Barbeadores de pente aberto

9 Respostas, 244 Views

Caros colegas, continuando um tema que acabamos explorando em algumas mensagens consecutivas no tópico de Oportunidades, quis iniciar um novo tópico para falarmos de barbeaores de pente aberto.

As mensagens mais recentes foram consequência de alguns comentarios feitos sobre o barbeador Merkur 15C, a que chamei atenção do fórum nesses últimos dias de Abril e início de Maio por estar com um preço interessante para compra na Amazon. Essas mensagens podem ser lidas aqui > https://www.barbeartradicional.com.br/th...21347.html, com comentários muito bacanas do amigo Maximus.

Como o fórum tem um grande histórico e como a curiosidade sobre barbeadores de pente aberto é considerável, naturalmente há outras discussões sobre o tema. Vale a pena a leitura dos tópicos anteriores > https://www.barbeartradicional.com.br/thread-481.html e > https://www.barbeartradicional.com.br/thread-798.html e tantos outros que possam ser encontrados.

Pois falando do Merkur 15C, minha experiência inicial com ele foi mesmo de grande surpresa, esperava algo como média agressividade e alta eficiência desde o primeiro uso, e não a característica de extrema suavidade que notei. Alguns barbeadores, na minha expreiência os menos agressivos, mudam bastante de comportamento conforme a lâmina que se usa, este deve ser o caso com o Merkur 15C.

Esse é um barbeador que estava em minha 'lista' na Amazon há muito tempo. Ele chegou a um preço que vi como razoável e tomei a decisão. Uma das motivações para a compra foi ser um Merkur, fabricante tradicional de Solingen, na Alemanha. Dentre todas as opções dessa marca, a opção pelo 15C foi realmente pelo pente aberto e pelo cabo menor (em comparação com o 25C). Um fator de que me esqueci pois fazia muito tempo que tinha deixado ele como opção de compra é a largura do suporte de lâminas, que chega a cobrir as abas laterais delas. Essa é uma caracterírstica que tenho avaliado em possíveis opções de compra: prefiro que as abas fiquem aparentes.

Por fim, vale comentar que é um barbeador muito leve, essa característica é menos significativa para mim mas para outros pode ser também decisiva. O cabo é também curto (78 mm, pouco miaor do que o de um Tech Ball End). Minha preferência é por cabos mais estreitos e curtos então nesses pontoa agradou bastante.

Enfim, aprendi de forma prática que pente aberto realmente não é sinônimo de agressividade. São muitos os fatores na geometria de um barbeador que dão como resultado as características de cada um. E a variável da lâmina, como comentei no outro post, faz bastante diferença. Nos barbeadors mais suaves é possível que alguma diferença de dimensões da lâmina leve a exposição de negativa para neutra ou de neutra para positiva. Ainda vou testar tirar a medida de algumas lâminas para tentar identificar as diferenças.

Em uma próxima mensagem pretendo falar do R41, até lá quero retomar o uso desse barbeador por pelo menos umas 2 vezes para falar com a lembrança de uso recente.
3 curtida(s) para esse Post:
  • joseazgomes, Maximus Brow, thony

Mensagem neste Tópico
Barbeadores de pente aberto - por Joao Americo - 06-05-2026

usuários a ver este tópico: Joao Americo, 2 Visitante(s)