Toalha quente no pré-barba: o Santo Sudário do barbear?

12 Respostas, 665 Views

Prezado Ronaldo,

Não conheço sua rotina nem suas preferências com produtos de barbear, mas gostaria de compartilhar algo que funciona muito bem para mim e que acredito que possa ser testado por você.

Mas, antes, preciso saber algumas coisas:

1. Qual é o seu setup atual? Barbeador, lâmina, creme, sabão ou gel de barbear?

2. Sua barba é densa? Cheia? Um verdadeiro matagal digno de beira de rodovia estadual?

3. Você faz a barba toda ou apenas algumas partes?

Mesmo sem ter essas respostas, vou descrever algo que utilizo e que me ajuda bastante, principalmente nos dias mais frios.

1. Tome seu banho normalmente.

O mesmo sabonete que você usa para se banhar pode ser usado para lavar o rosto. Esfregue bem a barba para limpar a pele e ajudar a amaciar os pelos.

2. Lave os cabelos com shampoo.

E sim, o mesmo shampoo que você usa no cabelo pode ir para a barba. Massageie bem e, na hora de enxaguar os cabelos, faça o mesmo com a barba.

Caso o senhor seja calvo, careca ou simplesmente um casca-grossa que acha que shampoo é coisa de maricas, roube um pouco do shampoo da patroa.

3. Repita o processo utilizando condicionador.

Passe o condicionador no cabelo e na barba, massageie igualmente e deixe agir por uns dois minutos. Depois, enxágue tudo.

4. Termine o banho e vá se barbear normalmente, utilizando os produtos que você já usa: sabão, creme, gel, sabão de lavar roupa, soda cáustica... enfim, cada um conhece o próprio couro.

Acredito que o senhor terá uma grata surpresa.

E já consigo ouvir alguns dizendo:

"Mas, Maximus, shampoo e condicionador na barba?"

Sim, meus caros. Se shampoo e condicionador deixam seus cabelos macios, cheirosos e fáceis de pentear, o que você acha que eles vão fazer com aqueles pelos da barba?

Eu faço isso principalmente no frio e, para mim, ajuda bastante na preparação da barba.

Mas existe uma ressalva, caro amigo.

Se os passos 1, 2 e 3 forem seguidos à risca, mas o senhor estiver utilizando uma lâmina tão suave, mas tão suave, mas tão suave, que não corta nem linha de pensamento, creio que nem Diabo Verde vai conseguir amolecer os pelos o suficiente para fazer essa lâmina trabalhar.

Não sei como os demais colegas fazem, mas eu normalmente utilizo uma lâmina apenas três vezes. A exceção é a Feather, com a qual consigo tranquilamente sete usos. Isso porque, com ela, faço apenas duas passagens.

Faça o teste dos passos acima e depois volte aqui para nos contar o resultado.

Abraços.
2 curtida(s) para esse Post:
  • fsmishima, thony

Mensagem neste Tópico
RE: Toalha quente no pré-barba: o Santo Sudário do barbear? - por Maximus Brow - 28-09-2026

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)