Barbeadores de pente aberto

10 Respostas, 267 Views

Caros colegas, continuando um tema que acabamos explorando em algumas mensagens consecutivas no tópico de Oportunidades, quis iniciar um novo tópico para falarmos de barbeaores de pente aberto.

As mensagens mais recentes foram consequência de alguns comentarios feitos sobre o barbeador Merkur 15C, a que chamei atenção do fórum nesses últimos dias de Abril e início de Maio por estar com um preço interessante para compra na Amazon. Essas mensagens podem ser lidas aqui > https://www.barbeartradicional.com.br/th...21347.html, com comentários muito bacanas do amigo Maximus.

Como o fórum tem um grande histórico e como a curiosidade sobre barbeadores de pente aberto é considerável, naturalmente há outras discussões sobre o tema. Vale a pena a leitura dos tópicos anteriores > https://www.barbeartradicional.com.br/thread-481.html e > https://www.barbeartradicional.com.br/thread-798.html e tantos outros que possam ser encontrados.

Pois falando do Merkur 15C, minha experiência inicial com ele foi mesmo de grande surpresa, esperava algo como média agressividade e alta eficiência desde o primeiro uso, e não a característica de extrema suavidade que notei. Alguns barbeadores, na minha expreiência os menos agressivos, mudam bastante de comportamento conforme a lâmina que se usa, este deve ser o caso com o Merkur 15C.

Esse é um barbeador que estava em minha 'lista' na Amazon há muito tempo. Ele chegou a um preço que vi como razoável e tomei a decisão. Uma das motivações para a compra foi ser um Merkur, fabricante tradicional de Solingen, na Alemanha. Dentre todas as opções dessa marca, a opção pelo 15C foi realmente pelo pente aberto e pelo cabo menor (em comparação com o 25C). Um fator de que me esqueci pois fazia muito tempo que tinha deixado ele como opção de compra é a largura do suporte de lâminas, que chega a cobrir as abas laterais delas. Essa é uma caracterírstica que tenho avaliado em possíveis opções de compra: prefiro que as abas fiquem aparentes.

Por fim, vale comentar que é um barbeador muito leve, essa característica é menos significativa para mim mas para outros pode ser também decisiva. O cabo é também curto (78 mm, pouco miaor do que o de um Tech Ball End). Minha preferência é por cabos mais estreitos e curtos então nesses pontoa agradou bastante.

Enfim, aprendi de forma prática que pente aberto realmente não é sinônimo de agressividade. São muitos os fatores na geometria de um barbeador que dão como resultado as características de cada um. E a variável da lâmina, como comentei no outro post, faz bastante diferença. Nos barbeadors mais suaves é possível que alguma diferença de dimensões da lâmina leve a exposição de negativa para neutra ou de neutra para positiva. Ainda vou testar tirar a medida de algumas lâminas para tentar identificar as diferenças.

Em uma próxima mensagem pretendo falar do R41, até lá quero retomar o uso desse barbeador por pelo menos umas 2 vezes para falar com a lembrança de uso recente.
3 curtida(s) para esse Post:
  • joseazgomes, Maximus Brow, thony
Bom dia a todos.

Barbeadores de pente aberto eu usei, por ordem cronológica:

- O The Goodfellas' smile safety razor italico open comb (0,70 de gap) - foi dos meus primeiros barbeadores e sempre me irritou a pele - exceto com laminas Derby Verde; Open Comb, salvo raras exceções, requer técnica cuidada e aí você já sabe para o que vai: "errou, pagou..." Entrega BBS sempre, mas quase sempre a custo de agressões na pele.

- O Yaqi Mellon (aluminio e Inox) - especialmente a versão em aluminio é uma das raras exceções que falei atrás, perdoa quase tudo (exceto com lamina feather), quase impossível se cortar ou agredir a face... Fazendo as 3 passagens WTG XTG e ATG, entrega BBS fácil e rápido.

- O Yaqi Final Cut (aluminio) - revela a versatilidade de um ajustável mesmo em open comb; Com a agressividade máxima (ajuste 6) entrega quase BBS em uma passagem WTG - depois em outra passagem ATG no ajuste 2 fica excelente.

