Desapego de diversos itens

21 Respostas, 1405 Views

(21-05-2026)Maximus Brow Escreveu: Afga, meu caro,
fiquei curioso para saber: qual é o set que você utiliza atualmente no barbear tradicional?

Percebi que você anda se desfazendo de vários itens, e isso me fez pensar que talvez tenha chegado naquele ponto raro em que, depois de tantos testes, comparações, impulsos e redescobertas, finalmente encontrou um conjunto realmente equilibrado e ponderado.

Afinal, depois de experimentar tanta lâmina, aparelho, sabão e pós-barba, você alcançou o tão falado “status cool” do barbear clássico? Aquele momento em que a pessoa para de correr atrás de novidades e simplesmente aproveita o ritual porque encontrou o que realmente funciona para ela?

Fiquei com essa impressão ao acompanhar seus posts recentes. Gostaria muito de saber qual foi o caminho até chegar nesse possível “set definitivo”.

E, por favor, se de alguma forma eu estiver sendo invasivo, me desculpe. É apenas curiosidade, pois você vem, ao longo do tempo, testando vários itens e compartilhando experiências muito interessantes.

ABS

Prezado Maximus, nada invasivo, o bacana de fóruns é a troca de experiências.

Comecei no tradicional com esse clone do Futur em 2020 e após dezena de vídeos, à medida em que fui pegando o jeito, passei a experimentar diferentes lâminas e cremes.
Apanhei muito no início com sugestões de lâminas “suaves”, que na prática são menos afiadas e minha pele, apesar de sensível se dá muito melhor com as mais afiadas.
Comprei o outro QShave e gostei mais ainda, foi quando surgiu o impulso de sair experimentando tudo.
Comprei várias lâminas, cartelas com 50-60 lâminas de cada marca, minha preferida nesta fase foi a Rapira da qual comprei algo em torno de 400.
Metade dos meus barbeares foram focados em descobertas: comparando duas lâminas diferentes no mesmo modelo de barbeador (os de plástico eram meus preferidos para isso por serem muito leves e transmitirem muito mais feedback nas mãos do que aparelhos pesados) e dois barbeadores diferentes com a mesma lâmina, o foco era encontrar o (meu) set perfeito – sempre focado em lâminas e aparelhos e se possível encontrar alguma explicação mais científica para as preferências (vide meu interesse em medir o fio das lâminas).

Até então eu só tinha foco em ajustáveis (usava também os de plástico, que alterava a geometria para deixá-los mais agressivos, transformava em open comb e colocava em prática qualquer outra ideia excêntrica que surgisse).
Comprei quase de uma vez o Rockwell T2 acetinado e o Yaqi Final Cut Cromado.

Estava já me perdendo e de olho em encarecer minha coleção com o Rex Ambassador e em algum dia o Tatara Muramasa, crescia os olhos em uma dezena de aparelhos que pretendia comprar ao longo do tempo.

Nos testes, o YFC (após eu reduzir seu gap para ficar menos agressivo, deixando-o com as medidas aproximadas da versão em Latão – A Yaqi tem medidas diferentes de gap entre as versões) estava me agradando mais do que todos os outros.
Deduzi que acabamentos acetinados não eram os melhores para minha pele/espumas que faço, os cromados deslizam mais. porém recentemente adquiri SE acetinados por não existirem em versão cromada.
Obs.: Uma passada do sabão Nivea Sensitive na pele úmida antes de aplicar a espuma e os acetinados passavam a deslizar como os cromados. Este sabão deixa uma fina camada lubrificante que reduz o atrito, ao menos na primeira passada após a aplicação.

Encontrei meu ajustável perfeito: um YFC “hackeado”, foi quando perdi o interesse em acetinados e nos outros mais caros, já havia investido no T2 e gostava mais do YFC.
Esse foi o maior ponto de transição: passei a não ver mais necessidade em investir nos aparelhos de marca/caros.
Poderia ter parado no YFC, mas acabei explorando mais, havia chegado a vez dos fixos.
Aproveitei a “economia” por desistir de aparelhos caros e comemorei comprando 4 Yaqi: Tile, Mellon, Mercury e Katana:

