Diga-me como fazes a barba e eu direi quem tu és.

2 Respostas, 39 Views

Diga-me como fazes a barba e eu direi quem tu és.

No universo do barbear tradicional existem debates que atravessam décadas, gerações e provavelmente, assim como as baratas, os escorpiões e os discos do Roberto Carlos na casa da avó, sobreviverão tranquilamente a um eventual mundo pós-apocalíptico.

Um deles é simples apenas na aparência:

Qual é o melhor produto para fazer a barba?

Creme, sabão duro, croap ou gel?

Como quase tudo neste hobby, a resposta correta é a menos satisfatória possível:

depende.

O creme costuma ser o mais prático. Pede pouca água, pouca paciência e normalmente entrega espuma abundante em poucos segundos. É a escolha natural para as manhãs de segunda-feira, para os atrasados crônicos e para quem possui compromissos incompatíveis com a realização de toda a liturgia do barbear.

O sabão duro é outra história.

Ele é como um casamento: exige dedicação, tempo e alguma convivência até revelar seu melhor desempenho. Em compensação, transforma o ato de fazer espuma em parte da experiência. Não raro, o preparo da espuma acaba sendo mais prazeroso que o próprio barbear.

O croap talvez seja o grande diplomata do grupo.

Nem tão exigente quanto o sabão, nem tão imediato quanto o creme. Entrega boa performance, facilidade de uso e costuma agradar praticamente todo mundo. É como aquele tio mala dos churrascos em família que sempre conta as mesmas piadas e nem por isso você deixa de rir.

Já o gel ocupa uma posição curiosa.

É rápido, limpo, eficiente e frequentemente ignorado pelos puristas como se fosse um parente distante que apareceu sem convite no almoço de família. Ainda assim, em viagens, dias corridos ou situações onde praticidade vale mais que tradição, ele cumpre sua função com absoluta dignidade.

No fim das contas, talvez a pergunta correta não seja "qual é o melhor?"

Talvez seja:

qual deles combina melhor com hoje?

Porque há manhãs que pedem cinco minutos e um creme.

Há domingos que pedem um sabão num pote bonito e cheio de tradição, um pincel bem carregado e meia hora de paz.

E há dias em que até mesmo a mais tradicional das almas aceita, em silêncio e sem testemunhas, apertar a válvula de uma lata de espuma, olhar discretamente para os lados para garantir que nenhum confrade do fórum esteja observando, e seguir a vida.

Porque convenhamos, entre sair de casa minimamente barbeado ou parecendo um náufrago recém-resgatado, eu torço o nariz e aperto a válvula do Bozano para pele sensível.

E você?

Qual produto ocupa o posto de favorito no seu arsenal e em quais ocasiões cada um entra em cena?

No meu caso,

dia a dia: creme e um sabão mais dócil na manipulação.

Domingo pela manhã — e quando digo manhã, é manhã mesmo, tipo seis horas da manhã — aí, amigos, entra aquele sabão que tem a densidade de uma pedra de mármore, que exige carregamento digno de uma betoneira e uma quantidade de água calculada com a precisão de um laboratório farmacêutico.

Mas o caro forista pode pensar: "Mas por que raios o Maximus faz a barba tão cedo?"

Simples, porque não quero ouvir batidas inquisidoras na porta do banheiro perguntando se eu vou demorar muito.

Porque certos rituais simplesmente não combinam com pressa.

Abs,

Igor.
3 curtida(s) para esse Post:
  • convencional, Jairo, thony
Entrei no mundo do barbear tradicional como a esmagadora maioria, buscando alternativas aos cartuchos cada vez mais caros e no fim das contas gastando se não igual, muito mais do que para a vida toda.
Entretanto sempre busquei manter um equilíbrio entre Hobby ~ Rotina diária ~ Ritual.
A partir do momento que vc gasta demais, se barbeia mais do que o necessário ou precisa estar alinhado com os Astros e o silêncio dos Ancestrais para garantir um bom barbear a coisa deixa de ser vantajosa (pelo menos pra mim)
Faço a barba à noite, antes do banho e uso condicionador cabelo + gel natural de babosa para o barbear e somente o mesmo gel de babosa como pós barba (após o banho).
1 curtida(s) para esse Post:
  • Maximus Brow
Prezado Convencional,

Obrigado por compartilhar sua rotina de barbear.

É exatamente o que sempre digo: se isso funciona para você, ótimo. Continue!

Não podemos cair na armadilha de sucumbir aos "gurus" do barbear tradicional e entrar em uma verdadeira teia de consumismo. Ou, pior ainda, aceitar a ideia de que aquilo que você fez nos últimos 10 anos não é bom ou não é o correto simplesmente porque alguém disse que existe uma maneira "melhor".

O barbear clássico deve ser, acima de tudo, uma experiência prazerosa e pessoal. Cada pessoa encontra seu próprio caminho, seus produtos preferidos e sua rotina ideal.

Por favor, leia o post abaixo e depois me diga sua opinião.

https://www.barbeartradicional.com.br/thread-1247.html

Abs,

Igor.
1 curtida(s) para esse Post:
  • convencional

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)