Não aconselharia, de jeito algum, open comb para iniciantes; Quando a técnica começa ficando refinada aí sim começar usando OC, que vai ajudar a melhorar a técnica, pois cada erro é pago em sangue.
Mas compensa o desafio de usar um barbeador OC, com a devida técnica (angulo, pressão e mapeamento do pelo), e obter um BBS com menos passagens - logo com menos agressão para a face.
E, principalmente, nunca esqueça da preparação antes de cada passagem, para que o uso de OC resulte em algo agradável e prazeiroso.
Do depois também - Pedra de alumen é essencial assim como hidratação.

Cumprimentos
2 curtida(s) para esse Post:
  • Joao Americo, Maximus Brow
Agradeço ao nosso amigo J. Américo pela contribuição e pelo tempo dedicado em compartilhar conhecimento com a comunidade. Esse tipo de troca é o que mantém viva a tradição do barbear clássico.

Seguindo a discussão, vou fazer um rápido comparativo entre quatro modelos : Merkur 15C, Muhle R41, Gillette Old Type e o Gillette ABC.

Um ponto importante que costuma confundir muita gente é a ideia de que todo pente aberto é, automaticamente, agressivo. Na prática, o que define o comportamento do aparelho é o conjunto da geometria: exposição de lâmina, gap, curvatura da lâmina, ângulo de trabalho e até o desenho dos dentes.

O Merkur 15C é um excelente exemplo disso. Apesar de ser open comb, ele tem uma geometria bastante dócil. A exposição de lâmina é moderada, o ângulo de corte é mais permissivo e os dentes do pente são desenhados para guiar a espuma e os pelos sem “entregar” demais a lâmina à pele. O resultado é um barbear suave, previsível e com boa margem de erro.

Já o Muhle R41 segue uma proposta oposta. Ele é focado em máxima eficiência. A lâmina fica mais exposta e o contato com a pele é mais direto. Isso faz com que ele corte com extrema facilidade, mas também reduz bastante a tolerância a erros de técnica. Pequenas variações de ângulo ou pressão já são sentidas imediatamente.

O Gillette Old Type entra como um clássico histórico, com bastante sensação de lâmina no rosto. Ele não é necessariamente extremo como o R41, mas também está longe da suavidade do 15C. Dependendo da lâmina e da técnica, pode variar bastante, mas no geral entrega um barbear mais “presente”, com bastante feedback.

Agora, trazendo o Gillette ABC para a comparação, ele tem uma característica interessante: os dentes do pente são mais finos e mais curtos. Isso, ao contrário do que muitos imaginam, não suaviza o aparelho. Pelo contrário, essa configuração reduz a “proteção” entre a lâmina e a pele, fazendo com que a lâmina atue de forma mais direta. Na prática, a agressividade aumenta de forma perceptível, pois há menos amortecimento durante o deslizamento e maior exposição funcional da lâmina ao longo do passe.

Outro ponto relevante é o peso e o equilíbrio. O Merkur 15C, por ser mais leve, naturalmente induz o uso sem pressão, o que contribui para a ccaltela, pois temos gravados na mente que open komb é pressão 0. Já modelos mais eficientes acabam exigindo mais controle fino do usuário, o que impacta diretamente na percepção de agressividade.

Resumindo o comparativo: o Merkur 15C prioriza suavidade e controle; o Muhle R41 entrega agressividade e eficiência máxima; o Gillette Old Type fica em um meio termo mais “vivo” e variável; e o Gillette ABC, com seus dentes mais finos e curtos, tende a amplificar a sensação de contato da lâmina, elevando a agressividade de forma mais direta.

*Adendo: algo interessante que vale observar é o comportamento dos foristas e criadores de conteúdo internacionais. Quem acompanha canais gringos percebe que, mesmo em máquinas open comb, é muito comum o uso de lâminas Feather, que são conhecidas pela altíssima eficiência. Ou seja, não há receio em combinar um barbeador mais agressivo com uma lâmina igualmente eficiente.

Confesso que, às vezes, penso que somos um pouco mais conservadores nesse ponto. Trago aqui uma experiência pessoal: certa vez assisti a um vídeo do Geo Fatboy utilizando um R41 com lâmina Feather. Ele fez os tradicionais três passes com absoluta naturalidade. Aquilo me chamou a atenção e pensei: por que não tentar?

