Qual barbeador você escolheria pra vida toda se pudesse ter apenas 1?

8 Respostas, 269 Views

Caro GMMCM,

Que prazer ler suas palavras, meu caro amigo. E devo confessar que me diverti bastante com a maneira como você descreveu essa verdadeira “maldosa e torturante pergunta”. Creio que acabei criando um pequeno tormento coletivo entre os confrades, pois escolher apenas um barbeador, quando temos tantos queridos, é quase uma crueldade.

Sua escolha pelo Merkur Progress é perfeitamente compreensível, sobretudo pelo aspecto pragmático de se possuir um ajustável tão versátil. E confesso que também tenho grande apreço pelo Mühle R41, que, apesar de toda a fama de sua agressividade, é um barbeador que me proporciona excelentes resultados.

Aliás, quanto mais leio as respostas dos confrades, mais percebo que eu mesmo estaria em sérias dificuldades caso precisasse ampliar minha própria escolha para dois, três ou quatro barbeadores.

Gosto muito do meu Gillette ABC, do Mühle R41, do Parker 87R e do Parker 55 SL. Tenho também um Aristocrat dos anos 40, pelo qual nutro especial estima, e um Gillette Tech dos anos 40, cuja simplicidade e elegância continuam me encantando.

E aí está justamente o problema: cada um deles possui uma personalidade própria e, por alguma razão, sempre encontramos uma justificativa perfeitamente razoável para mantê-los por perto.

Quanto aos vintage, permita-me dizer: tome coragem e se aventure nesse mundo. Há algo de especial em segurar nas mãos um barbeador que atravessou décadas e que, muito provavelmente, já proporcionou centenas de bons barbeares a outros confrades antes de chegar até nós.

E desconfio que, depois do primeiro vintage, aquela sua lista de dois, três, quatro, cinco e seis barbeadores rapidamente ganhará alguns novos capítulos.

Grande abraço, caro GMMCM, e muito obrigado pela participação. Foi uma excelente contribuição ao tópico.
1 curtida(s) para esse Post:
  • thony

Mensagem neste Tópico
RE: Qual barbeador você escolheria pra vida toda se pudesse ter apenas 1? - por Maximus Brow - 19-08-2026

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)