Por que tantas marcas internacionais de wetshave deixaram o mercado brasileiro?

4 Respostas, 113 Views

Saudações pessoal, tudo bem? 

Nos últimos anos, muita gente notou que várias marcas internacionais de produtos de wetshave, como Proraso, Taylor of Old Bond Street, Omega e outras, sumiram ou reduziram bastante a presença no Brasil.

Mas afinal, o que aconteceu? ?

Pesquisando e acompanhando o mercado, dá pra ver que há um conjunto de fatores que explica essa saída:
  1. Custo de importação altíssimo – produtos de barbear são classificados como cosméticos, e isso faz com que as taxas de importação e registro na Anvisa sejam pesadas.
  2. Dólar alto e variação cambial – o custo de reposição é imprevisível, e muitos distribuidores acabam desistindo.
  3. Burocracia da Anvisa – cada produto precisa de registro próprio, o que torna o processo caro e demorado.
  4. Concorrência das marcas artesanais nacionais – o Brasil está produzindo sabões e loções de altíssima qualidade (Ruas, Ingá, L’Odorat, Barba Brasil, entre outras), com excelente custo-benefício e identidade local.
  5. Comunidades e consumidores mais conscientes – fóruns como este ajudaram a criar uma cultura de independência e valorização do artesanal, diminuindo a dependência das grandes marcas.
Ou seja, o cenário mudou: o Brasil deixou de ser apenas consumidor e virou produtor de qualidade.

Mesmo assim, muitos ainda sentem falta de clássicos internacionais, seja pela nostalgia, pelo aroma ou pela experiência.
E aí, o que vocês acham?

As marcas nacionais já conseguem substituir as importadas à altura?

Quais produtos brasileiros vocês acham que hoje rivalizam (ou até superam) os de fora?
Vamos trocar ideias e mapear o novo panorama do wetshave no Brasil! ???

(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-10-2025 por RuasMensGrooming.)
5 curtida(s) para esse Post:
  • Joao Americo, João Lourenço, Juan, marcelbrilha, RuasMensGrooming
Por mim os produtos nacionais ja suprem e alguns casos at+e superam os importados.
Muitas marcas deixaram o Brasil devido a fatores como ; Inflaçao, Impostos altos, Leis trabalhistas onerosas.
Com o tempo, teremos aqui pinceis nacionais e barbeadores tambem )fora os vintages que ja temo)
4 curtida(s) para esse Post:
  • Joao Americo, Juan, marcelbrilha, RuasMensGrooming
Acompanho o fórum há algum tempo, sem inscrição, mas esse assunto me interessou... Pessoal, não lembro de Proraso, TOBS e outros com relevância terem presença no Brasil além de algum desapego via fórum ou ML (a preços altos).

Temos alguns ótimos sabões artesanais hoje, mas, na minha opinião, nada que se compare com o que achamos no mercado americano ou europeu, principalmente na variedade. E quando se fala em barbeadores e pincéis, aí a coisa piora.
2 curtida(s) para esse Post:
  • Joao Americo, thony
(8 horas atrás)Barretos Escreveu: Acompanho o fórum há algum tempo, sem inscrição, mas esse assunto me interessou... Pessoal, não lembro de Proraso, TOBS e outros com relevância terem presença no Brasil além de algum desapego via fórum ou ML (a preços altos).

Temos alguns ótimos sabões artesanais hoje, mas, na minha opinião, nada que se compare com o que achamos no mercado americano ou europeu, principalmente na variedade. E quando se fala em barbeadores e pincéis, aí a coisa piora.

Também não me lembro de encontrar em com facilidade nosso mercado os cremes e sabões de marcas comuns em outros países -- mas a verdade é que eu só comecei a prestar atenção nesse tipo de produto mais recentemente, já como membro do fórum.

Como tenho pouca experiência com esses produtos não tentaria uma comparação entre as opções nacionais e importadas mas é muito bom saber que temos produção local artesanal e de qualidade. O desafio é manter ou, se possível, conquistar mais mercado para que a operação dos produtores seja sustentável.

Para os cremes, sabões e produtos pós-barba o público não está limitado aos entusiastas, o potencial é muito grande.
Me recordo que loção BRUTT  e tb Aqua Velva eram fabricadas no Brasil ate dez anos atras, alem de outras que encerraram atividade no BR.
A época o motivo era a carga tributaria alta do  Pais.
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 46 minutos atrás por thony.)

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)