Socorro! Socorro! Meu barbeador é de Zamak. E agora?

9 Respostas, 157 Views

(6 horas atrás)Maximus Brow Escreveu: Concordo com a fragilidade do zamak, mas o que mais me incomoda, caros foristas, é o preço que muitas vezes é cobrado por barbeadores fabricados nesse material.

Tenho, por exemplo, um Mühle R41 todo em zamak. Na época, paguei pouco mais de R$ 300 por ele. É melhor do que muitas cópias chinesas? Sim. O acabamento é superior? Sim. O controle de qualidade é melhor? Sem dúvida.

Mas ainda é zamak.

E aqui, na minha opinião, existe um gap enorme entre os barbeadores de zamak e aqueles fabricados em materiais mais resistentes.

Hoje, acredito que um R41 em zamak esteja próximo dos R$ 450. Já a versão em aço inoxidável beira os R$ 1.000. Ou seja, você paga muito mais para dar um salto significativo no material.

Quando tentamos encontrar algo mais razoável em preço, aparecem os barbeadores chineses em aço inoxidável. E aqui existe uma situação curiosa: alguns deles já apresentam qualidade de construção e controle de qualidade comparáveis aos de marcas consagradas. Porém, quando descemos para os modelos chineses de entrada, a história costuma ser bem diferente.

Já vi barbeadores de aço inoxidável no AliExpress por R$ 90... aí você desce até os comentários. Só notas negativas e comentários dos usuários dizendo que o produto é mal polido, tem rebarbas etc.

Por isso, para quem está começando no hobby, considero a Yaqi uma das opções de melhor custo-benefício.

Comprei um Yaqi The Final Cut por cerca de R$ 130. Segundo o anúncio, o cabo seria de latão e a cabeça de zamak, embora, olhando e sentindo a peça, eu tenha minhas dúvidas se não existe mais zamak nessa história.

Tem outros modelos mais comuns custando R$ 70, como o Yaqi Orion, por exemplo.

Como tenho mais de 20 barbeadores, todos entram na rotação e nenhum deles é utilizado de maneira excessiva. Mas fico pensando: se eu tivesse apenas esse TFC e o utilizasse duas ou três vezes por semana, qual seria sua durabilidade real? Como ele estaria daqui a 1/2 anos?

E aí vem um exemplo que acho interessante.

Outro dia deixei cair a cabeça do meu Gillette New Brasil, um open comb. Nem arranhou.

E estamos falando de uma peça fabricada por volta de 1936. Toda em latão claro.

Talvez esse seja o ponto que mais me incomoda no zamak: não necessariamente o fato de ser um material ruim, mas o quanto ele limita a expectativa de durabilidade quando comparado a materiais mais resistentes — especialmente quando o preço cobrado pelo barbeador começa a se aproximar de produtos fabricados em aço inoxidável.

No fim, acho que o problema não é simplesmente “zamak versus aço”. É quanto estamos pagando por cada material e, principalmente, o que podemos esperar desse barbeador daqui a 10, 20 ou 30 anos.

Creio que o zamak utilizado hoje não é o mesmo de 20/30 anos atrás...

Meu irmão, que é um ávido entusiasta de carros antigos, já teve Dodge Charger RT, Opala SS, Maverick...

E todos eles, sem falta, tinham os emblemas em zamak.

E duraram décadas, tomando sol, chuva, lavagem com produtos abrasivos...

Talvez o problema esteja justamente aí: será que o zamak utilizado atualmente é realmente comparável ao material utilizado décadas atrás?

Abs,

Igor.
Maia aí é que eu me perco ainda mais, nadando no oceano pacífico perdidinho, o pior é que mora uma pulga atrás da minha orelha agora. Se e o material que tem em abundância e que geralmente é usado para fazer chave de boca combinada, cachimbo ou soquele de parafusadeira, entre outros, é tão barato.Por que é astronômico o valor num pedacinho de nada ? Não me refiro aqui  a qualidade da peça finalizada, mas sim o valor cobrado só por ser em aço inox.Pois
 bem, com base nisso, volto a questionar:
Quem alguma vez viu um aparelho feito em puro titânio ?
Eu comprei um óculos em titânio a mais de 15 anos, foi só a armação, isso me custou mais de R$1000.
Uma bomba de chimarrão feita a mão em aço inox custa em média 100 pila,
Se a pessoa que ser sofisticar pode adquirir uma feita em prata 925 com detalhes em ouro 24k. Mas nem assim vai ser tão caro quando um aparelho de barbear.
Estamos mesmo pagando o valor do produto ou apenas pagando a marca?
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 4 horas atrás por Kleber_KAS.)
1 curtida(s) para esse Post:
  • Maximus Brow

Mensagem neste Tópico
RE: Socorro! Socorro! Meu barbeador é de Zamak. E agora? - por Kleber_KAS - 4 horas atrás

usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)