O Mercury, é super suave e seria perfeito para mim, tem exposição de lâmina praticamente neutra, porém tem o gap acima da média, tenho uma pinta no rosto que a depender da direção da passada e do gap pode sofrer uma pinçada.
O Tile veio com um defeito na usinagem em parte não crítica, resolvi a falha na usinagem e fiz um polimento para deixá-lo como espelho. Ficou perfeito e super suave: havia encontrado meu fixo perfeito.
O Mellon também achei perfeito, mas já queria ficar apenas com o Tile como fixo, até por ele ser de inox.
O Katana (Single Edge) possui um erro de design, o eixo central está mais avançado do que as duas guias laterais e não permitia que a lâmina encostasse nos 3 ao mesmo tempo. Após uma alteração ficou perfeito e muito mais suave.
Por ele peguei gosto pelos SE, comecei a pesquisar outros (Leaf Twig, Proof, Focus Dynamic, Parker SoloEdge, RazorRock Eco)? Escolhi o Proof como o próximo, mas também teria que aproveitar uma viagem para comprá-lo (que não fiz...rs).

Mais recentemente vi um SE Xing Ling de baixo custo com design próprio e boas avaliações chamado Color Lamb. (https://pt.aliexpress.com/item/100501038...pt=glo2bra)

Comprei um, gostei muito e comprei mais dois, um só para levar em viagens e um reserva.
Havia encontrado o que procurava em cada categoria: Ajustável, Fixo e Single Edge.
Não preciso de mais de um modelo de cada tipo e havia decidido não comprar mais nada, apenas reduzir meu estoque.

Com a suspensão da “taxa das blusinhas” (aproveitem, pois em 2027 ela retornará por estar inclusa na Reforma Fiscal), acabei comprando um clone do Focus Dynamic em alumínio semana passada, totalmente por impulso.

Não cheguei a desenvolver a mesma curiosidade por pincéis, meu maior investimento foi em um Yaqi Sagrada Familia, meu preferido dentre os que tenho, mas todos cumprem seu papel. Este aqui por exemplo está baratíssimo, nunca havia visto esse preço (9 reais) nem com acessórios, recomendo para quem quiser algo bem acessível que cumpra o papel: https://pt.aliexpress.com/item/100500722...pt=glo2bra

Com cremes também não tive tantas experiências diferentes, posso preferir um ou outro muito mais pelo perfume do que pelo desempenho, consigo fazer espumas satisfatórias com todos os que experimentei.
Usei duas versões do Bozzano, duas do Nívea, 3 do Proraso, Figaro e Maca Root, além de uma ou outra experiência caseira. Me entendo bem com todos.

Pós barba: Momento em que passo no máximo um bálsamo, só experimentei Bozzano e Nivea, sendo o último meu preferido. Na maior parte das vezes não passo nada. Caso me corte, algo cada vez mais raro, uso alúmen.

Das lâminas que vendo: duas Lord (Verde e OK), Super Barba, Master Barba, Gillette Super Stainless e Rapira eu acho de aceitáveis a boas, principalmente nos primeiros usos.

Em várias ocasiões pensei ter chegado àquele momento em que encontrei o ponto em que não comprarei mais nada (inclusive agora), mas eventualmente a curiosidade “quase científica” (parodiando sua outra mensagem) ou impulso falam mais alto, experimento algo diferente e acabo gostando, o que abre um novo leque.

Minha combinação preferida é aparelho suave/lâmina afiada. Mas de vez em quando curto sentir a lâmina no rosto, chego a usar o YFC na agressividade máxima ou a desapertar um pouco o cabo do Tile: Boa parte dos fixos podem ser “ajustados” para ficarem mais agressivos. Roubei a dica contida nas instruções de uso do PAA Ascension Twist: https://phoenixshaving.com/collections/p...m-original).

Consigo me barbear com bons resultados (diferente de ter prazer) com qualquer combinação:
Aparelhos suaves ou agressivos, com lâminas suaves ou afiadas, com qualquer creme que eu já tenha experimentado. Na pressa (sem prazer) até espuma em lata (quando uso em lata não deixo de passar antes o sabão Nívea Sensitive).

Meus sets “definitivos” (por enquanto...rs) é qualquer dos meus aparelhos preferidos: (YFC, Tile, Katana e Color Lamb) com as lâminas mais afiadas.
Espero manter assim: poucos modelos, todos de baixo custo.