Repeti a combinação e, para minha surpresa, com dois passes já alcancei um BBS impressionante, com excelente resultado e sem a necessidade de insistir demais na pele.

Isso me levou a refletir que, talvez, se formos menos tímidos na escolha de lâminas mais eficientes, possamos alcançar resultados mais satisfatórios com menos passagens, reduzindo até a chance de irritação por excesso de atrito.

No meu caso, como realmente gosto do momento do barbear — diferente da maioria dos homens, que encara isso apenas como uma necessidade — esse tipo de ajuste fino entre equipamento e técnica acaba tornando a experiência ainda mais interessante e recompensadora.

abraços,

MB
4 curtida(s) para esse Post:
  • Joao Americo, joseazgomes, stenio, thony
Bom, um barbeador de pente aberto acabou de entrar na minha lista de desejo, só falta decidir qual.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  • Joao Americo, joseazgomes, Maximus Brow, thony
(06-05-2026)joseazgomes Escreveu: Bom dia a todos.

Barbeadores de pente aberto eu usei, por ordem cronológica:

- O The Goodfellas' smile safety razor italico open comb (0,70 de gap) - foi dos meus primeiros barbeadores e sempre me irritou a pele - exceto com laminas Derby Verde; Open Comb, salvo raras exceções, requer técnica cuidada e aí você já sabe para o que vai: "errou, pagou..." Entrega BBS sempre, mas quase sempre a custo de agressões na pele.

- O Yaqi Mellon (aluminio e Inox) - especialmente a versão em aluminio é uma das raras exceções que falei atrás, perdoa quase tudo (exceto com lamina feather), quase impossível se cortar ou agredir a face... Fazendo as 3 passagens WTG XTG e ATG, entrega BBS fácil e rápido.

- O Yaqi Final Cut (aluminio) - revela a versatilidade de um ajustável mesmo em open comb; Com a agressividade máxima (ajuste 6) entrega quase BBS em uma passagem WTG - depois em outra passagem ATG no ajuste 2 fica excelente.

Não aconselharia, de jeito algum, open comb para iniciantes; Quando a técnica começa ficando refinada aí sim começar usando OC, que vai ajudar a melhorar a técnica, pois cada erro é pago em sangue.
Mas compensa o desafio de usar um barbeador OC, com a devida técnica (angulo, pressão e mapeamento do pelo), e obter um BBS com menos passagens - logo com menos agressão para a face.
E, principalmente, nunca esqueça da preparação antes de cada passagem, para que o uso de OC resulte em algo agradável e prazeiroso.
Do depois também - Pedra de alumen é essencial assim como hidratação.

Cumprimentos

José, achei excelente seus comentários compartilhando sua experiência com 3 barbeadores diferentes. Nunca busquei mais informações sobre os modelos da Yaqi, com poucas exceções tenho optado sempre por fabricantes mais tradicionais. Sei que eles têm uma boa diversidade de modelos e, principalmente no caso de Brasil com a dificuldade de encontrar opções importadas a preços razoáveis, são uma boa alternativa para experimentar tipos diferentes.

Como você comentou, o Yaqi Mellon é bastante suave então poderia até ser considerado como um aparelho a se testar independentemente do nível de experiência. Posso dizer com segurança que o Merkur 15C pode ser adquirido sem medo, sem considerar o nível de experiência como uma barreira.

Uma vantagem interessante dos barbeadores de pente aberto sobre os de pente fechado é a possibilidade de se barbear mais tranquilamente independentemente do crescimento da barba (dentro do razoável, algo como 4-5 dias para a maior parte das pessoas). A limpeza/enxágue durante o barbear é muito facilitado com esse estilo de barbeador.
  • joseazgomes, Maximus Brow
Excelente questão, a possibilidade de fazer barba de vários dias de forma mais facil com pente aberto!!!

Eu, desde que uso o barbear tradicional, faço a barba todos os dias e nunca considerei a vantagem do pente aberto evitar os "entupimentos" - coisa que era horrivel nas maquinas descartaveis de plastico!

Super vantagem sim!!!

Eu só estava considerando a vantagem de usar menos passagens para um melhor resultado!

