(04-05-2026)aisneto Escreveu: Oi amigo! Pode falar um pouco mais de sua experiência com as Yaqis? Eu tenho uma Yaqi Tile que atualmente é o meu aparelho principal. Estou pensando em comprar mais alguns da marca. Quais são os seus favoritos? E quais você não recomendaria?Bem, cheguei nas Yaqi através do AliExpress, quase por acaso, na busca de algo bom em relação preço/qualidade (custo/benefício).
Já tinha comprado duas safety razor da Amazon - Good Fella Smile (uma open comb e outra slant) e estava explorando mais opções...
Depois fiquei lendo reviews acerca de Yaqi - especialmente a Mellon e a Ghost, mas acabei comprando uma cabeça Mercury por engano.
Como tem um Gap de 1,25 fiquei apreensivo em testar e encomendei a Mellon de aluminio.
Mas li qualquer coisa dizendo que o gap da Mercury era um engano, pois era muito suave e ganhei coragem e testei a Mercury - e realmente foi uma ótima surpresa, super confortável com qualquer lâmina.
Entretanto chegou a Mellon de aluminio (gap 0.20) e de novo surpresa - conforto e eficiencia eom qualquer lamina exceto Personna.
Resolvi comprar a Mellon de Aço Inox, de tanto ter gostado da Mellon de aluminio, e acontece que é ainda mais eficiente que a Aluminio, pois tem 0.40 de gap; Embora seja ligeiramente mais agressiva.
Entretanto como tinha ficado curioso com a Yaqi Final Cut acabei comprando ela, enquanto esperava pela Yaqi Sentinel 1.50 - que acabou chegando nunca (ainda hoje espero ela) pois estava curioso com algo mais agressivo - enquanto estava esperando a Sentinel 1,50 acabei encomendando uma Yaqi Knight Helmet e uma Beast, de forma a obter um pouquinho mais agressividade.
Assim hoje em dia tenho de Yaqi:
Yaqi Mercury - closed comb 1,25 de gap -> muito tranquila e perdoa bastante com quase toda a lamina (menos a Feather) - 3 passagens (WTG XTG ATG) e dá BBS
Yaqi Mellon aluminio - open comb 0,20 de gap -> admirável open comb, eficaz e perdoadora, quase impossível de cortar com derby ou astra
Yaqi Mellon Aço Inox - open comb 0,20 de gap -> bastante mais eficaz, já começa a requerer atenção em ATG para evitar cortes
Yaqi Final Cut ajustável open comb de aluminio de 0,65 a 1,35 -> faz todas as funções: do 1 ao 2 é tranquila mas o 5 e 6 dizem que é bem perigosa - costumo fazer uma passagem do 6 WTG outra no 3 XTC e finalizo com 1 ATG - com um bom preshave entre passagens fica genial - NOTA: com apenas uma passagem no 6 WTG já quase não precisa de mais nada.
Yaqi Knight Helmet aluminio - 1,65 de gap -> desde que tenha angulo ok e sem pressão - usando feather, já fica um barbeado perfeito; embora eu faça ainda outra passagem XTC
Yaqi Beast aluminio - 1,60 de gap (mas com muita exposição de lamina) - quase igual à Knight Helmet em gap mas mais agressiva pela exposição de lamina; apurando a tecnica consegue-se um resultado excelente após 2 passagens.
Se tivesse que optar só por uma para começar - seria a Mellon de aluminio - trabalho rápido sem preocupações
Optando também só por uma, mas para evoluir, seria a Final Cut - um leque amplo de opções (rapidez ou tecnica, você escolhe)
Para evoluir técnicamente Knight e Beast - mas atenção! o menor erro e não há perdão
Mas uso a Final Cut no 6 (1,35) a Knight e a Beast apenas quando uso um preshave "caseiro" e generoso - faço o meu preshave com 1 parte de preshave proraso, 1 parte de azeite de oliva, 1 parte de oleo de amendoas doces e 1 parte de oleo de coco.
No final pedra de alumen durante 2 minutos, agua fria, oleo de coco 1 minuto e Floid.
Sabendo o que sei hoje eu não teria comprado GFS nem Rockwell 6
Cumprimentos