(21-08-2026)Kleber_KAS Escreveu: Qual o real motivo para vocês usarem só por 3 vezes uma lâmina? Eu não consigo entende , eu estou usado uma lâmina chinês e consegui 12 usos sei que é porque minha barba é rala, mas pelo menos 5 ou 6 vezes numa barba comum dá maioria dos usuários.
Inicio aqui com duas observações: a fundamental de que toda experiência e individual (you mileage may vary, como lemos nos fóruns em inglês), mas também a de que a intenção aqui é somente a de trocar experiências, não de argumentar a favor ou contra os hábitos de um ou de outro. Mas vou também sugerir um teste prático ao final dessa mensagem, caso você tenha paciência para tentar
Para mim a lâmina pouco usada faz diferença na suavidade do corte, sem a sensação de pelos sendo puxados ainda que minimamente, e a possibilidade de aplicar quase nenhuma pressão. Isso para mim só dá certo nessa média de 3 usos, no 4o eu começo a sentir diferença. Já usei lâminas até perder a conta, com o navalhete, bem no início. Também já limitei o uso em 5 ou 6 vezes como 'regra'. Pouco menso de 1 ano atrás defini que 3 seria o limite e tenho ficado muito satisfeito com esse hábito. Naturalmente, tipos de pelo e de pele vão influenciar muito o que faz sentido para um ou para outro.
Você deve sentir hoje em dia a diferença entre o último uso de uma lâmina e o primeiro uso da lâmina seguinte. De alguma forma você chegou ao limite de 10. Explorando essa percepção, vamos ao teste prático.
Não é nada revolucionário, pelo contrário, é bastante óbvio. Mas é uma sugestão que pode te fazer notar mais o contraste: experimente trocar suas lâminas, por um tempo, depois de 3 usos. Você pode guardar essas lâminas para usar depois. Você também pode deixar uma lâmina com 8 usos separada para retornar a ela depois de fazer as trocas mais frequentes. Quando você voltar à sua rotina de trocas depois de mais usos, de preferência já de cara com a lâmina mais usada, poderá notar a diferença pois estaria acostumado com as lâminas mais novas. Se você sentir muito pouca diferença, não achar que as trocas frequentes são adequadas para você, terá descoberto que o uso mais prolongado é o que funciona mesmo e tudo bem. No pior dos casos, terá 4-5 lâminas 'meia-vida' guardadas para usar mais pra frente.