Para além da vantagem de com uma razor mais exigente, a nossa memoria muscular se aprimorar mais depressa - a tecnica melhora mais depressa; Isso eu garanto, que evoluí mais em um mês usando razors "brutas", que em 10 meses experenciando razors "fofinhas"... Depois de usares 5 dias uma Yaqi Beast de 1,70 de gap e com uma exposição de lamina brutal, pegas numa Rockwell de olhos vendados e sacas um BBS com toda a facilidade.

Cumprimentos,
  • Joao Americo, stenio
(06-05-2026)Maximus Brow Escreveu: Agradeço ao nosso amigo J. Américo pela contribuição e pelo tempo dedicado em compartilhar conhecimento com a comunidade. Esse tipo de troca é o que mantém viva a tradição do barbear clássico.

Seguindo a discussão, vou fazer um rápido comparativo entre quatro modelos : Merkur 15C, Muhle R41, Gillette Old Type e o Gillette ABC.

Um ponto importante que costuma confundir muita gente é a ideia de que todo pente aberto é, automaticamente, agressivo. Na prática, o que define o comportamento do aparelho é o conjunto da geometria: exposição de lâmina, gap, curvatura da lâmina, ângulo de trabalho e até o desenho dos dentes.

O Merkur 15C é um excelente exemplo disso. Apesar de ser open comb, ele tem uma geometria bastante dócil. A exposição de lâmina é moderada, o ângulo de corte é mais permissivo e os dentes do pente são desenhados para guiar a espuma e os pelos sem “entregar” demais a lâmina à pele. O resultado é um barbear suave, previsível e com boa margem de erro.

Já o Muhle R41 segue uma proposta oposta. Ele é focado em máxima eficiência. A lâmina fica mais exposta e o contato com a pele é mais direto. Isso faz com que ele corte com extrema facilidade, mas também reduz bastante a tolerância a erros de técnica. Pequenas variações de ângulo ou pressão já são sentidas imediatamente.

O Gillette Old Type entra como um clássico histórico, com bastante sensação de lâmina no rosto. Ele não é necessariamente extremo como o R41, mas também está longe da suavidade do 15C. Dependendo da lâmina e da técnica, pode variar bastante, mas no geral entrega um barbear mais “presente”, com bastante feedback.

Agora, trazendo o Gillette ABC para a comparação, ele tem uma característica interessante: os dentes do pente são mais finos e mais curtos. Isso, ao contrário do que muitos imaginam, não suaviza o aparelho. Pelo contrário, essa configuração reduz a “proteção” entre a lâmina e a pele, fazendo com que a lâmina atue de forma mais direta. Na prática, a agressividade aumenta de forma perceptível, pois há menos amortecimento durante o deslizamento e maior exposição funcional da lâmina ao longo do passe.

Outro ponto relevante é o peso e o equilíbrio. O Merkur 15C, por ser mais leve, naturalmente induz o uso sem pressão, o que contribui para a ccaltela, pois temos gravados na mente que open komb é pressão 0. Já modelos mais eficientes acabam exigindo mais controle fino do usuário, o que impacta diretamente na percepção de agressividade.

Resumindo o comparativo: o Merkur 15C prioriza suavidade e controle; o Muhle R41 entrega agressividade e eficiência máxima; o Gillette Old Type fica em um meio termo mais “vivo” e variável; e o Gillette ABC, com seus dentes mais finos e curtos, tende a amplificar a sensação de contato da lâmina, elevando a agressividade de forma mais direta.

*Adendo: algo interessante que vale observar é o comportamento dos foristas e criadores de conteúdo internacionais. Quem acompanha canais gringos percebe que, mesmo em máquinas open comb, é muito comum o uso de lâminas Feather, que são conhecidas pela altíssima eficiência. Ou seja, não há receio em combinar um barbeador mais agressivo com uma lâmina igualmente eficiente.

Confesso que, às vezes, penso que somos um pouco mais conservadores nesse ponto. Trago aqui uma experiência pessoal: certa vez assisti a um vídeo do Geo Fatboy utilizando um R41 com lâmina Feather. Ele fez os tradicionais três passes com absoluta naturalidade. Aquilo me chamou a atenção e pensei: por que não tentar?

Repeti a combinação e, para minha surpresa, com dois passes já alcancei um BBS impressionante, com excelente resultado e sem a necessidade de insistir demais na pele.

