![]() |
|
BBS com nicks, vale? - Versão de Impressão +- Fórum Barbear Tradicional (https://www.barbeartradicional.com.br) +-- Fórum: Barbear Tradicional (https://www.barbeartradicional.com.br/forum-7.html) +--- Fórum: Barbear Diversos (https://www.barbeartradicional.com.br/forum-36.html) +--- Tópico: BBS com nicks, vale? (/thread-1384.html) |
BBS com nicks, vale? - RuasMensGrooming - 10-10-2026 Pessoal, vamos levantar uma discussão que pode render boas opiniões por aqui. Todo mundo que pratica o barbear tradicional conhece o famoso BBS — Baby Butt Smooth, aquela sensação de pele extremamente lisa, macia, quase como a de um bumbum de bebê. É aquela suavidade ao toque que muitos de nós buscamos quando fazemos a barba. Mas será que o BBS precisa ser um barbear perfeito para merecer esse nome? Sabemos que alcançar esse resultado depende de uma série de fatores: preparação da pele, qualidade e consistência da espuma, lâmina, barbeador, técnica, número de passadas e até mesmo das preferências individuais. Há quem prefira água quente, quem dispense o uso de pré-barba e quem tenha seus próprios métodos para conseguir o melhor resultado. E, mesmo com todos esses cuidados e bons equipamentos, nem sempre conseguimos aquele BBS dos sonhos. Faz parte. Agora, vamos à questão central: e quando conseguimos uma pele extremamente lisa, mas aparece um nick ou outro pelo caminho? Imagine terminar o barbear, passar a mão no rosto e sentir aquela suavidade característica do BBS. Porém, ao olhar no espelho, você percebe um pequeno corte, ou nota um pontinho de sangue em alguma região. E aí? O BBS continua valendo ou deixa de ser BBS porque houve uma pequena lesão? Precisamos considerar que estamos falando de duas coisas diferentes: a suavidade da pele após o barbear e a integridade da pele durante o processo. Uma não necessariamente garante a outra. Por outro lado, será que um barbear realmente bem executado não deveria buscar justamente o equilíbrio entre suavidade, conforto e preservação da pele? E tem mais: será que existe um barbear perfeito ou estamos perseguindo um padrão ideal que nem sempre é possível alcançar? Quero saber a opinião de vocês:
RE: BBS com nicks, vale? - Haok - 10-10-2026 Caro Ruas, Não sei o que pensam os demais confrades, mas para mim o fator decisivo para considerar um barbear um BBS de verdade é o estado da pele algumas horas depois do ritual. Se após duas ou três horas eu sinto a pele calma, sem vermelhidão, sem ardência residual e com o tato preservado (sem pontas de pelo despontando contra o grão), aí sim considero um BBS legítimo. Passar a mão logo após enxaguar o rosto pode ser uma ilusão passageira se a epiderme estiver esfoliada em excesso. Por isso, se você termina com cortes ou vários pontinhos de sangue, acho impossível chamar de BBS. Falha frontalmente no quesito mais elementar, que é a integridade da pele e o conforto do pós. Um corte é um acidente de percurso, já irritação generalizada é erro de técnica ou excesso de insistência com a lâmina. Eu diria que o BBS reside no equilíbrio entre uma boa experiência durante as passadas e a suavidade preservada no pós. Também passo longe de ser um fundamentalista dessa sigla. Já tive inúmeros barbeares que resultaram num DFS (Damn Fine Shave) impecável, sem ser 100% liso em cantos difíceis do pescoço, mas que me deixaram extremamente satisfeito pelo conforto. No fim das contas, muito mais importante do que perseguir o BBS a qualquer custo é curtir o processo e respeitar o próprio rosto. RE: BBS com nicks, vale? - Anderson Rios - 10-10-2026 Eu considero o BBS sem irritação como uma vitória contra o mapa do vento: https://earth.nullschool.net/pt/#current/wind/surface/level/orthographic=-52.55,-36.81,424 Também, imagino se barbear na ausência de um espelho melhoraria a percepção do barbear pelo tato, talvez não. Pessoalmente, pro barbear diário, o BBS nem entra na equação, já que a uniformidade do corte deve ser DeFinitivamente Satisfatório. RE: BBS com nicks, vale? - Alvinegro - 10-10-2026 Como diria Mark Szorady, "não procurem pelo BBS, deixem que o BBS procurem por nós". |