, em breve trago um feedback.

RE: Do Fusion 5 para King C. Gillette - thony - 07-08-2025

A adaptação é uma curva de aprendizagem, se dá aos poucos mas creio que em 15 dias já aprende o Basic.
Boa sorte

RE: Do Fusion 5 para King C. Gillette - Juan - 12-08-2025

(05-08-2025)kevyn124 Escreveu: Olá pessoal,

Meu primeiro post por aqui (e em qq fórum) então me perdoem em caso de algum equívoco. 

Minhas considerações:
1. Faço exatamente este uso, apenas para barbear o pescoço e pequenas áreas nas bochechas, e costumo usar minhas lâminas por 5-7 vezes, sem perda alguma de performance. 

2. Nunca usei o fusion para comparar,  mas creio que a prática vai te ensinar um caminho. Pense no início no simples, vá devagar. Será melhor errar pouco do que tentar um movimento muito grande que se der errado, acabe te frustrando. Mas o tempo certamente resolve.

3. Uma alternativa barata e ao meu ver bastante útil são os aparelhos QShave. O contra deles é a disponibilidade,  que precisa aguardar o envio. A loja oficial na Aliexpress é super confiável.  Adquiri o meu por lá. Custo benefício muito bom.

Espero ter contribuído. 

Juan
Wet shaver há pelo menos 8 anos
Paramental atual: aparelhos QShave ajustável e Merkur 34C, creme jelly roll grease mentolado, pincéis sem marca sintético e pelo de texugo, pós barbas Youman BayRum e balm Nivea.