(4 horas atrás)Maximus Brow Escreveu: Bowl de barbear: usar ou não usar? Eis a questão!
Pessoal,
Uma dúvida que sempre aparece entre quem curte o barbear clássico é sobre onde preparar a espuma.
Existem vários tipos de bowl: os tradicionais de cerâmica, os de inox, os de madeira e até modelos mais simples de plástico. Alguns possuem o fundo com ranhuras para ajudar a desenvolver a espuma, enquanto outros seguem aquele formato mais clássico de tigela ou caneca.
Eu já experimentei os dois métodos. Tenho aqui em casa um bowl de plástico com duas alças, parecido com aquelas canecas de estilo militar. Ele cumpre bem o papel: dá para trabalhar o sabão ou creme, controlar a quantidade de água e chegar em uma espuma bem consistente.
Mas, depois de algumas tentativas, percebi que, para o meu jeito de barbear, ele acabou se tornando uma etapa a mais no processo. Não que o resultado seja ruim, muito pelo contrário, mas eu acabei gostando mais da praticidade de levar o pincel diretamente ao rosto e construir a espuma ali mesmo.
Para mim, o momento em que o pincel passa pelo rosto, trabalhando a espuma e preparando a barba antes da lâmina, acabou fazendo mais parte da experiência do que preparar a espuma separadamente no bowl.
Claro que isso é muito pessoal. Tem gente que gosta justamente daquele ritual de alguns minutos trabalhando a espuma no bowl, ajustando a quantidade de água aos poucos e buscando aquela textura perfeita.
Inclusive, em alguns canais gringos de wet shaving, dá para perceber essa diferença: alguns wet shavers fazem espuma exclusivamente no bowl, enquanto outros praticamente nunca usam e são fiéis ao face lather.
E vocês, como preferem?
Fazem a espuma no bowl ou são do time do face lather?
Se usam bowl, qual modelo vocês têm e o que fez vocês escolherem esse método?
abs,
Igor.
Igor, eu sou do time do bowl.
Para mim, preparar a espuma separadamente acabou fazendo parte do ritual do barbear tradicional. Gosto de ir adicionando água aos poucos e trabalhando a espuma até chegar na consistência que considero ideal.
Entendo perfeitamente seu ponto sobre ser uma etapa a mais, porque realmente é. Mas talvez seja justamente isso que me agrada no barbear clássico: não ter tanta pressa e aproveitar cada etapa do processo.
Já fiz espuma diretamente no rosto e reconheço a praticidade, além do trabalho do pincel na preparação da barba. Mesmo assim, acabo voltando para o bowl.
No meu caso, uso um bowl simples e ele já atende muito bem. Mas confesso que tenho curiosidade sobre esses modelos com ranhuras internas. Não sei até que ponto fazem diferença de verdade ou se é mais uma daquelas coisas que nós, do barbear tradicional, inventamos como desculpa para comprar mais um acessório. ?
Abraço!
Bowl de barbear: usar ou não usar? Eis a questão!
2 Respostas, 35 Views| Mensagem neste Tópico |
|
Bowl de barbear: usar ou não usar? Eis a questão! - por Maximus Brow - 4 horas atrás
RE: Bowl de barbear: usar ou não usar? Eis a questão! - por thony - 3 horas atrás
RE: Bowl de barbear: usar ou não usar? Eis a questão! - por Fábio8495Alcantara - 41 minutos atrás
|
usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)