“Lâmina suave: quando menos poder de corte pode significar mais sofrimento.

1 Respostas, 32 Views

“Lâmina suave: quando menos poder de corte pode significar mais sofrimento.

Caros confrades,

Ontem resolvi fazer a barba com uma combinação que, naquele momento, parecia inocente. Hoje, olhando para trás, percebo que talvez tenha sido uma sugestão feita pelo meu inconsciente pelo próprio senhor do submundo: uma Gillette Mono Tech com uma lâmina Mister Barba nova.

A princípio, tudo parecia perfeito. A Mono Tech é conhecida por ser uma máquina suave, confortável e extremamente dócil. É aquele tipo de barbeador confiável, que entrega exatamente aquilo que se espera dele: uma experiência tranquila, sem grandes surpresas.

O problema é que eu estou acostumado com máquinas e lâminas mais eficientes, aquelas que cortam a barba sem o mínimo esforço. Então coloquei uma lâmina com pouco poder de corte em uma máquina que também privilegia a suavidade.

O resultado?

A receita perfeita para o caos.

Depois dos três passes tradicionais, respirei fundo achando que tinha vencido mais uma batalha contra a barba. Mas faltava o teste final: a loção alcoólica.

E aí aconteceu.

Quando o álcool encontrou meu rosto, por alguns segundos tive certeza de que havia cometido um erro grave. A sensação foi tão intensa que parecia que eu tinha sido condenado ao fogo do inferno por algum pecado cometido contra a arte do barbear.

A ardência foi tão absurda que confesso que lágrimas me vieram aos olhos.

Depois desta experiência ruim, pensei:

“Cara, ainda bem que você não resolveu usar pedra hume...”

Mas a grande lição ficou clara: muita gente pensa que o perigo está apenas nas lâminas agressivas. Nem sempre.

Uma lâmina com pouco poder de corte também pode ser uma armadilha. Ela exige mais pressão, mais passadas e mais insistência para conseguir o mesmo resultado. E quem paga essa conta é a pele.

Fiz as três passadas clássicas, mas analisando depois, acredito que meu inconsciente tentou compensar a falta de corte aplicando força excessiva.

Eu utilizo a mesma Mister Barba, com poder de corte mediano, em máquinas como a Mühle R41 e a Parker 55 SL, e tenho resultados muito bons, sem nenhuma sensação de ardência e conseguindo um BBS fácil, fácil.

No barbear tradicional, eficiência não é inimiga da segurança. Muitas vezes, uma lâmina que corta bem, trabalhando com a técnica correta, é muito mais gentil do que uma lâmina que obriga você a ficar passando e repassando no mesmo lugar, aplicando força desnecessária e irritando a pele.

Essa situação me lembrou uma comparação que ouvi certa vez sobre afiação de facas.

A pessoa disse algo que ficou na minha cabeça:

“A faca cega é muito mais perigosa que a faca afiada. Com a faca afiada, você respeita o equipamento e sabe até onde pode ir. Com a faca cega, você aplica força desnecessária e, nesse processo, pode acabar se cortando feio.”

E acredito que essa comparação serve perfeitamente para o barbear clássico.

O problema nem sempre está no equipamento mais agressivo. Às vezes, o perigo está justamente naquele que parece inofensivo, mas que obriga você a compensar suas limitações com mais pressão e mais passadas.

E para os vossos senhores?

Qual é a combinação perfeita entre lâmina x barbeador?

Quando estou com a Mühle R41, não uso nada muito afiado. Uma Wilkinson já resolve.

Quando estou com um barbeador mais suave, já utilizo uma Feather.

Lembro que já utilizei a Mono Tech com uma Feather e o resultado foi muito bom.

No fim das contas, aprendi mais uma vez que, no barbear clássico, a combinação correta entre máquina, lâmina e técnica vale muito mais do que simplesmente buscar a lâmina mais afiada.

Abs,

Igor.
5 curtida(s) para esse Post:
  • convencional, Jairo, Joao Americo, João Clodoaldo., thony
Quem vai definir suavidade ou não é o barbeador, mas a lâmina precisa cortar bem sempre!
Pra mim, as melhores lâminas são as que mantem um bom balanço entre corte e durabilidade.
Então gosto de laminas como BIC CP, Rapira PL, Nacet e da Gillette Platinum(essa descobri recentemente!)
Já lâminas como a Wilkinson e as LORD em geral acho horríveis, alás lâminas de origem egípcia sempre me desapontaram.
Te garanto que se vc usar uma lâmina mais afiada na sua R41, por mais assustador que aparente, vai te surpreender.
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 2 horas atrás por convencional.)

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)