Apesar das preferências aparentemente definitivas sofrerem mudanças eventualmente, essas mudanças vão se tornando bem menos disruptivas e menos frequentes.

Desculpe pela extensão do texto, tentei relatar tudo o que achei relevante.

Abraço
Alexandre FGA.

(21-05-2026)Maximus Brow Escreveu: Afga, meu caro,
fiquei curioso para saber: qual é o set que você utiliza atualmente no barbear tradicional?

Percebi que você anda se desfazendo de vários itens, e isso me fez pensar que talvez tenha chegado naquele ponto raro em que, depois de tantos testes, comparações, impulsos e redescobertas, finalmente encontrou um conjunto realmente equilibrado e ponderado.

Afinal, depois de experimentar tanta lâmina, aparelho, sabão e pós-barba, você alcançou o tão falado “status cool” do barbear clássico? Aquele momento em que a pessoa para de correr atrás de novidades e simplesmente aproveita o ritual porque encontrou o que realmente funciona para ela?

Fiquei com essa impressão ao acompanhar seus posts recentes. Gostaria muito de saber qual foi o caminho até chegar nesse possível “set definitivo”.

E, por favor, se de alguma forma eu estiver sendo invasivo, me desculpe. É apenas curiosidade, pois você vem, ao longo do tempo, testando vários itens e compartilhando experiências muito interessantes.

ABS

Acabei me esquecendo de falar: seria um prazer ler sobre a sua caminhada e sobre as de outros membros do fórum.

Abraço
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-05-2026 por Afga.)
4 curtida(s) para esse Post:
  • Joao Americo, Maximus Brow, Thomas, thony
Prezado Alexandre,
Primeiramente, parabéns pelo texto extremamente lúcido, educado e muito informativo. É muito bacana ver alguém com experiência trazendo uma visão tão equilibrada sobre o barbear tradicional, principalmente em tempos onde muita gente acaba associando qualidade apenas a produtos premium ou aos equipamentos mais caros do mercado.

Achei especialmente interessante a forma como você comentou sobre os ajustes manuais em barbeadores que vieram de fábrica com pequenas imperfeições. Isso mostra conhecimento, paciência e, acima de tudo, maturidade no hobby. Nem sempre descartar um equipamento é a melhor solução, e muitas vezes pequenos ajustes fazem toda a diferença no desempenho final.

Outro ponto muito importante do seu texto foi justamente não se apegar apenas a marcas famosas ou produtos de alto valor. No final das contas, o que realmente importa é aquilo que funciona para você. Pode ser uma máquina de R$ 1.500 ou uma de R$ 150. O mais importante é o conforto, a adaptação ao seu tipo de barba, à sua pele e ao seu bem-estar durante o barbear.

Acredito que muitos de nós, especialmente ao assistir vídeos gringos, acabamos criando a impressão de que para ter um barbear realmente satisfatório é necessário gastar centenas ou até milhares de reais em equipamentos, soaps, pincéis e acessórios importados. Lá fora tudo parece muito mais acessível, fácil de encontrar e barato de comprar. Mas a realidade é que um excelente barbear não depende necessariamente disso.

Eu mesmo, como provavelmente 99% dos wet shavers, tenho muito mais equipamentos do que realmente preciso. Sempre tive uma preferência especial pelas máquinas antigas, muito por conta da história que carregam, da construção e do charme de usar algo que atravessou décadas. Mas, de um tempo para cá, tenho buscado simplificar um pouco as coisas e investido em sets mais rápidos e práticos para o dia a dia.

Inclusive, tenho testado bastante espumas em lata, especialmente a Barbasol, que carrega mais de 100 anos de história. E sinceramente? Tenho tido experiências muito boas. Isso reforça ainda mais a ideia de que o melhor produto é aquele que entrega conforto e praticidade para a pessoa, independentemente do preço ou do “status” dentro do hobby.

Também vale mencionar o Thonny, que frequentemente reforça algo muito verdadeiro: muitos produtos nacionais são tão bons quanto diversos importados. E isso é algo que precisamos valorizar mais dentro da comunidade.

Mais uma vez, obrigado pelo excelente texto. Discussões e informações como essas deixam o fórum muito mais rico, agradável e útil para todos nós que estamos sempre aprendendo e compartilhando experiências.

um ggrande abraço, Igor.
3 curtida(s) para esse Post:
  • Afga, Thomas, thony

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)