(09-06-2026)Jairo Escreveu:(12-05-2026)Joao Americo Escreveu: Stenio, para ilustrar os modelos (pelo menos os que eu conheço dessa era) na imagem abaixo à esquerda está uma Ball End, no meio uma Fat Handle e à direita uma Fat Handle Flat BottomCompanheiro, por gentileza, o que você acha desse modelo Fat Handle Flat Bottom?, comprei um às segas na internet. será o meu primeiro vintage e estou curioso para saber como ele se comporta.
Que eu saiba esses são apelidos, não nomes oficiais. Ball End = bola na extremidade, Fat Handle pelo cabo 'gordo' ou mais largo e Flat Bottom por ser um cabo Fat Handle com a extremidade um pouco menos arredondada.
Ainda existe uma Gillette Tech com cabo em alumínio e a Gillette Regente, que o Thony mostrou em um vídeo recente, que tem o cabo em plástico.
Se você está gostando das Tech poderia se interessar pela Blue Blades, fabricada na China e vendida nos marketplaces. Uma avaliação desse modelo está disponível aqui > https://www.barbeartradicional.com.br/post-5291.html
Jairo, eu mesmo não percebo diferenças entre os Tech que tenho – nem mesmo entre os que têm a tampa superior em materiais diferentes (latão ou zamak). É bem provável que tenham alguma diferença sim, uma análise bem precisa e criteriosa poderia identificar isso, mas para mim são todos equivalentes.
Todos os que tenho acredito que sejam dos anos 50 e adiante, já li relatos de que os dos anos 40 e antes podem ser diferentes sim, principalmente os ingleses (aparentemente os Flat Bottom são sempre de lá). Existe a possibilidade de você ter comprado um dessa época então será interessante comentar quando você puder postar fotos dele.

![[Imagem: 5GwPEPo.jpeg]](https://i.imgur.com/5GwPEPo.jpeg)