DSCosmetic DS-Z0, uma imitação levada à sério da R41.

6 Respostas, 224 Views

AVISO IMPORTANTE!
Para quem acabou de abandonar os cartuchos ou Philishaves da vida e está chegando agora no mundo do barbear clássico definitivamente esta NÃO deve ser a sua primeira escolha/compra sob o risco de uma terrível (e injusta!) primeira impressão e formar uma opinião precocemente equivocada sobre o assunto. Este é um aparelho para quem já está iniciado no mundo do barbear clássico.

Fabricante: DSCosmetic
Modelo: Z0 Pioneer (clone da Mühle R41)
Origem: China
Tipo: 3 peças.
Construção: Usinada em CNC com acabamento polido.
Material: Aço inox 316L em todas as peças.
Comprimento da alça: 92 mm
Diâmetro alça: 14mm
Peso total: 131g (cabeçal 38g + alça 93g)

Lançada por volta da 2ª metade de 2018, trata-se de uma "homenagem" ao modelo original alemão Mühle R41 com a principal diferença no material e construção utilizados.
Enquanto a R41 era feita até naquele momento somente em zinco fundido com revestimento geralmente cromado, a Z0 tomava forma a partir de um bloco de aço usinado em CNC.
Somente em Março de 2021 que a Mühle enfim lançaria sua própria versão usinada em aço inox, a R41 GS.
Em 2023 surgiram versões em latão e titânio.
No momento da postagem deste review, somente o modelo em latão encontra-se disponível para venda no AliEx.

Nunca tive acesso à uma R41 em qualquer versão que fosse em mãos então não posso confirmar que a experiência de barbear seja exatamente fiel à mesma, mas certamente é muito próxima, uma vez aque as experiências, relatos e orientações de uso em fóruns/discussões já existentes sobre a R41 serviram perfeitamente para adaptar-me à Z0, além dos usuários que possuem os dois modelos (e até outras versões da R41) reportando que as diferenças são muito sutis entre si.

A qualidade de construção e acabamento são ótimas, a lâmina encaixa-se perfeitamente alinhada dos dois lados.
A alça modelo Pioneer, garante firmeza nos movimentos com seus sulcos, mesmo sendo toda polida.
O baseplate é polido por completo, diferentemente da R41 GS onde somente a parte externa não coberta pela tampa é polido.
Ainda comparando com a R41 GS, a tampa da Z0 revela as marcas do processo de usinagem enquanto que a tampa R41 GS não. 

O paradoxo que aprecio neste modelo é que ao mesmo tempo em que não deve ser usada por iniciantes,  é uma eterna ferramenta de aprendizado e evolução técnica!

Barbear-se com a Z0 exige disciplina e respeito, mas sem medo ou receio!
Pulso firme e movimentos consistentes sem alterar o ângulo de ação são a chave aqui.
Não diria pressão zero, mas muito próximo disso!
Gosto da analogia da pressão exercida pelo braço de um toca-discos sobre um vinil.
Se a pressão for muito leve, poderão ocorrer "pulos" na música,  se for muito pesada, pode estragar e arruinar os sulcos daquele LP raríssimo, contudo na pressão correta você terá aquele som "cheio" garantindo uma experiência sonora única!
O resultado será um barbear rente como quase nenhum outro!
Enfim, da mesma forma que a R41, se vacilar com a Z0 você será avisado "carinhosamente" e imediatamente!

Considerações pessoais.
-Não recomendada para iniciantes.
-Pulso firme e angulo estático em relação à pele são o caminho do sucesso.
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-08-2026 por convencional. Motivo da edição: ajustes de pontuação )
2 curtida(s) para esse Post:
  • Joao Americo, Maximus Brow
Cry Eu comprei uma joia de pincel dessa marca, feito com pelo de texugo  Sick

Arquivo(s) anexado(s) Imagem(s)

(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-08-2026 por Kleber_KAS.)
4 curtida(s) para esse Post:
  • Anderson Rios, Joao Americo, Maximus Brow, thony
(08-08-2026)Kleber_KAS Escreveu: Cry Eu comprei uma joia de pincel dessa marca, feito com pelo de texugo  Sick

Texugo Pure. Para esses, o melhor é usar no rosto com pinceladas. Do contrário, pinica demais.
1 curtida(s) para esse Post:
  • Maximus Brow
(09-08-2026)Barretos Escreveu:
(08-08-2026)Kleber_KAS Escreveu: Cry Eu comprei uma joia de pincel dessa marca, feito com pelo de texugo  Sick

Texugo Pure. Para esses, o melhor é usar no rosto com pinceladas. Do contrário, pinica demais.
Sim, eu faço assim, no primeiro uso eu lavo com Shampoo e depois condicionador, os pelos ficam ressecados se não cuidar, o condicionador ajuda a deixar macio  Cool
2 curtida(s) para esse Post:
  • Joao Americo, Maximus Brow
Excelente review, meu caro Convencional!

