![]() |
|
Wet Shaving: Barbear Molhado?! - Versão de Impressão +- Fórum Barbear Tradicional (https://www.barbeartradicional.com.br) +-- Fórum: Barbear Tradicional (https://www.barbeartradicional.com.br/forum-7.html) +--- Fórum: Diversos : Acabou , Curiosidades, Dúvidas, Aquisições do mês (https://www.barbeartradicional.com.br/forum-12.html) +--- Tópico: Wet Shaving: Barbear Molhado?! (/thread-1365.html) |
Wet Shaving: Barbear Molhado?! - GPrime97 - 25-09-2026 Saudações, respeitáveis portadores de barba. Este é o meu primeiro post nesta bonita comunidade. Comecei a praticar o barbear tradicional há cerca de 1 mês. Ainda sou um mero filhote nesta atividade secular. Mas fiquei surpreso e feliz ao descobrir que existe — pasmem — um fórum dedicado exclusivamente à isso! E por isso, gostaria de fazer minha primeira contribuição à comunidade levantando a seguinte discussão: É fácil encontrar defensores da barba pós-banho. Fácil nada, são literalmente a maioria. E faz sentido, não é? O rosto está limpo, a barba amolecida, os poros abertos. É uma tela em branco para o artista criar sua obra. Mas minha indagação é: Alguém aqui se barbeia durante o banho? (o título do post foi um trocadilho) Nos meus anos de Prestobarba, sempre fiz assim. Acho mais prático e rápido para o dia-a-dia. Só pendurar um espelhinho na parede do box, e pronto. Então ao migrar para o barbear tradicional, não vi motivos para mudar este hábito. Bom... Pelo visto existem alguns motivos. Aparentemente, lâminas e aparelhos low-end adoram oxidar em contato com a umidade. Creio que o barbear durante o banho só vai acelerar este processo. Alguém mais faz a barba no chuveiro? ou será que eu estou cometendo uma infração gravíssima? Será que alguém deve me parar? Um excelente fim de semana à todos! Wet Shaving: Barbear Molhado?! - GMMCM - 25-09-2026 Tbm sou relativamente novato no hobby, mas compartilho aqui minha experiência. Me barbeio com frequência e tbm adquiri o hábito de barbear no banho quando usava prestobarba. Mantenho esse hábito em boa parte, a maioria, dos meus barbeares, por ser mais rápido e fazer menos bagunça na pia. Não vejo nenhum grande problema, além de ter cuidado para não hidratar demais a espuma. E não deixo o aparelho no box - sempre tiro e seco. Mas perde-se um pouco em termos de experiência. O barulho do chuveiro dificulta ouvir o feedback auditivo do aparelho-lâmina e, pelo menos para mim, acaba afetando até o foco do sentido olfativo e a percepção do cheiro do sabão e da espuma. Sugeriria que você testasse fazer fora do banho também e aí vai entender as diferenças e o que valoriza ou não. Saudações. RE: Wet Shaving: Barbear Molhado?! - Maximus Brow - 25-09-2026 Caros confrades, Creio que todos nós, em algum momento, começamos a fazer a barba no banho. Geralmente com um barbeador descartável, sabonete de banho e uma feliz e despreendida ignorância... Digo feliz porque, quando você ainda não conhece o barbear tradicional, aqueles dois itens já são mais do que suficientes para satisfazê-lo: o barbeador descartável e aquele sabonete Lux que você usa para absolutamente tudo. Até que você entra no mundo do barbear clássico. Aí aparecem os sabões, barbeadores, pincéis, lâminas, aftershaves... E sua vida vira um inferno. De repente, aquilo que durante anos lhe serviu perfeitamente passa a ser desprezível, pavoroso e completamente contraproducente. Creio que uma das coisas que mais incomodam os novatos no barbear tradicional, e que também me incomodava no início da jornada, é o tempo necessário para fazer a barba e, principalmente, aquela maldita espuma que começa a secar no rosto enquanto você ainda está tentando terminar a primeira passagem. É fácil vermos caras como Geo Fatboy, Thonny, André e tantos outros fazendo a barba em três minutos com uma safety razor e uma lâmina cinco vezes mais afiada que qualquer Prestobarba, sem ter um unico corte. E, no final, pasmem vocês, ainda passam uma pedra hume no rosto. E não arde nada, acredita? Os barbeadores descartáveis e os cartuchos são quase à prova de cortes. Mas existe um motivo para isso: eles também são pouco eficientes. Como não conseguem entregar um barbear tão rente com poucas passagens, o usuário acaba fazendo cinco, seis ou até mais passadas. E, no fim, ;aquilo que parecia ser mais seguro pode resultar em muito mais agressão à pele. Minha dica para quem está começando seria simples: Esqueça, por enquanto, os vídeos daqueles caras que fazem a barba com uma Feather em um barbeador agressivo em quatro minutos. Eles fazem isso há pelo menos dez anos. Conhecem a própria barba, conhecem o barbeador, sabem o ângulo, a pressão e praticamente cada curva do rosto. Você ainda não. Então faça o seguinte, pequeno gafanhoto. Faça um lado do rosto de cada vez. Prepare a espuma com o pincel, seja no rosto ou no bowl. Aplique somente em um lado, faça a barba com calma e complete suas três passagens. Terminou? Passe para o outro lado e repita o processo. Queixo e bigode seguem a mesma lógica. Faça uma parte de cada vez. Além de permitir que você aproveite melhor o processo, isso vai ajudá-lo a entender como sua barba cresce, onde ela muda de direção e, principalmente, qual é o ângulo correto para trabalhar com o seu barbeador. Depois de algum tempo, aquilo que parecia demorado começa a ficar natural. Você passa a conhecer o próprio rosto e deixa de pensar em cada movimento do barbeador. E aí, talvez um dia, você também consiga fazer a barba em três minutos, usar uma Feather, passar pedra hume no final e ainda olhar para os outros como se não tivesse acontecido absolutamente nada. Mas isso é assunto para depois. Bem, acho que já escrevi demais. Para variar, comecei falando de uma coisa e terminei em outra. Perdão. Abs, Igor ah, desculpem, apenas um adendo, recomendo fortemente a leitura destes dois posts - https://www.barbeartradicional.com.br/thread-1276.html?utm_source=chatgpt.com https://barbeartradicional.com.br/thread-1274.html agora sim, abs. |