![]() |
|
O barbear tradicional acabou? - Versão de Impressão +- Fórum Barbear Tradicional (https://www.barbeartradicional.com.br) +-- Fórum: Barbear Tradicional (https://www.barbeartradicional.com.br/forum-7.html) +--- Fórum: Barbear Diversos (https://www.barbeartradicional.com.br/forum-36.html) +--- Tópico: O barbear tradicional acabou? (/thread-1288.html) |
O barbear tradicional acabou? - Maximus Brow - 26-06-2026 O barbear tradicional acabou? Talvez sejamos a primeira geração da história em que muitos filhos não aprenderão a fazer a barba com seus pais. Durante séculos, fazer a barba foi um conhecimento transmitido de pai para filho. Não havia vídeos na internet, fóruns ou tutoriais. O aprendizado acontecia dentro de casa. O filho observava o pai diante do espelho, via o pincel sendo molhado, a espuma sendo preparada e a lâmina deslizando lentamente pelo rosto. Em algum momento chegava o dia em que aquele mesmo pai entregava o barbeador ao filho e dizia: "agora é a sua vez". Essa tradição atravessou gerações. Nossos avôs aprenderam com nossos bisavôs. Nossos pais aprenderam com nossos avós. E, durante muito tempo, isso pareceu algo tão natural que ninguém imaginou que pudesse desaparecer. Tenho a impressão de que estamos vivendo justamente a geração em que isso começou a mudar. Quando pensamos nesses momentos diante do espelho, não estamos falando apenas de barba. Quantos conselhos foram transmitidos enquanto pai e filho se barbeavam juntos? Quantas conversas sobre trabalho, responsabilidade, casamento, filhos, dificuldades da vida ou simplesmente sobre o futuro aconteceram nesses poucos minutos do dia? O barbear era, muitas vezes, apenas o pretexto. O verdadeiro legado era a convivência. Tenho 46 anos. Ainda me lembro do meu pai fazendo a barba. A imagem daquele velho aparelho TTO, do ritual diante do espelho e daquele cuidado que parecia tão comum na época ficou guardada na minha memória. Mas isso me leva a uma pergunta. O que os filhos de hoje estão vendo? Pais utilizando máquinas elétricas em poucos minutos. Barbeadores de cartucho usados com pressa antes de sair para o trabalho. Ou, muitas vezes, nem mesmo o hábito de se barbear. Se eu ainda carrego a lembrança do meu pai com um barbeador tradicional, qual será a lembrança das próximas gerações? Tenho duas filhas e, na idade em que me encontro hoje, considero pouco provável que um futuro neto venha a aprender comigo o barbear tradicional. Mesmo que isso aconteça, a diferença de idade talvez torne esse momento improvável. Isso me fez pensar em algo curioso: talvez eu seja a última pessoa da minha família a conhecer esse ritual da forma como ele foi transmitido por tantas gerações. Em determinado momento, tentei passar essa tradição ao meu irmão mais novo, que hoje já não é tão novo assim. Dei a ele um barbeador de presente, imaginando que talvez pudéssemos compartilhar esse interesse. Anos depois, ele me confessou que havia utilizado o aparelho apenas duas vezes em quase três anos. Ele utiliza máquinas elétricas e certa vez me disse algo que me marcou: "Mano, o processo é bacana, mas eu tenho que sair de casa correndo e volto quase meia-noite." Naquele momento percebi que não estava perdendo para as máquinas elétricas. Estava perdendo para a falta de tempo. E essa talvez seja a grande mudança da nossa época. As rotinas se tornaram brutalmente apertadas. O tempo diminuiu. Os deslocamentos aumentaram. O trabalho invadiu o espaço que antes pertencia à família, ao descanso e aos pequenos rituais do cotidiano. E, curiosamente, até o próprio mercado pareceu perceber essa nostalgia. Ao longo dos últimos quinze anos vimos diversos modismos surgirem e desaparecerem. As barbearias voltaram com força, inspiradas em um visual vintage, cadeiras antigas, toalhas quentes e decoração retrô. Durante algum tempo parecia que o barbear clássico voltaria a fazer parte do cotidiano de muita gente. Mas muitas dessas barbearias desapareceram. Outras abandonaram o conceito original. Como tantas modas, a onda veio e passou. O barbear tradicional, porém, continua. Sempre existirão pessoas que chegarão a ele por curiosidade, por um vídeo na internet, por um fórum, por uma fotografia antiga ou por um barbeador encontrado em uma gaveta. Mas me pergunto quantos chegarão ao barbear clássico porque sentiram saudade de ver o pai se barbeando dessa maneira. Esse talvez seja o ponto mais delicado de tudo. Hoje aprendemos em vídeos, fóruns e grupos de discussão. Recebemos orientações de pessoas que talvez nunca encontremos pessoalmente. Muitos de nós aprendemos com colegas que vivem em outras cidades, outros estados ou até outros países. E isso também tem seu valor. Aos colegas que estão chegando agora ao fórum, deixo uma sugestão: absorvam o máximo que puderem. Já tivemos aqui pessoas extremamente experientes e conhecedoras que hoje não participam mais. Alguns se afastaram, outros mudaram seus interesses e alguns simplesmente seguiram outros caminhos. O conhecimento que não é compartilhado acaba desaparecendo. Se aquilo que sabemos ficar apenas conosco, ele acaba se perdendo com o tempo. Ao mesmo tempo, o barbear tradicional deixou de ser uma necessidade e se transformou em uma escolha consciente. Não fazemos a barba dessa maneira porque somos obrigados, mas porque valorizamos a história, o ritual e o tempo dedicado a nós mesmos. Às vezes seguro um barbeador centenário e penso em quantos pais ensinaram seus filhos usando aparelhos semelhantes. Quantas conversas aconteceram diante de um espelho. Quantos conselhos foram dados. Quantos homens se tornaram adultos enquanto aprendiam algo aparentemente tão simples quanto fazer a barba. O barbear tradicional provavelmente sobreviverá por muitos anos. As lâminas continuarão sendo fabricadas, os aparelhos continuarão sendo colecionados e os fóruns continuarão existindo. Mas às vezes me pergunto se aquilo que realmente estamos perdendo não é o objeto, e sim o momento. O pai diante do espelho. O filho observando em silêncio. Os conselhos dados entre uma passada e outra da lâmina. Essa pode ter sido uma das tradições mais discretas da vida masculina. E, sinceramente, às vezes tenho a impressão de que estamos assistindo ao seu fim. Talvez eu esteja enganado. Talvez muitos netos ainda aprendam a se barbear com seus pais ou avôs. Eu sinceramente gostaria que isso acontecesse. O futuro do barbear tradicional talvez não dependa apenas de aparelhos, lâminas ou sabões. Talvez ele dependa de alguém disposto a ensinar e de alguém disposto a aprender. E isso me leva a uma pergunta para os colegas do fórum: Quem ensinou vocês a fazer a barba? Foi o pai, o avô, algum parente, ou vocês aprenderam sozinhos? E, olhando para o futuro, vocês acreditam que ainda terão a oportunidade de ensinar alguém da próxima geração? Abs., Igor |