Bozano: quase 80 anos de barbas bem feitas e um cheiro maledetto.

1 Respostas, 96 Views

Bozano: quase 80 anos de barbas bem feitas e um cheiro maledetto.

Se existe uma marca que praticamente todo brasileiro que já se barbeou conhece, essa marca é a Bozano.

A Bozano surgiu em 1946, numa época em que fazer a barba era quase um ritual obrigatório para boa parte dos homens. Muito antes da chegada dos sabões artesanais importados, dos pós-barba com nomes em latim e dos cremes que prometem experiências sensoriais dignas de um spa europeu, a Bozano já ocupava seu espaço nas farmácias e supermercados do Brasil.

Durante as décadas de 1950, 1960 e 1970, a marca se consolidou como uma das grandes referências nacionais quando o assunto era barbear. Havia uma boa chance de o seu pai, avô ou tio ter uma bisnaga de Bozano guardada no armário do banheiro.

Por trás da marca estava Mario Mussio Bozzano, um imigrante italiano que chegou ao Brasil em 1924 e construiu seu negócio ao lado da esposa, Maria Francisca.

Não faço ideia de como era sua personalidade.

Mas gosto de imaginá-lo como um daqueles italianos da velha guarda.

Bigode impecável.

Pouca paciência para conversa fiada.

Muito trabalho.

Muito café.

E provavelmente alguns palavrões em italiano.

E uma profunda irritação sempre que alguém sugerisse complicar aquilo que já funcionava.

Enquanto os departamentos modernos de marketing discutem experiências sensoriais, jornadas olfativas e conexões emocionais com o produto, consigo imaginar o senhor Bozzano olhando para tudo isso e fazendo uma única pergunta:

"Mas faz a barba direito ou não faz?"

E existe algo muito brasileiro nessa marca.

A Bozano nunca tentou ser sofisticada.

Nunca prometeu transportar o usuário para uma barbearia londrina de 1895.

Nunca afirmou que seus ingredientes foram selecionados por monges italianos que vivem em mosteiros escondidos nas montanhas da Toscana.

Sua proposta sempre foi extremamente simples:

"Talvez eu não seja o produto mais elegante da prateleira, mas amanhã cedo sua barba estará feita."

E, para ser justo, ela cumpre exatamente essa promessa.

Hoje encontramos no mercado uma infinidade de produtos que transformaram o barbear em uma experiência quase filosófica. Há sabões que custam mais do que um bom jantar, fragrâncias inspiradas em bibliotecas centenárias, tabaco cubano, couro russo e até florestas escocesas após a chuva.

Enquanto isso, a Bozano continua firme na sua missão original:

Fazer espuma.

Amolecer a barba.

Ajudar a lâmina a deslizar.

E cobrar um preço razoável por isso.

Minha experiência pessoal com os cremes de barbear da Bozano sempre foi muito positiva, dentro daquilo que o produto se propõe a fazer.

A espuma é boa.

A proteção é honesta.

E a lâmina trabalha sem drama.

O desempenho geral está longe de ser ruim.

Na verdade, a palavra que melhor define a Bozano é honestidade.

Ela entrega exatamente aquilo que promete e não tenta ser algo que não é.

Confesso que sempre mantenho uma bisnaga em casa. Não porque seja o melhor creme de barbear que já usei. Não é.

Também não porque possua a fragrância mais agradável já criada pela humanidade.

Definitivamente não é.

Mas porque funciona.

Quando quero fazer a barba sem complicação, sem ritual e sem precisar escolher entre vinte sabões diferentes, sei exatamente o que vou encontrar.

Agora...

Temos que falar sobre o elefante na sala.

O aroma.

Porque alguém, em algum momento da história da humanidade, recebeu a missão de criar a fragrância do creme de barbear Bozano.

E falhou miseravelmente.

Esse cidadão aparentemente confundiu um laboratório de fragrâncias com a seção de produtos para os pés.

Toda vez que abro uma bisnaga de Bozano, minha mente não viaja para uma elegante barbearia dos anos 1940.

Ela não me leva para Londres.

Não me leva para Paris.

Não me leva para nenhuma floresta do sul da França coberta pela neblina.

Ela me transporta diretamente para o corredor de higiene pessoal de uma farmácia, onde uma infinidade de produtos prometia combater o mau cheiro dos pés com eficiência quase militar.

A fragrância não é exatamente desagradável.

Mas também não é aquilo que alguém descreveria como refinada.

Na verdade, a Bozano conseguiu uma façanha rara:

Produzir um creme de barbear cujo desempenho supera com folga sua assinatura olfativa.

Enquanto alguns fabricantes tentam reproduzir notas de sândalo, cedro, couro, âmbar e tabaco, a Bozano parece ter seguido uma filosofia mais objetiva:

O importante é que a barba saia.

O resto é detalhe.

E, de alguma forma, isso acaba se tornando parte do seu charme.

Porque a Bozano não tenta impressionar ninguém.

Ela não quer ser um produto de luxo.

Não quer ser objeto de culto.

Não quer ser a estrela de fotografias cuidadosamente montadas para redes sociais.

Ela quer apenas cumprir sua função.

E faz isso há quase oito décadas.

Em uma época em que muitos produtos parecem ter sido criados primeiro para serem fotografados e só depois para serem utilizados, existe algo admirável em uma marca que continua apostando na simplicidade.

A sensação que tenho é que a Bozano pertence a uma época diferente.

Uma época em que os produtos eram julgados principalmente pelo que faziam, e não pela história fantástica impressa na embalagem.

Ninguém comprava um creme de barbear porque ele continha água coletada de uma fonte alpina escondida entre montanhas suíças ou óleos raros obtidos segundo tradições secretas transmitidas por gerações.

As pessoas compravam porque precisavam fazer a barba na manhã seguinte.

E é exatamente esse espírito que a Bozano preserva até hoje.

Se a Bozano fosse um barbeador clássico, ela não seria um Aristocrat dourado.

Não seria um ajustável raro de coleção.

Não seria um exemplar inglês impecavelmente preservado.

Seria um velho Gillette Tech brasileiro.

Simples.

Resistente.

Sem glamour.

Sem frescura.

E surpreendentemente competente.

Continuarei usando meus cremes e sabões importados, meus aromas sofisticados e todas aquelas pequenas frescuras que fazem parte deste hobby.

Mas sempre haverá espaço para uma bisnaga de Bozano no armário.

Porque, apesar de todas as brincadeiras sobre sua fragrância peculiar, ela continua fazendo exatamente aquilo que prometia fazer quando chegou às farmácias brasileiras em 1946.

E talvez seja exatamente por isso que, depois de quase oito décadas, a Bozano continua firme e forte: aqui em casa, aí no seu armário e em incontáveis banheiros espalhados pelo Brasil.

Abs,

Igor.
4 curtida(s) para esse Post:
  • Fábio8495Alcantara, Jairo, Thomas, thony

Mensagem neste Tópico
Bozano: quase 80 anos de barbas bem feitas e um cheiro maledetto. - por Maximus Brow - 8 horas atrás

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)