Lamina barata X laminacara

4 Respostas, 263 Views

(13-01-2026)Maximus Brow Escreveu: Prezados foristas,

Fica aqui uma reflexão que sempre aparece nas conversas de barbear tradicional: lâminas baratas x lâminas caras. Afinal, o que realmente compensa mais no dia a dia?

Vou usar meu próprio exemplo. A Feather, que todo mundo conhece como lâmina afiada, eficiente e também com preço mais salgado. No meu caso, consigo tranquilamente 7 barbas confortáveis com uma única lâmina Feather, mantendo corte eficiente e sem sofrimento para a pele.

Por outro lado, quando uso lâminas mais baratas, como Super Barba Black, Gillette Super Stainless e outras da mesma faixa, normalmente o rendimento cai para 2 ou no máximo 3 barbas. Depois disso, a lâmina começa a pedir aposentadoria forçada, ou pior, começa a “conversar demais” com o rosto.

Outro ponto que pesa bastante é o número de passadas. Como a Feather é muito mais afiada, pelo menos na minha opinião, eu costumo fazer apenas duas passadas. Quando uso a Feather com o Mühle R41, muitas vezes uma única passada já resolve. Mesmo com barba acima de 5 dias, raramente passo de duas passadas.

Aí entra a conta que sempre gera debate:
vale mais pagar menos na lâmina, mas trocar com mais frequência?
ou pagar um pouco mais e ter mais usos, menos passadas e mais conforto?

No fim das contas, o custo por barba talvez não seja tão diferente quanto parece à primeira vista, principalmente quando colocamos na balança rendimento, eficiência e conforto da pele.
E os vossos senhores, o que tem a relatar sobre o exposto acima?

abraços, M B

No meu caso, como sempre busquei o mínimo de irritação possível, vou sempre priorizar o conforto, a satisfação de um bom barbear, sem sofrimento após... algo que tive de conviver por muito tempo, até resolver adotar o barbear tradicional... por isso, não estou fazendo certas concessões (por enquanto), principalmente em relação ä qualidade dos itens "barbísticos" necessários. Resumindo: vou de lâminas mais custosas, caras (para combinar com o termo usado no título do post). Acho que vale o preço para secl ter o resultado esperado.  FELIZ 2026 A TODOS DO FÓRUM E AOS SEUS!
4 curtida(s) para esse Post:
  • Cleiton C Cantares, Joao Americo, Maximus Brow, peter_shelton

Mensagem neste Tópico
RE: Lamina barata X laminacara - por João Lourenço - 13-01-2026

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)