Sua paixão pela Z0 é palpável.

Gostei particularmente do aviso para os iniciantes. Depois de ler tudo isso, quem acabou de abandonar os cartuchos provavelmente já está olhando para a própria máquina e pensando: “Acho que vou voltar para o Mach3...”

Falando sério, achei muito legal a sua abordagem. A Z0 parece ser mesmo aquele tipo de barbeador que exige respeito, técnica e, principalmente, paciência.

Tenho uma Mühle R41 e fiquei bastante curioso com a Z0. Pelo que você descreveu, a proposta é muito parecida, embora a construção em aço inoxidável e o peso de 130 g deem à chinesa uma personalidade própria.

Tenho cinco máquinas OC e, entre elas, a que mais me impressiona pela eficiência é a velha Gillette Old Type.

Se você quiser experimentar um open comb realmente diferente e mais “cru”, recomendo uma Gillette vintage OC. A Old Type, particularmente, tem uma eficiência impressionante e um ângulo de ataque da lâmina bastante pronunciado.

Depois que comecei a prestar mais atenção à mecânica do movimento durante o barbear, passei a perceber como ficamos concentrados em ângulo, pressão, lâmina e posição da mão e esquecemos que o restante do braço também participa do processo.

Com uma R41 ou uma Z0, imagino que isso faça ainda mais diferença.

E acho que você resumiu perfeitamente essas máquinas: não devemos ter medo delas, mas sim respeito.

Hoje em dia, uso minha Muhle com uma Feather e faço as 3 passagens. Loucura? auto flagelação? auto estima elevada? não sei.....

No final das contas, talvez seja justamente isso que torna o barbear clássico tão interessante. Algumas máquinas simplesmente fazem a barba. Outras obrigam você a aprender a fazer a barba.

E a Z0 parece pertencer claramente à segunda categoria.

Obrigado novamente pelo excelente review, Convencional.

Agora fiquei com vontade de colocar uma Z0 e uma R41 lado a lado e descobrir se os chineses realmente fizeram a lição de casa direitinho.

ABS,

Igor
3 curtida(s) para esse Post:
  • convencional, Joao Americo, thony
Confrade Maximus!, eu quem agradeço. Vc inspirou-me num momento de aparente apatia com seus posts/experiências atuais.
A Z0 ia continuar lá esquecida sem uso apenas como prova e referência a mim mesmo de que poderia usar qualquer outra SR...

Atualmente parece que ela foi descontinuada, somente as unidades restantes em latão estão disponíveis e confesso que no preço atual provavelmente não compraria.
Por outro lado a Kampfe oferece clones da R41 em SS e Ti por um preço mais atrativo.

(10-08-2026)Maximus Brow Escreveu: Agora fiquei com vontade de colocar uma Z0 e uma R41 lado a lado e descobrir se os chineses realmente fizeram a lição de casa direitinho.

Outro paradoxo! Tenho a mesma curiosidade, mas estou no lado oposto.
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-08-2026 por convencional.)
1 curtida(s) para esse Post:
  • Maximus Brow
(10-08-2026)convencional Escreveu: Confrade Maximus!, eu quem agradeço. Vc inspirou-me num momento de aparente apatia com seus posts/experiências atuais.
A Z0 ia continuar lá esquecida sem uso apenas como prova e referência a mim mesmo de que poderia usar qualquer outra SR...

Atualmente parece que ela foi descontinuada, somente as unidades restantes em latão estão disponíveis e confesso que no preço atual provavelmente não compraria.
Por outro lado a Kampfe oferece clones da R41 em SS e Ti por um preço mais atrativo.

(10-08-2026)Maximus Brow Escreveu: Agora fiquei com vontade de colocar uma Z0 e uma R41 lado a lado e descobrir se os chineses realmente fizeram a lição de casa direitinho.

Outro paradoxo! Tenho a mesma curiosidade, mas estou no lado oposto.

Se os colegas puderm tirar as medidas da tampa superior e base com alguma precisão, poderemos perceber as diferenças em medida que podem indicar se o clone está mais próximo das versões mais antigas do R41 ou se está mais próximo das especificações das mersões mais recentes.

Nesse post podemos ver o que foi apurado na comparação entre as versões 2011 e 2013 da Mühle:

https://www.badgerandblade.com/forum/thr...st-5805684

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)