(06-05-2026)joseazgomes Escreveu: Olá a todos!
Uma questão interessante, que eu não sei se ocorre a vocês, é que fazemos a barba todos os dias, num ritual mecanizado, usando os mesmos equipamentos e produtos tentado sempre obter o melhor ( cada vez melhor) resultado.
Eu não consigo fazer isso desse jeito! Ou troco de razor, alterando o grau de dificuldade, ou troco de lamina - pela questão de vivenciar algo diferente... Ou troco alguma outras coisa!
Tem um enorme lote de fatores que podemos trocar com esse objetivo:
- antes ou depois do banho
- lavar inicialmente com agua quente ou com agua fria
- o preshave
- o pincel
- o sabão / creme / espuma / gel
- a razor: DOC, SB, Slant, adjustavel ou fixa
- a lamina: imensas possibilidades
- a forma: uma, duas, três passagens - wtg xtg atg - e suas variações tendo em conta o mapeamento da direção do pelo
- as diversas possibilidades de ritual de after shave
Assim, vendo bem as coisas, com a imensa possibilidades de variação, podemos ter um barbear diferente todo dia, sem ficarmos "amarrados" a algo constante e previsivel.
E essa variação pode ser usada para melhorar a tecnica, o resultado final a experiencias em si, e até o prazer que podemos retirar de nossa forma de começar o dia.
E você? Como encara seu barbear diário? Com prazer? Com sacrificio? De outra forma? Qual?
Muito boa reflexão.
Assim como os fatores que você listou, como meu caso é de não necessariamente ter que me barbear todos os dias, considero também o dia, em si, como um fator de variação e que traz algumas questões interessantes. O rotineiro: é um dia útil (seg-sex) ou final de semana/feriado? Dia de trabalho presencial ou de trabalho remoto? Algum outro evento no dia (ou no dia seguinte) pode influenciar minha decisão de me barbear neste dia, ou no dia seguinte, e como?
Em termos práticos tenho tentado adotar a frequência de um dia e meio. Manhã de um dia, noite do dia seguinte. Noite de um dia, dia seguinte sem me barbear, voltando na manhã seguinte. Com isso fico em cerca de 4 vezes na semana.
Nunca é um sacrifício mas os fatores 'do dia' podem determinar se será mais calmo, sem pressa ou mais transacional, buscando resolver o 'problema' no menor tempo possível.
WTG sempre, dependendo do resultado que busco e podee ser a única passada, se a eficiência do barbeador permite. XTG quando quero um resultado um pouco mais próximo e duradouro ou quando o barbeador não entrega um bom barbear apenas com WTG. ATG raramente e em áreas determinadas, para barbeadores que realmente necessitam dessa passada.
Quanto ao que uso, tenho também mantido a mesma combinação de barbeador e lâmina por 3 vezes, algumas vezes 4. Após isso, descarte e troca. Interrompo esse ciclo como exceção, quando estou testando algo novo e quero fazer uma comparação mais próxima, desde que o tempo permita, ou quando deixo de me barbear pois mais do que 3 dias e isso justifica o uso de algo mais adequado ao corte de pelos com mais crescimento como, por exemplo, o navalhete.
Sabões e pincéis são os itens que escolho com menos atenção. Tenho 2 pincéis principais e uso o que estiver mais à mão, os outros quase não chego a usar. Sabões e cremes tenho de algumas boas opções e vario de acordo com a possibilidade, mas também acabo repetindo o uso de alguns pro 'já estarem lá'.
Não sigo uma rotina clara nem faço anotações, vario bastante mas não tudo e não o tempo todo. Acho até que uso o mesmo barbeador poucas vezes e com isso não chego ao nível de habilidade necessário com cada um, em cada vez na rotação. Pouco tempo atrás pensei em manter a mesma combinação de barbeador e lâmina por cada embalagem de lâminas (normalmente 5 unidades). Isso me manteria na mesma combinação por algo como 1 mês inteiro. Rapidamente desisti dessa ideia