Isso me levou a refletir que, talvez, se formos menos tímidos na escolha de lâminas mais eficientes, possamos alcançar resultados mais satisfatórios com menos passagens, reduzindo até a chance de irritação por excesso de atrito.

No meu caso, como realmente gosto do momento do barbear — diferente da maioria dos homens, que encara isso apenas como uma necessidade — esse tipo de ajuste fino entre equipamento e técnica acaba tornando a experiência ainda mais interessante e recompensadora.

abraços,

MB

Muito bom contar com o relato de quem tem mais experiência com barbeadores de pente aberto. É interessante como o R41 tem um status de ser o campeão absoluto em termos de agressividade. Eu me lembro vagamente, e posso estar enganado, de ler a respeito de barbeadores que se comparam ou até mesmo o superam nesse sentido. Acho que atualmente, com os gaps cada vez mais pronunciados, algumas versões de barbeadores como os da RazoRock podem ser vistos como mais agressivos do que o R41.

Aqui cabe uma observação muito importante: por acompanhar também os fóruns de outros países, li bastante sobre o R41 e as versões existentes. Teria que pesquisar em detalhe para me lembrar mas salvo engano são 3 versões em Zamac (2010, 2011 e 2013) e uma em aço inoxidável. Em alguns relatos, li que a versão em aço inox é comparável à versão 2011, em outros li que se compara mais à versão 2013.

Comprei meu R41 ano passado e com certeza tenho a última versão em Zamac. Por um momento cheguei a considerar a compra da versão em aço mas vi como um investimento muito alto. Além disso, ele tem um cabo mais longo do que a versão normal e isso me desagrada um pouco.

É um barbeador que traz o contato direto da lâmina com a pele, quase que tanto quanto um navalhete. Mesmo assim, é muito viável o uso frequente ou mesmo diário. Tudo é questão de hábito e técnica -- do contrário usar navalhas e navalhetes diariamente seria impossível.

Neste ponto quero observar que um dos vídeos que vi e que consolidou meu interesse no R41 foi justamente do Geo Fatboy, como comentou o Maximus. Nesse vídeo que vi ele comenta exatamente esse ponto, de que o R41 é o barbeador que mais aproxima o uso de um DE/SR do uso de uma navalha (ou navalhete, não tenho certeza agora).

Se esse barbeador fosse mais facilmente encontrado no Brasil e por um preço mais próximo do que se paga na origem, recomendaria muito a entusiastas de qualquer nível pelo desempenho quasee sem comparação e pelo acabamento excelente (para quem se interessa por esse aspecto). Nas condições atuais de dificuldade de compra e preço alto, recomendo estudar com cautela até pelo motivo de não termos um mercado de segunda mão muito ativo.
  • joseazgomes, Maximus Brow, Thomas, thony
No início do século 20, os homens vinham de uma tradição fortíssima do uso de navalhas. Por este motivo, os aparelhos open comb reinavam absolutos. Basta observar os primeiros modelos da Gillette: praticamente todos eram de pente aberto. Aqueles homens estavam acostumados com máxima eficiência, muito contato de lâmina e barbeados geralmente semanais.

Agora imagine a cena: um homem em 1905, acostumado a se barbear uma vez por semana com navalha, de repente migrando para um Gillette Tech décadas depois. Isso simplesmente não faria sentido para a realidade da época. O Tech é extremamente suave perto da agressividade e eficiência que eles conheciam. O open comb fazia sentido justamente porque entregava uma sensação mais próxima da navalha.

Mas o tempo passou. O menino que via o pai fazendo a barba cresceu. Novas gerações começaram a se barbear mais cedo e com mais frequência. E aí entra um ponto importante: qual rapaz de 18 ou 19 anos, iniciando no barbear tradicional, sem noção de pressão, sem entender que o movimento vem mais do ombro do que do punho, começaria com um open comb extremamente agressivo? Pouquíssimos.

Por isso vemos, ao longo das décadas de 1920 e 1930, uma mudança clara na filosofia da Gillette. Os aparelhos começaram a ficar mais suaves e amigáveis. O Gillette Tech e seus derivados nasceram justamente desta necessidade de atender uma nova geração de usuários. Não por acaso, os open comb foram sendo descontinuados pela Gillette na década de 1930.

