Sou iniciante e não tenho a menor ideia de como começar no wet shave

2 Respostas, 81 Views

Olá, me chamo Peter e estou iniciando no mundo do barbear tradicional. Eu já tentei de tudo que possa imaginar para ter um barbear confortável todos os dias, já que eu gosto de um rosto liso feito bumbum de neném, mas a minha pele é bastante sensível por causa da dermatite (que já está sendo devidamente tratada). Eu cogitei seriamente fazer a laser ou luz pulsada, mas as restrições e cuidados são tantos que eu desisti. Então, pesquisando na Internet eu encontrei vários canais sobre Barbear Tradicional e decidi dar uma chance. A minha mãe gostou da ideia, já que era assim que meu falecido avô fazia a barba e ela não lembra dele se cortar ou irritar a pele como eu e meu pai. Eu sou completo iniciante no ramo e eu não tenho muita ideia do que fazer a não ser:

1 - Comprar o barbeador Superbarba (é o que o orçamento permite no momento)
2 - Usar a pomada Cicaplast como pós-barba (eu sofro mais quando os pelos começam a renascer e o hidratante ajuda muito)
De resto eu não tenho ideia do que comprar e como comprar. As lâminas já tenho alguma ideia a partir de reviews e comentários do fórum. Mas terei de pedir pela Internet, já que só encontro Wilkson ou Bic por onde eu passei. As lâminas que eu cogito: Superbarba, Supermax Platinium, Gillete Platinum, Masterbarba, Derby Platinium e Barbex. Estou aberto à sugestões, desde que sejam fáceis de comprar. Se puderem sugerir um bom kit eu agradeço muito.

P.s.: a safety razor single edge não seria mais prática por usar apenas um lado? só lamento não encontrar nada fácil por aqui...
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-09-2025 por peter_shelton.)
1 curtida(s) para esse Post:
  • chapisko
Olá Peter, parabéns pela iniciativa.
Por coincidência acabei de ver um vídeo do nosso patrono Thony sobre o barbeador de entrada da superbarba. Me parece um bom caminho.

Além dele eu sugeriria pelo viés de orçamento os produtos abaixo:

1. Pincel: algum de cerdas sintéticas. É mais prático de manusear e não tem a necessidade de "amaciar". Seu custo é menor tbm.
2. Creme de barbear: nivea pele sensível para iniciar. Não será a melhor espuma, mas para iniciar vejo como uma boa opção
3. Lâmina: te indicaria começar seu teste pela Superbarba amarela ou preta e Masterbarba. Nenhum problema em tentar outras, aqui só opinião mesmo.
4. Pós barba: se a hidratação é uma premissa pra vc, use um balm ou bálsamo Pós-Barba. Uma opção mais barata é o creme da nivea 4 em 1. Tem poder de hidratação.
5. Considere o teste de usar um adstringente, seja numa loção ou pela pedra hume, mas cuidado: enxágue bem após o uso e hidrate a pele.

Se for de São Paulo ou tiver acesso à um Armarinhos Fernando, vc encontrará todos,  ou quase todos, estes produtos por lá.

Acabei de ler um post aqui do fórum também: shaving made easy, é sobre um livro publicado em 1905, onde de fato como vc disse, nossos avós e bisavós tratavam.dos problemas de irritações apenas com técnicas e/ou com os produtos adequados. Merece a leitura.

No mais, boa sorte nesta nova experiência.
----
Juan
Wetshaver desde 2017
  • peter_shelton
Meu amigo, como tudo na vida, tem uma curva de aprendizagem, vc começa e vai pegando prática, e em pouco tempo fica automático.
Duas sugestões:
A) nunca pressione o barbeador na pele, deixe o deslizar
B) capricha na espuma, pois ela que permite deslize e proteção da pele.
QQ dúvida poste que tentaremos ajudar.
ABS

Thony
  • peter_shelton

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)