(06-05-2026)joseazgomes Escreveu: Bom dia a todos.
Barbeadores de pente aberto eu usei, por ordem cronológica:
- O The Goodfellas' smile safety razor italico open comb (0,70 de gap) - foi dos meus primeiros barbeadores e sempre me irritou a pele - exceto com laminas Derby Verde; Open Comb, salvo raras exceções, requer técnica cuidada e aí você já sabe para o que vai: "errou, pagou..." Entrega BBS sempre, mas quase sempre a custo de agressões na pele.
- O Yaqi Mellon (aluminio e Inox) - especialmente a versão em aluminio é uma das raras exceções que falei atrás, perdoa quase tudo (exceto com lamina feather), quase impossível se cortar ou agredir a face... Fazendo as 3 passagens WTG XTG e ATG, entrega BBS fácil e rápido.
- O Yaqi Final Cut (aluminio) - revela a versatilidade de um ajustável mesmo em open comb; Com a agressividade máxima (ajuste 6) entrega quase BBS em uma passagem WTG - depois em outra passagem ATG no ajuste 2 fica excelente.
Não aconselharia, de jeito algum, open comb para iniciantes; Quando a técnica começa ficando refinada aí sim começar usando OC, que vai ajudar a melhorar a técnica, pois cada erro é pago em sangue.
Mas compensa o desafio de usar um barbeador OC, com a devida técnica (angulo, pressão e mapeamento do pelo), e obter um BBS com menos passagens - logo com menos agressão para a face.
E, principalmente, nunca esqueça da preparação antes de cada passagem, para que o uso de OC resulte em algo agradável e prazeiroso.
Do depois também - Pedra de alumen é essencial assim como hidratação.
Cumprimentos
José, achei excelente seus comentários compartilhando sua experiência com 3 barbeadores diferentes. Nunca busquei mais informações sobre os modelos da Yaqi, com poucas exceções tenho optado sempre por fabricantes mais tradicionais. Sei que eles têm uma boa diversidade de modelos e, principalmente no caso de Brasil com a dificuldade de encontrar opções importadas a preços razoáveis, são uma boa alternativa para experimentar tipos diferentes.
Como você comentou, o Yaqi Mellon é bastante suave então poderia até ser considerado como um aparelho a se testar independentemente do nível de experiência. Posso dizer com segurança que o Merkur 15C pode ser adquirido sem medo, sem considerar o nível de experiência como uma barreira.
Uma vantagem interessante dos barbeadores de pente aberto sobre os de pente fechado é a possibilidade de se barbear mais tranquilamente independentemente do crescimento da barba (dentro do razoável, algo como 4-5 dias para a maior parte das pessoas). A limpeza/enxágue durante o barbear é muito facilitado com esse estilo de barbeador.