E eu confesso: por gostar demais de open comb, sou completamente apaixonado pelo Gillette Sheraton. Na minha visão, ele representa o melhor dos dois mundos: um TTO de pente aberto. Um aparelho belíssimo, eficiente e histórico. E raro também, já que foi fabricado apenas em 1937.

Eu trocaria meu Rockwell T2 por um destes sem pensar 2x.

Abraços,

MB
  • Joao Americo, João Lourenço, joseazgomes, thony
(07-05-2026)Maximus Brow Escreveu: No início do século 20, os homens vinham de uma tradição fortíssima do uso de navalhas. Por este motivo, os aparelhos open comb reinavam absolutos. Basta observar os primeiros modelos da Gillette: praticamente todos eram de pente aberto. Aqueles homens estavam acostumados com máxima eficiência, muito contato de lâmina e barbeados geralmente semanais.

Agora imagine a cena: um homem em 1905, acostumado a se barbear uma vez por semana com navalha, de repente migrando para um Gillette Tech décadas depois. Isso simplesmente não faria sentido para a realidade da época. O Tech é extremamente suave perto da agressividade e eficiência que eles conheciam. O open comb fazia sentido justamente porque entregava uma sensação mais próxima da navalha.

Mas o tempo passou. O menino que via o pai fazendo a barba cresceu. Novas gerações começaram a se barbear mais cedo e com mais frequência. E aí entra um ponto importante: qual rapaz de 18 ou 19 anos, iniciando no barbear tradicional, sem noção de pressão, sem entender que o movimento vem mais do ombro do que do punho, começaria com um open comb extremamente agressivo? Pouquíssimos.

Por isso vemos, ao longo das décadas de 1920 e 1930, uma mudança clara na filosofia da Gillette. Os aparelhos começaram a ficar mais suaves e amigáveis. O Gillette Tech e seus derivados nasceram justamente desta necessidade de atender uma nova geração de usuários. Não por acaso, os open comb foram sendo descontinuados pela Gillette na década de 1930.

E eu confesso: por gostar demais de open comb, sou completamente apaixonado pelo Gillette Sheraton. Na minha visão, ele representa o melhor dos dois mundos: um TTO de pente aberto. Um aparelho belíssimo, eficiente e histórico. E raro também, já que foi fabricado apenas em 1937.

Eu trocaria meu Rockwell T2 por um destes sem pensar 2x.

Abraços,

MB

Maximus, não conhecia o modelo Sheraton da Gillett. Achei muito interessante. Pelo visto infelizmente é muito raro.

Na sexta-feira terminei o ciclo de 3 usos de uma lâmina (Bic) com o Merkur 15C. A perda de eficiência foi bem perceptível, não deixando dúvidas de que deveria trocar de lâmina -- acredito que seja assim pois esse barbeador é bastante suave. Com outros barbeadores em geral fico com a impressão que após o terceiro barbear ainda poderia tentar outro uso, talvez mais 2.

Ontem usei o Mühle R41, mudando totalmente o estilo. Eu gosto bastante dessa variação.

Outro ponto que vale comentar sobre os barbeadores de pente aberto é que mais espuma fica na pele até o momento de contato da lâmina. Em barbeadores com barra de segurança essa mesma barra acaba por remover uma boa parte da espuma ou creme antes do momento em que chega o contado da lâmina. Isso ficou mais evidente para mim no último uso pois os dentes do Mühle R41 são mais separados do que os do Merkur 15C

Como comentei em mensagem anterior, antes de comprar o Mühle R41 assisti um vídeo que comparava esse barbeador à navalha de lâmina fixa, pelo contato direto da lamina que se sente no uso (eu pessoalmente eu o compararia com um navalhete). Aqui está o link para esse vídeo > https://www.youtube.com/watch?v=_qRoUwGaXjY
Minha experiência com pente aberto se resume a tatara nodachi, com exposição lâmina de 0,13mm , e consigo facilmente um BBS com 2 passes (a favor e contra o pelo).
Vou fazer um vídeo demonstrando (a eficiência deste barbeador impressiona).
Ainda pretendo por as mãos numa Gillette open comb pra ver desempenho.
1 curtida(s) para esse Post:
  • Joao Americo

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)